O menino do pijama listrado

Nesta segunda-feira nossos alunos da turma G finalizaram um projeto de leitura iniciado com a professora Susane Lancman e o professor Lucas Ramos, que escolheu o livro “O menino do pijama listrado” de John Boyne. Durante os últimos quatro meses eles leram em sala a cada semana um capítulo do livro.  Nesta semana finalizaram assistindo ao filme. Este projeto foi um belo complemento da visita emocionante que os educadores da Casa da Amizade tinham feito à exposição “A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner” em abril. 
Por coincidência a professora Susane é descendente de poloneses; ela é a segunda geração de brasileiros em sua família e contou um pouco da história de seus bisavós, que conseguiram fugir para o Brasil. Eles pegaram o ultimo navio em destino ao Brasil antes dos judeus poloneses serem levados aos campos de concentração. Na aula de hoje tivemos a honra de receber a visita da mãe de Susane, tambem professora, que viveu com intensidade boa parte desta dramática história judaica.

Sinopse do livro
A narrativa do drama acompanha Bruno, filho de um oficial nazista que mora perto do campo de concentração de Auschwitz, e Shmuel, um menino judeu preso naquele campo. Os meninos se tornam amigos por entre as grades do campo de extermínio, se aproximam e criam um laço de amizade. (G.R.S.C) 

Previous slide
Next slide