maos_criancas

Em 1995 o fundador Helvio Mation conheceu crianças muito vulneráveis que vinham de longe fazer uma refeição em um centro de acolhida. Sensibilizado, foi conhecer sua moradia na região do Grotão de Paraisópolis, com expressivas carências de infraestrutura e saneamento básico. Resolveu construir ali, em regime de mutirão, um centro comunitário que durante 18 anos foi a sede da Casa da Amizade, inicialmente com feiras gratuitas semanais de legumes e verduras, aulas de capoeira e um atendimento médico semanal com terapias alternativas.

No início a distribuição de alimentos era suprida por um supermercado da região e atendia aproximadamente 70 famílias. Encerrada a parceria com o supermercado em 2001, todo alimento distribuído até 2014 era proveniente do CEAGESP, sendo que a Casa da Amizade atendia semanalmente cerca de 120 famílias, fornecendo cerca de 8 kg de verduras e frutas a cada uma. Depois de promover uma reflexão sobre os esforços e impactos da feira semanal, os gestores da Casa da Amizade optaram por descontinuá-la, passando a redirecionar para a Educação todos os recursos e energia disponíveis a partir de 2015.

Outros voluntários foram se agregando. Constatada a grande afluência de crianças que acompanhavam suas mães nas manhãs de sábado, começamos a disponibilizar um lanche preparado por mulheres da comunidade.

Considerando a escassez de espaços de lazer na comunidade e a exiguidade de espaço dentro das moradias, ambos elementos típicos das regiões de favela na metrópole paulistana, criou-se em 1997 um pequeno parque infantil em frente à Casa. A meta deste projeto era propiciar local para as crianças brincarem e também conter minimamente a “asfixia” provocada pelo adensamento da população. Através de pacto com alguns moradores mais sensibilizados com a questão ecológica, conseguiu-se com grande esforço que 3 árvores se desenvolvessem no parque publico, proporcionando uma sombrinha agradável, inédita na vizinhança.

Durante 2 anos foram oferecidas diariamente aulas de capoeira para crianças e adolescentes nos finais de tarde.

Por 3 anos funcionou no local um atendimento médico com algumas técnicas de medicina alternativa, sendo atendidas mensalmente cerca de 50 pessoas. O serviço foi descontinuado no momento em que voltou a funcionar em plena carga o atendimento do posto de saúde local, que, por motivo de reformas, operava até então com capacidade limitada.

Em 1998, um grupo de estudantes da FEA-USP desenvolveu uma proposta para criação do Projeto Trajetória, que tinha como objetivo oferecer curso profissionalizante e reforço escolar à mesma comunidade atendida pela Casa da Amizade, bem como oferecer ao universitário a oportunidade de conhecer a realidade de sua cidade e “fazer a diferença”. Iniciou-se aí uma parceria. Com essa proposta, os universitários participaram do concurso FENEAD: a equipe vencedora receberia uma verba mensal durante um ano para manter o projeto. Eles não foram contemplados mas, mesmo assim, imbuídos pela responsabilidade social, começaram o Projeto, iniciado em dezembro de 1998 com um curso de silk-screen em camisetas. O projeto foi mantido por 2 anos com ênfase no reforço escolar e na produção de camisetas para eventos universitários. Os universitários montaram a estrutura organizacional e jurídica de uma ONG (sociedade civil de interesse privado), que foi então herdada pela Casa da Amizade em seu processo de consolidação.

Com a percepção de que algumas atividades comunitárias eram prejudicadas pela exiguidade do espaço na sua modesta “sede”, em 2003 a Casa da Amizade adquiriu uma outra casinha em frente à pracinha no Grotão. Concluímos em março de 2004 a instalação de uma sala de aula de 25 m2com banheiro adaptado para deficientes – a chamada Sala Amazônia, onde passou a funcionar o Apoio Escolar para crianças de 6 a 14 anos em contraturno, uma classe noturna de alfabetização de adultos, dinâmicas de grupo com gestantes e aos sábados uma oficina de artes para as crianças

Em 2005 foi adquirido um imóvel de 50 m2 adjacente à sala Sol, reformado em 2006 como sala de aula (Sala Céu) e integrado à sede original com rampa para cadeirantes. Esta ampliação de espaço viabilizou, em 2007, a criação de 3 turmas simultâneas de reforço escolar. Nas oficinas infantis passou-se então a atender cerca de 100 crianças a cada sábado, organizadas em 3 salas simultâneamente: 4 a 5 anos, 6 a 8 anos e 9 a 12 anos. Nos anos 2006 a 2008 foi oferecida aos voluntários uma capacitação de 6 horas como monitores de oficinas infantis. De 2011 a 2019 os educadores da Casa da Amizade passaram a participar anualmente de uma capacitação de 2 dias com coordenadora pedagógica experiente no inicio do ano letivo para avaliar o trabalho desenvolvido e fundamentar o planejamento das aulas e da Mostra Cultural; em julho era realizado mais um dia de formação para reavaliar/replanejar.

Ao final de 2005, no âmbito do Programa de Urbanização de Paraisópolis, a Prefeitura Municipal de São Paulo avaliou como área de alto risco geotécnico parte do setor 064, próximo à Casa da Amizade. Medidas de remoção de cerca de 100 famílias da área de encosta foram aplicadas pela PMSP; os planos de urbanização subsequente, programados para o segundo pacote de obras, sofreram atrasos relacionados à tramitação da concorrência para o primeiro pacote.

Como resultado de uma reflexão sobre a carência de áreas de lazer em Paraisópolis e seus impactos sobre a qualidade de vida e as alternativas de ocupação do tempo dos jovens da comunidade, em 2006 e 2007 a Casa da Amizade manteve diversos contatos e propôs à PMSP um projeto de ocupação da área para finalidades esportivas. Os espaços esportivos (m2/habitante) disponíveis no Grotão eram e continuam sendo bastante abaixo de níveis urbanísticos minimamente aceitáveis. As crianças nesta área moram em casas bastante pequenas e frequentemente ficam sozinhas no contra-turno escolar pois, em geral, fazem parte de famílias chefiadas por mulheres chefes de família, que trabalham fora para suprir necessidades básicas.

Neste contexto, a Casa da Amizade se engajou em 2007 em um esforço especial para construir a Quadra da Amizade. Ela é composta de uma quadra multipropósito, uma pequena quadra de basquete, uma área verde e uma arquibancada, buscando simultaneamente promover a contenção do risco geotécnico de uma área de encosta próxima à Casa da Amizade. Veja esta foto e outra da condição local antes da obra em janeiro/2006 (após a demolição pela Prefeitura Municipal de São Paulo de cerca de 100 moradias em risco no setor 064) e foto da obra em andamento em janeiro/2008. O diagrama 3D mostra o conceito do projeto arquitetônico, incluindo o fechamento lateral e superior da quadra com alambrado, para viabilizar o lazer sem perturbar a vizinhança.

O sonho foi concretizado (foto) com recursos financeiros de parceiros importantes, a saber United Nations Womens Guild of Vienna, Instituto Afranio Affonso Ferreira e Bahema S.A. A Quadra da Amizade opera desde 2008 com um Programa de Esportes que se iniciou em um único período e no ano seguinte passou a funcionar de manhã e de tarde priorizando crianças e jovens da região do Grotão (foto). Infelizmente em meados de 2013 estas instalações foram demolidas pela PMSP em função das obras do Plano de Urbanização de Paraisópolis: a maioria das edificações do setor 064, incluindo a Casa e Quadra da Amizade, foram postas abaixo para abertura de frente de obras para construção do Parque da Sanfona. (inserir fotos 22, 23 e 27). Lamentavelmente vieram ao chão até as 3 árvores do parquinho, únicos vestígios de verde em um raio de cerca de 500 m (inserir foto 32). Como mecanismo de compensação pela perda de suas instalações, a Superintendência de Habitação da Prefeitura Municipal de São Paulo firmou um Compromisso de Atendimento para Fins Institucionais, que concede à Casa da Amizade autorização para uso de um terreno na vizinhança, para edificação de uma sede própria. Está em andamento a regularização fundiária deste terreno. Para evitar descontinuidade de suas atividades, a Casa da Amizade foi transferida para instalações provisórias e desde 1/ago/2013 está funcionando em uma casa azul e branca de madeira nas proximidades. As aulas de esportes da Casa da Amizade estão acontecendo na quadra da EMEI Roberto Burle Marx, graças ao importante apoio de sua diretora. Porem, com o inicio da operação da Avenida Perimetral a Casa da Amizade conseguiu, com apoio da empresa CH2MHill e da organização Engenheiros Sem Fronteiras, montar em 2014 uma quadra de esportes dentro de suas instalações provisórias, evitando assim que seus alunos fizessem um trajeto relativamente longo e arriscado na travessia da movimentada avenida para acesso à EMEI Burle Marx.

Buscando valorizar seu entorno e a questão do meio ambiente, virou tradição desde 2005 comemorar com centenas de crianças e pais o aniversário da Casa da Amizade com um passeio ao Parque Burle Marx. Democratiza-se assim um espaço público de alta qualidade e muito acessível aos moradores do Grotão – apenas 15 minutos de caminhada são suficientes!

Procurando expandir os horizontes das crianças da comunidade para além dos limites de Paraisópolis, desde 2006 a Casa da Amizade vem promovendo uma série de passeios culturais a destinos variados: pontos de interesse do bairro (ex: estádio do Morumbi), museus (ex: Estação Ciência, Museu Paulista, Butantã), teatro, parques, etc. Os passeios com maior popularidade entre as crianças e jovens são a ida à praia em fevereiro e um passeio a um sitio em dezembro para comemorar o final das atividades do ano.

Durante 13 anos, a Casa da Amizade promoveu distribuição de cestas de Natal às famílias da comunidade, começando com 200 em 2005 e chegando a 1.000 no período 2006-2008. A partir de 2009, a Casa da Amizade optou por restringir esta ação às cerca de 100 familias cujos filhos frequentam os programas educacionais da entidade.

A estrutura organizacional e jurídica da ONG herdada da fase do Projeto Trajetória foi consolidada em 2005 através de novo estatuto adequado para atender os requisitos do novo Código Civil – a ONG passou a ser então oficialmente denominada Associação Amigos da Casa da Amizade. A partir de 2007, passamos a contar com o apoio da Resolutu Soluções em Serviços, que competentemente vem cuidando da contabilidade da Associação.

Além de eventos semestrais de confraternização dos voluntários, desde 2006 a Casa da Amizade realiza, no início de cada ano, uma reunião de planejamento anual. Para este momento, os voluntários são convidados a refletir junto com a Diretoria da entidade, fazendo um balanço das atividades realizadas no ano anterior, uma sessão de lições aprendidas e uma consolidação dos planos por área de atividade (educação, esportes, gestantes, participação comunitária, etc).

Em abril de 2010 a Casa da Amizade passou a receber apoio financeiro da Federico Foundation para financiar parte de seu projeto educacional. Em 2015 este apoio encerrou-se pois a Federico Foundation descontinuou sua atuação no Brasil.

Em meados de 2010, sensível aos desafios que uma comunidade socialmente vulnerável apresenta a jovens, a entidade implantou um Programa de Jovens voltado a adolescentes de 5a a 7a séries, com programa diário no contra-turno escolar. A implantação do programa foi precedida de uma série de visitas a programas equivalentes em outras instituições tais como o reforço escolar da Bovespa, a Educação Cidadã do Programa Einstein na Comunidade, a Monte Azul e a Escola Lumiar. Em 2013, consciente de que os vínculos com adolescentes requerem estratégias e linguagens especificas, a Casa da Amizade passou a promover atividades aos sábados dedicadas exclusivamente a esta faixa etária, formando o grupo “Junto&Misturado”. Em 2015 este grupo reuniu-se semanalmente aos sábados e intercalou passeios culturais e trabalhos de desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais.