Os 2 eventos recentes de violência em Sta Catarina e S. Paulo foram lamentáveis e encheram de tristeza toda a sociedade brasileira.
O clima gerado na esteira disso em algumas redes sociais provocou insegurança em toda a comunidade escolar.
Confiantes de que uma atitude de acolhimento é essencial, particularmente em momentos de tensão e medo, a Casa da Amizade funcionou normalmente neste dia com atividades especialmente planejadas para aumentar o vínculo de crianças e seus pais com a organização.
As mães foram convidadas a participar de atividade na turma A dos pequenos (1o/2o ano Ensino Fundamental), em que as crianças confeccionaram a boneca Abayomi (termo de origem yorubá que significa “aquela que traz felicidade”). Trata-se de uma tradição africana com o objetivo de estreitar laços entre mães e seus filhos no trajeto dos navios negreiros.
A roupinha da boneca foi confecionada com tecido bem colorido, reciclado da embalagem dos ovos de Páscoa que as crianças ganharam da Associação +Esperança. Obviamente o chocolate já tinha sido devidamente devorado pelas crianças!
Na turma dos maiores desenvolvemos uma dobradura que resultou em um marcador de página customizado pelas crianças com mensagens de amor e paz.
Reforçamos nosso acolhimento transmitindo a mensagem de que a Casa da Amizade é um lugar de paz, vínculos e aprendizagens. (K.C./M.A.F.M)