Transformando Matemática em Boamática?

Há muito se fala na importância das situações problema nas aulas de matemática: interpretar e resolver com autonomia as situações problemas propostas é essencial para as crianças ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem. Torná-los autores de suas ideias e concepções é uma competência extremamente útil para a reflexão e tomada de decisão na vida adulta, tornando-os mais conscientes da realidade e do mundo que os cerca. A aula de hoje foi embasada no painel de soluções, uma prática que já estudamos anteriormente e sabemos o quanto beneficia o aprendizado; proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer diferentes caminhos possíveis para resolver um problema, dar sentido às resoluções individuais, sentir-se motivado a apresentar a sua linha de raciocínio, respeitar as produções dos colegas, desenvolver argumentação consistente para justificar um procedimento usado e a linguagem matemática, sentir-se autoconfiante para expressar e colocar-se diante de suas ideias. É enfrentar estigmas para transformar a Matemática em Boamática. Propusemos a atividade para 2 turmas de estudantes de 10-14 anos e conseguimos surprendentemente a participação de todos, o engajamento dos estudantes; até aqueles com dificuldade na leitura puderam participar à sua maneira e trazer alguma parcela de contribuição. Valeu, galera!     (K.O.C.G.)