Casa da Amizade – uma das 100 Melhores ONGs de 2021!!!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo_Melhores-Ongs-2021-1024x1024.png

O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2021 e Associação Amigos da Casa da Amizade é uma delas!  Na lista, que já está disponível no site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Neste desafiante periodo de pandemia, nossa reação foi de enfrentar com muita ousadia a dramatica avaliação sobre os impactos na desigualdade de oportunidades de educação para os estudantes de comunidades vulneráveis. A reação não podia ser outra: trabalhar mais! É um orgulho para a Casa da Amizade pensar que com uma equipe guerreira conseguimos praticamente dobrar o numero de crianças atendidas presencialmente em nosso contraturno e triplicar a duração do período que elas passam semanalmente conosco, com aumento simultaneo da qualidade do atendimento. Foi MUITO trabalho! Mas ainda mais orgulhosos estamos por ter conseguido fazer isto mantendo boas praticas de gestão e transparencia. Conquistar uma posição entre as 100 melhores ONGs do Brasil (em nossa primeira candidatura!), sendo avaliados por uma banca de especialistas em gestão de ONGs, dá um novo animo e expectativa de reconhecimento entre os investidores sociais.

Este ano, apesar da continuidade das dificuldades impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações. “Para a gente, 2021 é um ano muito especial, não só porque tivemos o maior número de ONGs inscritas, mas também por uma sequência de anos com melhorias significativas no nível das inscrições. São organizações cada vez mais profissionais”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes do Prêmio desde a primeira edição. “Ficamos ainda mais alegres se lembramos que este é um ano complicado, que vem depois de outro que já tinha sido difícil. Isso mostra a importância das organizações da sociedade civil, mas também que elas têm tido um reconhecimento dos doadores, das comunidades, das pessoas físicas, das empresas, que a maior parte do Brasil valoriza a atuação dessas organizações”.

A cada edição o Prêmio se torna cada vez mais conhecido no setor. “São duas alegrias: a consolidação do Prêmio e o lançamento dos melhores por estado”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. Com esse crescimento, a expectativa para as próximas edições é poder ter metodologias cada vez mais apuradas e novas categorias específicas. “Um dia sonhamos que era possível promover o reconhecimento de pessoas e instituições dedicadas a fazer o bem. Hoje já estamos completando cinco anos e cada vez mais animados para os próximos”, completa Cássia Christe, diretora executiva do Instituto O Mundo Que Queremos.

Os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que está marcada para o dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo youtube do Canal Futura. A novidade deste ano é o reconhecimento da melhor de cada estado — além das 100 melhores, já são reconhecidas a melhor de cada causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.

Vocês estão todos convidados! (M.A.F.M.)

#melhoresongs2021