Retomada do atendimento presencial na Casa da Amizade

Completando 6 meses de atendimento remoto (via tutoria telefonica no Projeto SE LOGA, Paraisópolis), em setembro passamos a atender plantões presenciais 2 vezes por semana para apoiar familias que estavam tendo dificuldade de instalação da plataforma Google Sala de Aula em seus celulares ou tablets. Em 26/set/20 lançamos uma consulta a nossa comunidade escolar através de questionário on line endereçado aos pais dos alunos. 98% dos respondentes indicaram desejo de que seus filhos voltassem a frequentar presencialmente a Casa da Amizade; na mesma consulta somente 68% dos responsáveis declararam que enviariam seus filhos de volta às escolas quando liberado pelas autoridades sanitárias da Prefeitura e do Estado de SP. Esta evidencia de confiança nos encorajou a completar um detalhado planejamento dos protocolos sanitários de atendimento para poder receber os alunos com segurança.

Com um misto de emoção e ansiedade em 7/out/20 reabrimos o atendimento presencial. subdividindo as turmas para frequencia escalonada 2as/4as ou 3as/5as, aulas de 90 min, de forma a viabilizar o distanciamento social e respeitar os protocolos sanitários. Investimos quase 3 semanas em atividades de acolhimento, incluindo registros orais e escritos das experiencias da pandemia, atividades artisticas como pintura de ceramica, atividades ludicas como caça ao tesouro e até mesmo uma comemoração atrasada dos 25 anos da Casa da Amizade.

Ficamos positivamente surpreendidos pela rápida adaptação das crianças aos protocolos de distanciamento, medição de temperatura na entrada, uso de máscara todo o tempo (exceto lanche) e frequente lavagem das mãos. Bonitinhas as canecas personalizadas que todos ganharam e agora são responsaveis por lavar depois de cada uso!

Ao final de outubro as atividades presenciais passaram a se concentrar na execução das tarefas atribuidas pelas escolas na plataforma Google Sala de Aula, respeitando os ritmos individuais dos alunos mas incentivando-os a recuperar as defasagens pedagógicas. Cerca de 32 alunos estão frequentando presencialmente. Os educadores Ana Paula, Lucas e Rafael tem se esmerado!

Para a turma dos pequenos está sendo oferecida uma contação de historias via zoom – a contadora Ana Maria no momento está narrando uma deliciosa história de autoria da consagrada escritora Maria Clara Machado: “Pluft, o fantasminha”- um fantasma que tinha medo de gente!

Felizmente retomamos a parceria com a Mobile – nas tardes de 3a e 5a nossas crianças de 3o e 4o ano tem uma atividade online com as profs Adriana e Maira da Mobile, junto com seu grupo de alunos monitores. Muito legal.

Em paralelo segue a tutoria te;efonica (2-3 vezes/semana durante cerca de 1 hora) para o ensino emergencial remoto, oferecida para quase 100 alunos da comunidade por cerca de 40 voluntários.

Tanto agito que as vezes a gente até esquece que está em plena pandemia! (MAFM)

previous arrow
next arrow
Slider

Chegamos a dobrar o apoio escolar remoto ao incorporar tambem irmãos e vizinhos de nossos alunos, alem de estudantes indicados por escolas parceiras que não estavam conseguindo avançar nas tarefas escolares. Retomar atividades presenciais em 7/out/20, em paralelo à tutoria, foi uma grande alegria!