Premiação Elefante Letrado

Incentivar a leitura já é maravilhoso; imagine comemorar as conquistas desse incentivo então? E foi exatamente isso que as turmas da Casa da Amizade fizeram essa semana. Comemoramos e premiamos os leitores e as turmas mais engajadas. Para finalizar o projeto Elefante Letrado 2022 – plataforma interativa de leitura que as crianças utilizaram ao longo do ano – decidimos premiar as crianças que bateram as metas semanais estabelecidas e as turmas que, em conjunto, tiveram mais tempo efetivo de leitura. Tínhamos os dados, os nomes e os prêmios (chocolates!); o que não tínhamos era a noção da proporção da felicidade que as crianças ficariam em ver que seu trabalho e comprometimento tinham sido realmente percebidos pelos professores. Foi emocionante ver o sorriso estampado e a alegria em ser chamado para receber o prêmio que era simbólico, porém com um grandioso valor … O valor da conquista! Tenho plena certeza de que em 2023 todos se esforçarão ainda mais para atingir os seus objetivos e certificados de pequenos leitores. Certificados esses que para as famílias tiveram grande valia; várias mães relataram ter se emocionado ao ver que seus filhos tiveram avanços e que estão progredindo em suas aprendizagens. Esse é o objetivo dos profissionais da Casa da Amizade: alcançar cada vez mais os estudantes e suas famílias e incentivar mais o hábito leitor! E mais ainda: Não só o hábito leitor como principalmente o gosto pela leitura…. Parabéns, equipe, Parabéns, crianças … seguiremos lendo! (K.O.C.G.)

Sextou diferente…

Hoje tivemos um sextou diferente.
A convite do Sarau de Paraisópolis e em parceria com o Ballet de Paraisópolis, o grupo UniDança (idealizado por Rafael Rodrigues da Casa da Amizade), pôde apresentar um número de dança memorável para fechar o Sarau com chave de ouro. Modéstia à parte, o publico pediu bis! Foi uma energia e tanto, ainda mais por saber que muitos ali curtem nosso trabalho. (R.R.)

Associação +Esperança é parceira

Já se passaram 2 anos desde que a Casa da Amizade retomou operações presenciais. Com apoio de 96% das familias consultadas, foi uma atitude corajosa e cercada de todos os cuidados sanitários possiveis. Cientes da defasagem de aprendizagem das crianças do território, agravada pelo longo fechamento das escolas, antes mesmo do retorno presencial começamos a desenvolver com as crianças um intenso projeto de tutoria remota que recebeu o nome de “SE LOGA, PARAISÓPOLIS”.

Este projeto inovador era baseado no contato telefonico que tutores voluntários faziam 2-3 vezes/semana para apoiar as crianças na realização das tarefas propostas pelas escolas na plataforma Google Sala de Aula. Foi com esta estrategia não-convencional que a Casa da Amizade ficou finalista na categoria Educandos do edital Geração de Progresso promovido pela Associação +Esperança, dos funcionários do Citibank no Brasil. Foi uma grande surpresa e orgulho conquistar o 1o lugar por votação dos proprios funcionários no final de 2020.

Começamos 2021 a todo vapor e aos poucos fomos percebendo que o parceiro, alem de apoiar financeiramente o projeto, queria participar de forma mais direta. Funcionários do Citi receberam formação e atuaram como voluntários remotos com bastante empenho. Um deles – Rodrigo Magri – deu um depoimento bastante inspirador em termos de resiliencia, continuando ainda hoje com os contatos regulares com a criança tutorada, embora o Google Sala de Aula tenha sido basicamente suspenso nas escolas publicas. Campanhas internas foram realizadas no Citi para presentear as crianças e com certeza foram recebidos com alegria pela meninada…

Em out/22 fomos convidados a fazer uma apresentação o progresso do projeto no auditório Citicorp na Av. Paulista, centro financeiro de São Paulo – bem distante dos containers metálicos nos quais a Casa da Amizade está instalada em Paraisópolis. Apesar de um certo nervosismo de Monica (diretora) e Karla (coordenadora pedagógica) relataram sobre o intensivo trabalho de Apoio Escolar desenvolvido com 130 crianças de 6 a 14 anos da comunidade no contraturno, que no ultimo ano teve aumento expressivo: passou de 76 para 130 crianças atendidas. Foi uma excelente oportunidade para relatar os resultados e agradecer o apoio da Associação +Esperança. Continuamos juntos na luta diária por uma educação de qualidade para todas as nossas crianças de Paraisópolis. (M.A.F.M.)

2022-10-21 foto 5
2022-10-21 foto 2
2022-10-21 foto 5a Parceria 2022
2022-10-21 foto 5c MAPA Alicerce
2022-10-21 foto 6
previous arrow
next arrow

Dia da Criança 2022

Será que teremos diversão? Poxa, o dia amanheceu chuvoso… Não sei não, será que vai rolar? Qual será o plano B? Planejar um evento nem sempre é fácil, demanda tempo, o dia então nem se fala! Então quando pensamos que tudo iria por água abaixo – literalmente – não contando com o tempo chuvoso, torcendo para que sol surgisse. Bem, mas você já teve uma criança pequena por perto? E uma criança pequena por perto em férias no meio do ano? Acredito que de alguma maneira alguém já presenciou uma cena parecida, seja na praia, na piscina… em que podia estar o frio que fosse, a criança roxa, e não saia do lugar! Na Casa da Amizade nesse sábado não foi diferente: as crianças pequenas e também as maiores – que não querem mais ser chamadas de criança – tiveram um dia incrível. Tivemos muita diversão, cama, elástica, piscina de bolinha, pebolim, air game, música, o lanchinho preferido da criançada (pipoca, cachorro-quente, bolo e refrigerante), tudo preparado com muito carinho. Mas a pergunta que não quer calar: onde tinha fila e o frio de ficar todo roxo? Ah!!! “Foi a sensação: o futebol de sabão!“, escutei de alguns alunos: “É o melhor da festa, professora” (Jeniffer). “Eu não perderia por nada” (Miguel). “Professora, sei que vou ficar de castigo e até posso apanhar por estar todo molhado, mas valeu! (Marcelo). Olhar esses sorrisos de felicidade é muito gratificante. Mas uma vez deixo aqui um abraço e muito obrigada por fazer parte dessa equipe. (Prof Fernanda Horwarh)

convite para turmas manhã
20221016 cama elástica incansável
20221015-futebol de sabão campeão na preferencia dos alunos
20221015_estreando a mochila nova 1
20221015_estreando a mochila nova 2
20221016 competição de airgame
20221015- piscina de bolinhas
20221015 pebolim
convite Dia da Criança turmas tarde
previous arrow
next arrow

Aniversário de 27 anos da Casa da Amizade

Não se trata mais de uma menininha: a Casa da Amizade é uma instituição que já amadureceu mas preserva o vigor da juventude e a eterna vontade de fazer um Brasil melhor e mais justo, Por isso fazemos questão de celebrar sempre o aniversário em agosto com um dia de festa. É pelo orgulho de ser brasileira que começamos sempre com o Hino Nacional, para relembrar os vinculos que todos temos com nossa terrinha, não só nas paradas ou nos estádios de futebol… Vinculos que incluem direitos e deveres ligados à cidadania e ao bem da coletividade. (M.A.F.M.)

Férias em Movimento

Pensando no direito ao esporte e lazer, planejamos para o período de férias de Julho, durante o período de recesso da escola regular e do programa de Apoio Escolar da Casa da Amizade, duas semanas de esportes recreativos e brincadeiras. Para nossa faixa etária de 7 a 14 anos montamos uma grade ampla com atividades variadas para contemplar a todos. Nosso objetivo foi proporcionar momentos de ludicidade, lazer e bem-estar, por meio de atividades esportivas e recreativas, como jogos, brincadeiras e atividades culturais, estimulando os aspectos cognitivos, sócio-afetivo e motor.

1o dia: foi pensado no resgate de brincadeiras antigas e regionais, como por exemplo: pião, bolinha de gude, amarelinha africana entre outras brincadeiras, sempre trazendo a origem e explicando para os estudantes sobre suas raízes, assim transmitindo e trocando conhecimento.

2o dia: ainda com a proposta de resgate de brincadeiras expandindo conhecimento cultural, trouxemos brincadeiras não tão antigas, porém que alguns de nossos alunos nunca haviam brincado, como amarelinha e “cidade acorda“. Eles amaram a farra, eufóricos particularmente pela chance de mediar a brincadeira “cidade acorda“.

3o dia: tivemos a proposta do jogo “missão quase impossível” para motivar a realização dos desafios coletivos e individuais com a construção de estratégias.

4o dia: foi dedicado ao tradicional pega-pega e suas variações, como por exemplo: pega-pega gelo, americano, corrente, nunca três e etc. Tivemos tambem uma oficina de pintura na telha. 

5o dia: em um passeio para apropriação de territorio, fomos a pé até o Beco Visceral, localizado na própria comunidade de Paraisópolis. Trata-se de galeria de fotograifa que conta com diversos retratos/ fotos dos becos e vielas ao nosso entorno e seus moradores. As crianças ficaram encantadas com as fotos; o fato das crianças conhecerem a maioria dos lugares fotografados deixou tudo mais especial. Tivemos a vivência de conhecer e tocar nas câmeras, desde as mais antigas até as câmeras atuais – nossos estudantes amaram a experiência.

6o dia: começamos nossa segunda semana com uma atividade recreativa – boliche humano – uma brincadeira que as crianças adoram.

7o dia: foi da tão tradicional queimada, porém com variantes como queimada líder, queimada abelha-rainha, queimada frisbee (uma adaptação criada por uma de nossas educadoras). Além de divertido, podemos trabalhar coordenação motora, estratégia e trabalho em equipe.

8o dia: dedicado a um torneio de futsal. As crianças já chegaram super animadas e deixamos elas trabalharem o livre-arbítrio – elas próprias escolheram os times e decidiram as regras do torneio.

9o dia: desta vez foi um torneio de vôlei para contemplarmos as preferencias diversificadas do grupo. Na mesma filosofia do torneio de futsal, nossos estudante criaram seus times e decidiram as regras do torneio.

10o dia: para fecharmos com chave de ouro a programação doFerias em Movimento, tivemos mais um passeio no território. Com intenção de nos apropriamos das áreas de lazer de nossa comunidade, fomos visitar a piscina do CEU Paraisópolis, onde as crianças aproveitaram bastante o dia de sol na piscina, com direito a piquenique com bolo, suco e fruta para repor as energias. Agradecemos a parceria do Walter, novo coordeandor de Esportes do CEU.,

Assim foram nossos dias de férias, proporcionando trocas de experiências e colocando os alunos em diferentes situações para exercitar a cooperação e responsabilidade, explorar seus limites e estimular o potencial criativo de nossos alunos.

Queremos replay em 2023! (L.R.S./A.M.S.)

Manhã de aprendizado na Casa da Amizade  

“Fui hoje conhecer pessoalmente a Casa da Amizade e as pessoas que fazem a proposta da instituição funcionar. Eu já conhecia a “Casa” através dos relatos de  colegas, que já participam de atividades voluntárias lá.   Fui recebida cordialmente pela equipe e começamos a proposta do dia: uma manhã de formação, troca de experiências e aprendizagens sobre Intervenções possíveis e bem sucedidas no processo de alfabetização, considerando diferentes estágios em um mesmo grupo.  Entre cafés e bolinhos, conheci uma equipe incrível e engajada: educadoras e educadores com uma história de vida ligada à Casa e ao seu compromisso com a qualidade do que oferecem.  O senso de responsabilidade  de cada educador, com sua própria formação, ficou claro durante o encontro, a partir das perguntas e dos relatos das atividades de alfabetização desenvolvidas com os alunos. Retomamos o significado social e cognitivo da Alfabetização, as fases do processo e as possibilidades de intervenção em cada uma delas. Compartilhamos muitas ideias e sugestões de atividades!  Mas o melhor de tudo é que o assunto não se encerrou e muitas perguntas ainda esperam por novas discussões. Assim é a rotina de um verdadeiro educador, repleta de perguntas e aprendizagens. Espero voltar e ter novos momentos de troca com essa equipe, pois sai enriquecida e feliz com  minha primeira experiência  na Casa da Amizade.”  (Helena Sellani  – Coordenadora Pedagógica da Escola Móbile,  Pedagoga e Mestre em Educação)

Muito gingado e energia!

A Casa da Amizade recebeu com muita alegria neste sábado cerca de 20 membros da Comunidade de Estudos e Pesquisa da Capoeira, um grupo com representantes em diversos estados brasileiros, liderado pelo mestre Peixe-Cru e representado pelo professor Antonio Carlos, mestre de capoeira e professor de Educação Física. 

A Capoeira é uma luta-arte reconhecida mundialmente, que desde 2008 se tornou um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente essa manifestação cultural afro-brasileira é praticada em mais de 160 países do mundo, por pessoas de todas as faixas etárias.

O Prof Antonio Carlos atua na EMEF Perimetral e é batizado na  capoeira como “perna” – a ele deixamos nossos sinceros agradecimentos pelo comprometimento e pela troca de experiências com as  crianças da Casa da Amizade, muito engajadas e felizes em poder compartilhar a dança, a luta e a expressão brasileira celebrados através da capoeira.Foi realmente um evento especial, incluindo a participação das famílias, encantadas com a organização e a energia do grupo. É com essa energia que esperamos os próximos encontros. Até lá! (K.O.C.G.)

Na área o Bloco da Sabedoria!

A segunda-feira de Carnaval foi um dia de aprendizagens para a equipe da Casa da Amizade.

Começamos o dia nos encontrando por zoom com nossos parceiros da Escola Móbile, para planejar as atividades da Ação Comunitária dos estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio da Mobile junto aos alunos atendidos pela Casa da Amizade no reforço escolar. Para as trocas deste ano estão previstas visitas entre as instituições, muita interação e aprendizagens mútuas.

 Nosso Encontro Formativo Mensal foi realizado em seguida. A pauta do dia envolveu a retomada das atividades da Força-Tarefa em Alfabetização implantadas neste mês e também uma primeira rodada de planejamento da Mostra Cultural de Paraisópolis, que acontecerá em Setembro.

A Casa da Amizade se destaca por participar deste importante evento há 13 anos, trazendo sempre propostas lúdicas e criativas que celebram o aprendizado em comunidade.

Iniciamos nosso encontro com um significativo presente oferecido pela Casa da Amizade, representada pela coordenadora Karla, aos educadores da equipe: todos ganharam carimbos de professores para usarem em suas comunicações com as famílias e também para dar visto nas atividades desenvolvidas pelos alunos cotidianamente. Dar visibilidade ao lugar de professores contribui para que os profissionais da Casa da Amizade se sintam cada vez mais apropriados de seu ofício, realizado com comprometimento e dedicação.

Finalizamos a manhã com o brainstorming sobre a Mostra Cultural de Paraisópolis, que terá “Águas” como tema deste ano. Muitas ideias e propostas foram levantadas nesta primeira discussão; novas aprendizagens serão desenvolvidas no decorrer dos próximos meses, culminando com as apresentações em 17/set/22.      (D.P.)

formação Daniela 28fev22 1
formação Daniela 28fev22 2
formação Daniela 28fev22 3
formação Daniela 28fev22 4
formação Daniela 28fev22 5
formação Daniela 28fev22 6
formação Daniela 28fev22 7
formação Daniela 28fev22 8
previous arrow
next arrow