Manhã de aprendizado na Casa da Amizade  

“Fui hoje conhecer pessoalmente a Casa da Amizade e as pessoas que fazem a proposta da instituição funcionar. Eu já conhecia a “Casa” através dos relatos de  colegas, que já participam de atividades voluntárias lá.   Fui recebida cordialmente pela equipe e começamos a proposta do dia: uma manhã de formação, troca de experiências e aprendizagens sobre Intervenções possíveis e bem sucedidas no processo de alfabetização, considerando diferentes estágios em um mesmo grupo.  Entre cafés e bolinhos, conheci uma equipe incrível e engajada: educadoras e educadores com uma história de vida ligada à Casa e ao seu compromisso com a qualidade do que oferecem.  O senso de responsabilidade  de cada educador, com sua própria formação, ficou claro durante o encontro, a partir das perguntas e dos relatos das atividades de alfabetização desenvolvidas com os alunos. Retomamos o significado social e cognitivo da Alfabetização, as fases do processo e as possibilidades de intervenção em cada uma delas. Compartilhamos muitas ideias e sugestões de atividades!  Mas o melhor de tudo é que o assunto não se encerrou e muitas perguntas ainda esperam por novas discussões. Assim é a rotina de um verdadeiro educador, repleta de perguntas e aprendizagens. Espero voltar e ter novos momentos de troca com essa equipe, pois sai enriquecida e feliz com  minha primeira experiência  na Casa da Amizade.”  (Helena Sellani  – Coordenadora Pedagógica da Escola Móbile,  Pedagoga e Mestre em Educação)

Muito gingado e energia!

A Casa da Amizade recebeu com muita alegria neste sábado cerca de 20 membros da Comunidade de Estudos e Pesquisa da Capoeira, um grupo com representantes em diversos estados brasileiros, liderado pelo mestre Peixe-Cru e representado pelo professor Antonio Carlos, mestre de capoeira e professor de Educação Física. 

A Capoeira é uma luta-arte reconhecida mundialmente, que desde 2008 se tornou um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente essa manifestação cultural afro-brasileira é praticada em mais de 160 países do mundo, por pessoas de todas as faixas etárias.

O Prof Antonio Carlos atua na EMEF Perimetral e é batizado na  capoeira como “perna” – a ele deixamos nossos sinceros agradecimentos pelo comprometimento e pela troca de experiências com as  crianças da Casa da Amizade, muito engajadas e felizes em poder compartilhar a dança, a luta e a expressão brasileira celebrados através da capoeira.Foi realmente um evento especial, incluindo a participação das famílias, encantadas com a organização e a energia do grupo. É com essa energia que esperamos os próximos encontros. Até lá! (K.O.C.G.)

Na área o Bloco da Sabedoria!

A segunda-feira de Carnaval foi um dia de aprendizagens para a equipe da Casa da Amizade.

Começamos o dia nos encontrando por zoom com nossos parceiros da Escola Móbile, para planejar as atividades da Ação Comunitária dos estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio da Mobile junto aos alunos atendidos pela Casa da Amizade no reforço escolar. Para as trocas deste ano estão previstas visitas entre as instituições, muita interação e aprendizagens mútuas.

 Nosso Encontro Formativo Mensal foi realizado em seguida. A pauta do dia envolveu a retomada das atividades da Força-Tarefa em Alfabetização implantadas neste mês e também uma primeira rodada de planejamento da Mostra Cultural de Paraisópolis, que acontecerá em Setembro.

A Casa da Amizade se destaca por participar deste importante evento há 13 anos, trazendo sempre propostas lúdicas e criativas que celebram o aprendizado em comunidade.

Iniciamos nosso encontro com um significativo presente oferecido pela Casa da Amizade, representada pela coordenadora Karla, aos educadores da equipe: todos ganharam carimbos de professores para usarem em suas comunicações com as famílias e também para dar visto nas atividades desenvolvidas pelos alunos cotidianamente. Dar visibilidade ao lugar de professores contribui para que os profissionais da Casa da Amizade se sintam cada vez mais apropriados de seu ofício, realizado com comprometimento e dedicação.

Finalizamos a manhã com o brainstorming sobre a Mostra Cultural de Paraisópolis, que terá “Águas” como tema deste ano. Muitas ideias e propostas foram levantadas nesta primeira discussão; novas aprendizagens serão desenvolvidas no decorrer dos próximos meses, culminando com as apresentações em 17/set/22.      (D.P.)

formação Daniela 28fev22 1
formação Daniela 28fev22 2
formação Daniela 28fev22 3
formação Daniela 28fev22 4
formação Daniela 28fev22 5
formação Daniela 28fev22 6
formação Daniela 28fev22 7
formação Daniela 28fev22 8
previous arrow
next arrow

Dia da Criança

Redundância dizer que o Dia das Crianças hoje na Casa da Amizade foi incrível! A logística da Centauro nos gerou alguns momentos de tensão mas fizemos um mutirão de identificação dos tênis (lindos!) e deu tudo certo. Somos muito gratos pela generosidade dos colaboradores Citi e ao próprio Citi pelo sistema de matching funds – sozinhos nunca poderíamos oferecer estes presentes para nossos estudantes! As crianças fizeram uns cartões em forma de sapato bem legais.

Treinamos de sopetão um momento curtinho de percussão corporal como forma de agradecimento aos doadores.   (M.A.F.M.)(https://youtu.be/UZd0I2O_NWA)

O QUE É PERCUSSÃO CORPORAL?

É a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical.

Estalar os dedos, sapatear, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em movimento.

Para comunicar aos funcionários do Citi nossos agradecimentos pelas muitas atenções recebidas, a equipe da Casa da Amizade escolheu a modalidade percussão corporal pois ela mostra o resultado da coletividade. Obrigado!!!

2021-10-06 AP tarde foto 1
2021-10-06 Fernanda foto 4
2021-10-08 AP manhã foto 1
2021-10-06 Fernanda foto 9
2021-10-07 AP foto 2
2021-10-06 Fernanda foto 11
2021-10-06 Lucas foto 2
2021-10-07 AP foto 4
2021-10-06 Lucas foto 1
2021-10-06 Lucas foto 3
previous arrow
next arrow

XVI Mostra Cultural de Paraisopólis

Chegou finalmente o dia muito esperado por alunos e educadores! Para a divulgação se envolveram até as atletas da seleção brasileira de rugby, Bianca e Leiga, que participaram das Olimpiadas de Toquio e se orgulham de ser tambem moradoras de Paraisópolis. https://www.youtube.com/watch?v=wFDTceHK5pM

Foi climax de um esforço coletivo desafiante de muitas escolas, ONGs e artistas, que se repete há 16 anos. Tudo em esquema virtual, como não poderia deixar de ser neste momento em que, apesar da amenização dos protocolos sanitários, a pandemia da COVID-19 ainda não foi erradicada…

No sábado 18/set/21 a partir das 10:00 todo mundo pode apreciar as Salas Tematicas em https://mostracultural1.wixsite.com/2021; a Casa da Amizade apresentou trabalhos em 5 Salas:

. Sala Jogando o Corpo no Mundo – Recreação & Brincadeiras: Amarelinha Africana https://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-circo

. Sala Narrar é Mudar o Mundo – Contação de Historia: “O sanduiche da Maricotahttps://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-artes-c%C3%AAnicas

. Sala Colorindo o Mundo – Releituras: “Releitura de Obras de Cândido Portinari”

https://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-desenho-pintura-graffite-e-d-1

. Sala Reconstruindo-nos no Novo Mundo – Arte na Pandemia: “Horta Medicinalhttps://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-apresenta%C3%A7%C3%B5es-de-dan%C3%A7a

. Sala Concurso de Logotipo: alem da exposição dos 58 desenhos de nossos alunos, distribuidos nas 3 faixas etárias (4@6 anos, 7@10 anos e 11@15 anos), vejam no Pódio que alunos da Casa da Amizade conquistaram 2 premiações:

  • Sofia Moreira Ramos = 3a colocada na categoria 4@6 anos
  • Maria Eduarda de Souza Neves Costa = 3a colocada na categoria 11@15 anos

Por problemas tecnicos, a live foi reprogramada do sábado 18/set/21 para 19:00 do domingo 19/set/21, sem tirar o brilho das 2 apresentações inscritas pelo Prof Rafael Rodrigues (prof de Danças Populares da Casa da Amizade):

https://youtu.be/D9yyLTuVrJ0 (por aqui você pode curtir na integra os quase 90 min de live!)

Se estiver com muita pressa e quiser se concentrar nos talentos da Casa da Amizade, veja as indicações dos momentos em que nossas artistas se exibiram:

. grupo de mães Unidança apresentando coreografia sobre Recairei, da banda brasileira Os Barões da Pisadinha (0:34),

. grupo de adolescentes Ginga Dance apresentando coreografia sobre musica da rapper Cardi B (1:09)

E atenção, galera:

#PARTIU2022

Domingão de grande emoção!

O domingo foi marcante: toda a vizinhança olhando curiosa para aquelas enormes estruturas e vários caminhões. Impressionados viram o poderoso guindaste levantar algo tão pesado e grande; nós que já sabíamos do que se tratava, já estavamos ansiosos e curiosos para saber como iria ficar nosso “Projeto Laranja”. Parabéns à Casa da Amizade e seus mantenedores por estarem ampliando um projeto necessário e muito bonito! (L.R.S.)

2021-05-30 at 9.28.02 AM
2021-05-30 chegada do 20 container
2021-05-30 at 9.37.01 AM
2021-05-30 at 9.43.34 AM
2021-05-30 at 10.22.33 AM
2021-05-30 janelas abrindo para quadra
2021-05-30 brinquedão com Laranja ao fundo
previous arrow
next arrow

O projeto engenhoso só poderia ter sido gerado por uma equipe técnica de tirar o chapéu: o talento da arq. Teresa Maria d’Avila, a competencia da calculista civil eng. Ana Luisa Borges, a criatividade do calculista de metálica eng Francisco Lima, o jogo de cintura do empreiteiro eng Roberto Barreto e a assessoria geral do eng Eduardo Mascarenhas. A Compass fez a adaptação dos containers em sua fábrica de Sorocaba rigorosamente dentro do prazo. Nosso Lucas Ramos Souza, professor de esportes afastado temporariamente da quadra por causa da pandemia, desempenhou o papel de gerente de obra como se fosse uma vocação nata. Aplausos e sinceros agradecimentos a esta equipe que concretizou o sonho mais recente da Casa da Amizade! (M.A.F.M.)

Kit arroz-feijão

Com orgulho e gratidão venho relatar uma ação solidária realizada pela Casa da Amizade, da qual eu pude participar. Neste dia especial, as crianças, famílias, colaboradores e mães que tanto abraçam o projeto receberam um kit de arroz e feijão para complementar a alimentação básica do seu lar, tendo em vista a alta dos preços por conta da pandemia, Foi nítido que o kit havia chegado em boa hora, pois logo que receberam, prontamente já agradeceram e foi aí que nós pudemos perceber o sucesso do pequeno gesto. Cada um levou tambem um saquinho de trufas de chocolate deliciosas feito por doceira local para adoçar um pouco a vida! (K.O.C.G.)

Experimentando hip hop

A convite de Rafael Rodrigues, nosso professor de danças populares, recebemos hoje Silas Oliveira , professor de hip hop, para ministrar aula desta modalidade para as crianças e adolescentes da Casa da Amizade. Silas Oliveira mora na comunidade e dá aulas particulares e em grupo para diversos públicos. Tanto Rafael Rodrigues quantos os alunos amaram a aula. Nossa gratidão ao Silas pela oportunidade! (R.R.)

Encerrramento atividades 2020

Nos 2 ultimos dias de aula comemoramos os aniversariantes do trimestre – afinal em época de pandemia as crianças tambem fazem aniversário! No clima de festinha distribuimos tambem os brinquedos generosamente doados pela Fundação Casas Bahia.

manhã pequenos 4
manhã 5
manhã 1
turma 6oEF 4
turma 6oEF 2
previous arrow
next arrow

Antes de sair para o recesso fizemos a tradicional distribuição de um presente de Natal para cada uma das 90 familias que frequentam a Casa da Amizade: 2 frangos e um panetone para comemoração das festas depois de um ano pandemico de muitos desafios… Nosso muito obrigado aos “4 mosqueteiros” que se encarregam de financiar esta empreitada todos os anos. (M.A.F.M.)

2020-12-14 Janaina
2020-12-14 frangos
2020-12-14 chocotone
previous arrow
next arrow