Encerrramento atividades 2020

Nos 2 ultimos dias de aula comemoramos os aniversariantes do trimestre – afinal em época de pandemia as crianças tambem fazem aniversário! No clima de festinha distribuimos tambem os brinquedos generosamente doados pela Fundação Casas Bahia.

previous arrow
next arrow
Slider

Antes de sair para o recesso fizemos a tradicional distribuição de um presente de Natal para cada uma das 90 familias que frequentam a Casa da Amizade: 2 frangos e um panetone para comemoração das festas depois de um ano pandemico de muitos desafios… Nosso muito obrigado aos “4 mosqueteiros” que se encarregam de financiar esta empreitada todos os anos. (M.A.F.M.)

previous arrow
next arrow
Slider

Participando de live da Escola Mobile

Fortalecendo a parceria com a Escola Mobile, desde a retomada das aulas presenciais na Casa da Amizade tem sido promovidas semanalmente aulas de projeto de leitura com os alunos de 3o/4o EF da CA, em sessões de zoom com uma equipe Mobile composta por educadores e alguns alunos monitores.

Mas nesta manhã de sabado o desafio foi diferente: recebemos com muito prazer o convite para participar de “live” promovida pela Mobile no encerramento das atividades letivas de seus 6os anos do EF. Representando a Casa da Amizade, a gestora Monica e a aluna Ana Kethellyn, de 13 anos, foram entrevistadas para relatar a experiência da Casa da Amizade no ensino emergencial remoto durante a pandemia. Ficamos um pouco nervosas com a novidade da ferramenta de “live” mas acabou sendo um batepapo bacana, mediado pela Prof Maira e prestigiado pela participação de uma diretora e de um vice-diretor do Ensino Fundamental da Mobile. E teve até um pequeno cachê, doado pela Mobile e revertido para alguns dias de lanche para as crianças que estão frequentando presencialmente a CA. (M.A.F.M.)

Lançamento do Projeto Impulso Alfa

Constatadas dificuldades expressivas de leitura e escrita entre nossos alunos de 3o e 4o anos do Ensino Fundamental, preparamos para um grupo de 7 meninos, com idades variando entre 8 e 10 anos, uma serie de 5 oficinas nas 6as f 14:00-15:30.

A oficina inicial, ministrada pela voluntária Prof Luciana C. (valeu, obrigada!) foi uma avaliação diagnóstica para nortear as 4 oficinas seguintes, facilitadas pela prof Karla, que tem vasta experiencia de alfabetização na rede publica municipal. Diferentes tecnicas pedagogicas estão sendo utilizadas (trabalho com nomes, rotulos, bingo de palavras, etc) para manter os alunos engajados. Esperamos ver bons resultados a medio prazo! (MAFM)

previous arrow
next arrow
Slider

XV Mostra Cultural de Paraisópolis

Quem poderia imaginar? Há exatos 365 dias o CEU Paraisopolis sediava o evento de quase 9 mil pessoas com a missão de Expor culturalmente a comunidade de Paraisópolis, ressaltando potencialidades, valorizando as práticas pedagógicas e culturais das escolas, organizações socioeducativas e artistas.

Pois a Curadoria, da qual a Casa da Amizade faz parte há 5 anos, não esmoreceu diante dos desafios da pandemia e com a animada adesão de uma Comissão Organizadora bastante ativa conseguiu promover:

  • um concurso de logotipo MC 2020 para crianças de 3 faixas etárias: 4@6a, 7@10a e 11-15a.
  • um concurso de redação MC 2020 voltado para estudantes de Ensino Medio das 3 escolas publicas estaduais da comunidade, nos moldes do ENEM. O tema dos textos motivadores, revelado apenas no momento da prova, previsivelmente foi: “Os caminhos do Ensino à distância no Brasil”
  • 2 encontros de gestores da Educação oferecido pela Iris Consultoria Educacional
  • um site de salas Temáticas que foram abertas virtualmente ao publico as 10:00 do dia 19/set/20 https://mostracultural1.wixsite.com/paraisopolis-2020
  • uma “live” de 90 min oferecida em 19/set/20 as 17:00 – até Chico Cesar se apresentou prestigindo Paraisopolis!! https://www.youtube.com/channel/UCtCjKhkAlGITZeo1NXNRezA

Para maiores detalhes e um balanço das realizações da MC veja https://multientidades.virtual.org.br/mostra-cultural/mc-2020/atas-de-reuniao/.

Mas não deixe de assistir a Live e visitar as Salas Tematicas mostrando o que de melhor está sendo produzindo em cultura e educação em Paraisópolis: artes visuais, cinema, contação de histórias, poesia, dança, música e muito mais!!

Nosso presente pelo Dia Nacional do Voluntário

Meio esquisito este hábito de agradecer aos voluntários na data do Dia do Voluntário, né? Mas o grande Betinho já dizia “Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se.” Herbert José de Souza (1935-1997) 

Este ano, em meio a todas as adversidades da pandemia, temos uma boa notícia para comemorar com vocês: no edital “Impactô, Especial COVID-19”,  entre 406 inscritos (RJ e SP), a Casa da Amizade foi uma das 16 instituições selecionadas pelo Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos (uma aceleradora social) para receber um prêmio de R$ 20.000 (eba!) e um programa de mentoria on-line de 5 meses para a equipe gestora nas áreas de estratégia, negócios e inovação.          https://www.ekloos.org/impacto

Nosso projeto SE LOGA, Paraisópolis busca integrar alunos de escolas públicas de Paraisopolis (ensino fundamental e médio) ao ensino emergencial remoto, através de tutoria voluntária individual à distância, para desenvolver competência no uso da plataforma digital Google Sala de Aula e para apoiar a execução das atividades propostas pelas escolas. Segue o vídeo de 3 min para quem não viu antes 

https://www.youtube.com/watch?v=b3z6I5c5p8Y

A outra boa notícia é que este mês a Casa da Amizade completou 25 anos de existência! Comemoração zoom nem se compara com festinha presencial mas nossos dedicados colaboradores curtiram a surpresa de um bolinho de chocolate legítimo!  

Ter um quarto de século é uma conquista suada mas também um grande desafio diário e contínuo.  Galera: vamos em frente porque atrás vem gente! (M.A,F.M.)

niver CA 25 a 1.jpg

Aula de ioga

Convite de nossa querida Thais Camila, bailarina de Paraisópolis e ex-professora de dança na Casa da Amizade, parceira de nosso professor Rafael, diretamente de Madrid neste domingo…

Equipe Mobile visita Casa da Amizade

Esta semana tivemos dose dupla de Mobile: alem da saida pedagogica habitual das 2as feiras (2/mar), em que 15 alunos da Casa da Amizade passaram a tarde numa atividade na Mobile, tivemos o prazer de receber a visita de um grupo de monitores Mobile na 3a f, liderados por Adriana e André. Trabalhando em duplas colorimos umas mascaras africanas bem bonitas – tudo a ver com o projeto Africa e a preparação para a visita da escritora angolana Dulce Braga. Detalhe para alunos gulosos: a equipe Mobile trouxe um bolo de chocolate incrível! (MAFM)

Precarnavalesco na Casa da Amizade

previous arrow
next arrow
Slider