Oficina sobre coronavirus (COVID-19)

previous arrow
next arrow
Slider

Oficina de Muay Thai

“Muay Thai é uma luta tailandesa que vem ganhando o mundo. Com mais de dois mil anos de existência, a história do Muay Thai possui origem curiosa e vinculada à época em que dominar as técnicas marciais  garantia poder e sobrevivência. Conhecida por variados nomes, Muay Thai configura uma arte marcial rica em história e tradição. Boxe tailandês, Thai Boxing e Luta das Oito Armas são sinônimos que carregam uma herança e legado dignos das lendas do Ocidente. Para nossa aula usaremos o Muay Thai de maneira lúdica, ensinando somente técnicas básicas e atividades que fazem parte do aquecimento para essa atividade. Outra ação muito presente no Muay Thai são os valores passados por bons mestres, como disciplina, respeito, dedicação e resiliência, e esse será o grande foco na nossa aula.” (I.C.)

Obrigada ao voluntário André por ter trazido seu mestre Italo Crespin para ministrar a oficina, que despertou muito interesse nos frequentadores da Casa da Amizade. Reuniu 34 participantes da comunidade com idades variando de 6 a 18 anos! (MAFM)

previous arrow
next arrow
Slider

Oficina infantil: mistura de líquidos

Retomamos o assunto da temperatura tratado na oficina anterior manuseando com as crianças 3 tipos de termometro: um corporal comum, um de parede (com escala graduada de -50 oC até +50 oC, quase um metro de comprimento!) e um digital com um bulbo bem sensível. Em 2 grupos independentes experimentamos misturar vigorosamente liquidos diferentes para observar se o resultado era algo com uma ou duas fases: água e cachaça (!), água e oleo de cozinha, água e suco de uva, água e óleo mineral. As crianças tinham que adivinhar previamente o resultado de cada experiencia e demonstraram estar bem afiadas com as noções de miscibilidade de liquidos! (M.A.F.M.)

Oficina infantil: transformação da água

Quando confrontadas com o desafio de adivinhar qual seria uma coisa de que precisamos todos os dias para viver, foi fácil para as crianças chegarem ao tema água. Dai evoluimos para pensar nas transformações que a água sofre por ação da temperatura. Cada grupo fez 3 atividades “mão na massa” – para experimentar a evaporação de gotas d’água, a fusão do gelo e finalmente a fervura de água na cozinha. Registros e apresentação oral completaram a oficina dos mini-cientistas… (MAFM)

previous arrow
next arrow
Slider

Oficina de Primeiros Socorros

Tivemos esta manhã o prazer de receber em nosso espaço o Sargento do Corpo de Bombeiros Sandro Marcus Bueno. Ele conversou e instruiu cerca de 30 dos alunos da CA e 3 educadores quanto às principais ações a serem tomadas em caso de emergências, entre elas: – disque SAMU e Bombeiros; -análise primária: consciência, respiração e pulso; – massagem cardíaca (vivência no boneco). Por fim, nossos alunos tiveram um momento para fazer perguntas ao Sargento e participaram de uma dinâmica lúdica, na qual as crianças vestiram a roupa completa dos bombeiros. Divertiram-se muito! Nossos agradecimentos ao Sargento Sandro e ao Corpo de Bombeiros. (L.R.S.)

k do vídeo https://youtu.be/yXGv0fID8vQ

Oficina infantil: categoria

O jogo de hoje se assemelha a outro conhecido como STOP; trata-se de um jogo em equipes de 3 crianças/jovens, com idades e competências equilibradas. A equipe é montada e acompanhada por um fiscal/monitor. Envolve sortear uma categoria (ex: animais, frutas, objetos da casa, meios de transporte, etc) e escrever em um papel 3 palavras que pertençam à categoria sorteada e que comecem com a primeira letra do nome do jogador. Na sequencia a equipe recebe algumas revistas e busca nelas figuras que retratem as palavras selecionadas; as figuras recortadas são colocadas dentro do envelope. No jogo de adivinhação em que as equipes competem só se pode fazer perguntas que possam ser respondidas com os monossílabos “sim” ou “não”. Ganha a equipe que conseguir, como o menor numero de perguntas, adivinhar as palavras selecionadas pela outra equipe. Parece fácil? Não é! (M.A.F.M.)