Preparando-se para 2o MAPA Alicerce

Faremos no inicio de dezembro a segunda aplicação de uma prova de avaliação acadêmica externa (MAPA ALICERCE = Momento de Avaliação para Aprendizagem). Trata-se de uma ferramenta online adaptativa desenvolvida pela Alicerce Educacional, que será aplicada presencialmente aos 90 alunos do Programa de Reforço Escolar da Casa da Amizade, todos alunos de escolas públicas de Paraisópolis. É utilizado um banco de dados de perguntas organizadas conforme blocos de competência, alinhados aos objetivos de aprendizagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas áreas de matemática, leitura e escrita. A avaliação é online com a presença de um lider Alicerce e o aluno avança na trilha à medida que acerta, recebendo então perguntas de nível mais avançado; retrocede na trilha quando erra, e assim sucessivamente até ser enquadrado nas competências que domina. A análise dos resultados permite entender como o aluno está posicionado em relação aos objetivos de aprendizagem do ano em que está matriculado na escola regular, em quais competencias a criança ainda precisa avançar e como ajudá-la neste percurso.

Os educadores estão nesta semana concluindo as devolutivas individuais para os alunos que participaram da 1a edição da prova em julho/2021. Para que a proxima aplicação transcorra tranquilamente, estamos tambem fazendo uma verificação geral do funcionamento de nossos dispositivos (notebooks, computadores, etc) e de nossa rede para conexão com internet. Receberemos os resultados depois do recesso escolar de final de ano. Muita expectativa! (M.A.F.M.)

Sólidos geométricos

Sabemos que desde a Educação Infantil as crianças sempre contaram com as formas geométricas: antes mesmo de ingressarem na escola, através de brinquedos pedagógicos, da interação com a família e até simplesmente pelo contato com objetos que os rodeiam. Porém mesmo assim os estudantes  apresentam dificuldade de identificar ou classificar algumas formas geométricas. Por esse motivo se faz necessária uma abordagem diferenciada, que foi exatamente a proposta dessa atividade dos alunos do 6o EF no manuseio e observação dos sólidos geométricos, usando os materiais que compõem a Mathemoteca.. Mais do que apenas reconhecer as figuras geométricas, procuramos proporcionar aos estudantes a oportunidade de estabelecer relações, analisar as características das figuras, discutir oralmente sobre as diferenças e semelhanças, ampliando seu repertório de conhecimento sobre o universo da Geometria. (K.M.O.C.G.)

solidos geom 6 ano 2
solidos geom 6 ano 1
solidos geom 6 ano 3
solidos geom 6 ano 4
solidos geom 6 ano 5
previous arrow
next arrow

Formação de educadores

Todo final de mes a Casa da Amizade dedica a tarde da ultima 6a f para um encontro de formação de seus educadores, liderado pela assessora pedagógica Daniela Pannuti. Trata-se de uma oportunidade preciosa para trocar experiencias e compartilhar os sucessos e dificuldades que estão tendo com as turmas de alunos no ultimo mes. Desta vez o tema selecionado foi Leitura, já que os trabalhos do mes de novembro terão a Leitura como foco, realçando a importancia dela na vida diária dos alunos, os estimulos trazidos para seu desenvolvimento cognitivo. Muito interessante a provocação sobre os estudos mais recentes da neurociência: “A leitura é a educação fisica do cérebro!”. Foram manuseados vários livros que são acrescimos recentes de nossa pequena biblioteca. A formadora provocou reflexão/discussão sobre diferentes propostas que poderiam ser apresentadas aos alunos nas sessões de leitura que agora são uma atividade diária de cada turma.

Em tempo: para comemorar o evento do Dia dos Professores, uma experiencia inedita: a formação foi precedida por um almoço com quitutes preparados por cada membro da equipe. Saiu bem gostoso! (MAFM)

Quebra-cabeça silábico

Depois de muita festança na semana anterior (passeio e presentes), nossas crianças voltaram a desenvolver trabalhos pedagógicos na Casa da Amizade. Na aula de Língua Portuguesa em 21/10/21, os pequenos de 1o /2o ano da turma da manhã (prof Ana Paula) trabalharam com o conteúdo Alfabeto: letras e ordem, buscando que aprendessem a identificar tambem símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa língua portuguesa. Em uma sequência didática de atividades veio a idéia de trabalhar com o jogo quebra–cabeça silábico. O objetivo é tornar a aprendizagem da leitura e da escrita mais significativa, de maneira lúdica e contextualizada. (A.P.Q.S.)

2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 4
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 3
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 2
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 1
2021-10-21 turma AA foto 3
2021-10-21 turma AA foto 2
2021-10-21 turma AA foto 1
previous arrow
next arrow

Somando um pouco de verde

Através de nossa parceira Associação Citi Esperança, ficamos sabendo que a reforma do pátio externo do Citi na Avenida Paulista tinha gerado uma sobra de plantas e vasos. Com o crivo de uma voluntária paisagista, aproveitamos para repaginar o visual de uma parte de nosso pátio externo. Beth como sempre organizou muito bem a logística usando um carreto da comunidade. Agora ficou a cargo de Rita, que tem “dedo verde”, cuidar de afofar e adubar a terra das jardineiras; talvez algumas se tornem um ornamento para a varanda superior  e outras destinadas a compor uma hortinha com as crianças. Bacana ver que uma ideia inicial simples gerou uma ação de sustentabilidade que pode vir a ser inspiradora para nossos alunos; obrigada, Renata. (MAFM)

2021-09-14 transportando os vasos para CA
2021-09-18 vasos Citi chegando ao patio CA
2021-09-14 vasos já posicionados
2021-09-18 jardineiras reservadas para CA
previous arrow
next arrow

Horta medicinal

Estamos nos aproximando da XVI Mostra Cultural de Paraisópolis, da qual os alunos da Casa da Amizade participam há 12 anos. A Mostra já chegou a ter um público de mais de 14 mil pessoas no CEU Paraisópolis na fase presencial; naturalmente este é o segundo ano em que ela acontece apenas de forma virtual. O tema de 2021 é: “Reinventar um Novo Mundo”. Um dos trabalhos que as crianças da Casa da Amizade desenvolveram foi sobre “Plantas Medicinais”, valorizando os conhecimentos terapêuticos que têm as famílias das crianças, principalmente avós. Com as limitações de nosso espaço físico, a experiência prática foi feita através de uma horta vertical, com vasos feitos com garrafas PET e aproveitando uma sobra de grade do fechamento perimetral. Veja no video a curtição no plantio de diversas ervas medicinais com propriedades terapêuticas importantes: boldo, endro, erva cidreira, hortelã… Quem sabe as gerações assim formadas terão nova visão sobre o dever do Homem de proteger e preservar o Planeta Terra para as gerações futuras!

https://youtu.be/sWdR8q8loXo

Aniversário de 26 anos da Casa da Amizade, em dose tripla….

Nesse período ainda difícil de enfrentamento à pandemia, nossa comemoração de aniversário da Casa da Amizade foi realizada em 25 e 26 de agosto com tripla separação dos grupos, de forma a garantir adesão aos protocolos sanitários atuais de distanciamento.

Foi possível realizar uma linda homenagem aos 26 anos de existência da nossa instituição, com uma ótima participação dos alunos e seus familiares. Teve até hasteamento da bandeira nacional… Tivemos a proposta de algumas atividades interativas de artes com pintura a guache em família e tambem uma atividade lúdica “Amarelinha Africana” bem divertida – um sucesso com a participação de crianças e adultos, inclusive 2 professoras de nossa parceira Escola Mobile. Os alunos levaram para casa uma lembrancinha para seus pais ou familiares: uma casinha de palitos de sorvete com suas fotos, muito charmosa. As velinhas do bolo foram apagadas pelos 2 lideres comunitários que apoiaram a Casa da Amizade desde seus primeiros momentos: Delvanice e “Lagoa” (sim, o proprio Damião que muitos conhecem e que voltou agora de Alagoas para Paraisopolis!). A equipe ficou exausta com a tríplice comemoração e alegremente surpresa com a iniciativa lisonjeira de uma mãe de aluno: trouxe para cada educador uma lembrancinha como agradecimento pelo trabalho com as crianças. No geral, foi ótima a adesão e participação de todos. (A.P.Q.S)

2021-08-25 bandeira hasteada no brinquedão
2021-08-25 amarelinha africana
2021-08-26 Jonathan e Yuri
2021-08-26 Isaque e Ana Julia com tia
2021-08-26 Evelyn e mãe
2021-08-26 Esther e pai
2021-08-25 pintando
2021-08-26 lanche 1
2021-08-25 resultado das pinturas em familia
2021-08-25 bolo nive CA 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

2021-08-25 presente da mãe do Andrew para educadores
previous arrow
next arrow

Momentos de fama…

A Casa da Amizade apareceu hoje por 2 min em horário nobre da Globo, uhu!!! No jornal SP1 dirigido por Tramontina na hora do almoço – cujo tema era hoje Voluntariado – foi apresentada uma materia sobre o trabalho da Casa da Amizade na Educação de Paraisopolis em regime de contraturno para apoiar as escolas públicas locais. Filmaram as crianças do periodo da manhã muito concentradas nas tarefas, com apoio das educadoras Ana Paula e Kamilly Vitoria. O colorido de nossas instalações foi um belo cenário no qual a repórter Veruska Donato entrevistou o prof Lucas e o aluno G. de 10 anos, alem de 2 voluntários que lideram um grupo “sub-20” de 38 tutores voluntários remotos. Nosso pessoal não tem pratica de palco mas saiu-se muito bem! (MAFM)

Rampando

Completamos hoje nossa segunda semana de atuação na modalidade ampliada de atendimento, composta como resultado de uma cuidadosa assessoria e coordenação pedagógica. Nossas crianças estão agora agrupadas em 7 turmas, que frequentam a Casa da Amizade por 3 horas, três vezes por semana em sua maioria. Isto triplica o atendimento do primeiro semestre (que era de 1,5 hora, duas vezes por semana) e as crianças parecem estar gostando! 
As atividades estão agora dispostas em uma grade mais estruturada, que inclui diariamente Portugues, Matemática, Leitura e mais uma atividade de projeto (além do lanche da Rita, é claro..).Com a entrada em operação da Sala Laranja e com a nova professora Fernanda já integrada, estamos gradualmente aceitando novas matrículas no Programa de Reforço Escolar – pretendemos chegar neste semestre a 95 crianças na faixa 6 a 13 anos, mantendo a plena aderência aos protocolos atuais de distanciamento sanitário. Nesta semana retomou nossa parceria com a Escola Mobile, com algumas turmas participando de aulas de Português e Matemática por zoom. Os desafios ainda são muitos mas estamos super animados com as perspectivas. (MAFM)

ago2021 em aula 4
ago2021 em aula 1
ago2021 em aula 3
ago2021 em aula 2
previous arrow
next arrow