Aula de yoga

Neste domingo fomos convidados por nossa querida Thais Camila, bailarina de Paraisópolis e ex-professora de dança na Casa da Amizade, para com ela fazer uma aula de yoga virtual a partir de seu estudio Shala Flow em Madrid. A internet conspirou contra e a transmissão ficou inviabilizada…. Pois o valente Vitor Dias – da Trupe Benkady – nos salvou e de improviso liderou o grupo com uma aula super bacana, introduzindo aos iniciantes a Saudação ao Sol. Valeu Vitor, obrigada mesmo!

SE LOGA, Paraisópolis: caminhando…

Esta semana continuamos avançando no projeto, inclusive com adesão de outras ONGs (Programa Einstein na Comunidade PECP, CEISER) para “encorpar” o esforço . Para nos candidatar ao processo de aceleração Impactô COVID, a Casa da Amizade submeteu ao Instituto Ekloos um video sobre o Projeto SE LOGA. Video curtinho, só 3 minutos! Muito obrigada ao voluntário Ian pela maestria em gerar um produto objetivo em tempo recorde! (MAFM).

Hora da história

Semanalmente nossa voluntária Ana Maria vem promovendo contação de história direcionada a crianças da educação infantil, que olham e ouvem com muita atenção para não perder nenhum detalhe… Hoje foi a história do patinho feio. No final de cada sessão a contadora propõe um desenho para aguçar ainda mais a imaginação. Obrigado, Ana. (L.S.R.)

SE LOGA, Paraisópolis

Continuamos concentrando esforços para apoiar nossos alunos na inserção ao ensino emergencial remoto das escolas publicas, leia-se Google Sala de Aula. Dada a dificuldade que o “home schooling” representa para a maioria das mães da comunidade, seguimos no “phone schooling” com progressos bem pequenos mas muito comemorados! Para contornar o problema das familias mais vulneráveis, conseguimos entregar hoje 5 tablets viabilizados pela parceira Escola Mobile (valeu Adriana!). Estamos tambem buscando adesão de outras ONGs de Paraisopolis para engajar suas equipes a fazer ação similar com as crianças e jovens atendidos pelas instituições; eles tambem poderiam ser nucleos multiplicadores desta cultura digital e da manutenção do vinculo com suas escolas. O prazo de retorno às atividades escolares presenciais ainda está bastante nebuloso portanto ainda há muito trabalho remoto pela frente…

Zumba e Muay Thay no sabadão

Neste momento de tantas pressões decorrentes da pandemia, a galera foi convidada a se distrair um pouco neste sábado de manhã – foi muito gostoso.

10:00 aula de zumba com prof Rafael Rodrigues

11:00 aula de Muat Thay com prof Italo Crespin

Kits de higiene/limpeza

Hoje tivemos distribuição de material de higiene/limpeza para as familias de nossos alunos de forma muito tranquila e sem aglomerações. Doacões generosas de kits da ASA Associação Santo Agostinho (valeu Teli!), sabonetes da CUFA (valeu Claudia!) e máscaras de pano do Costurando Sonhos (valeu Juliana!). 

previous arrow
next arrow
Slider

COVID não mata aula

Parafraseando um projeto de importante fundação brasileira, atualizo abaixo nossas atividades de formação em andamento:


1. Integração dos alunos ao ensino emergencial remoto das escolas públicas: buscando garantir o direito de aprendizagem de todos os alunos da comunidade de Paraisopolis, a Casa da Amizade está convencida de que toda a sua energia neste momento deve estar direcionada a viabilizar o engajamento dos nossos alunos às ferramentas oferecidas por estado e municipio, principalmente no uso da plataforma digital Google Sala de Aula. Nossa compacta equipe de 3 pessoas vem dedicando incansáeis horas de contato individual com cada aluno/familia para familiarizá-los com o acesso e navegação, ajudando no entendimento e monitoramento das atividades escolares propostas pelos professores municipais e estaduais, ao lado de oferecer acolhimento emocional nos desafios da pandemia. Se a tarefa já era dificil presencialmente, imaginem agora o desafio de fazê-lo virtualmente com várias limitações de harware e conectividade! Nos ambientes das familias da comunidade é muito frequente não se dispor de adultos que possam supervisionar o trabalho escolar das crianças/jovens, até porque a escolaridade dos pais muitas vezes é inferior à dos filhos. A visão (esperança?) é de que nossos alunos, fortalecidos em seu letramento digital, possam servir de multiplicadores para irmãos, amigos e vizinhos.  Para contornar as limitações de harware, estamos buscando a compra de tablets para doar aos alunos mais vulneráveis. Contribuições serão bem vindas!

2. Formação de professores: alem do “intensivão on the job” na ferramenta do Google Sala de Aula (com apoio eficaz da Escola Graduada), Lucas, Ana Paula e Rafael estão participando de aulas virtuais semanais de ingles ministradas pela voluntária Stefanie. 

3. Atividades fisicas: nas manhãs de sábado estamos oferecendo aulas zoom de Zumba (10:00 – prof Rafael) e Muay Thay (11:15 – volunt. Italo) com uma adesão animada até de quem não é propriamente do ramo (eu por exemplo…). Na manhã deste domingo teremos uma atividade especial de Yoga via zoom com Thais Camila, nossa antiga professora de danças populares que era moradora de Paraisópolis e hoje mora em Madrid. Quem se interessar avise para podermos mandar link.

  Cuidem-se e mantenham o distanciamento social nesta fase tão critica!  (MAFM)

ResponderEncaminhar

Aulas virtuais de zumba e Muay Thay

Em meio a tantas turbulencias da pandemia, agravadas pelos impactos economicos, somaram-se tambem os terremotos politicos em Brasilia.

Para manter a sanidade fisica e mental, convidamos nossos leitores a participar das aulas virtuais aos sábados, que já estão criando um publico fiel de pelo menos 10 pessoas em cada aula:

10:00 aula de zumba (Prof Rafael Rodrigues)

11:10 aula de Muay Thay (mestre Italo Crespin)

(MAFM)

   

 

 

Em tempo de pandemia a luta continua…

Bem sabemos que vocês continuam preocupados com a situação de Paraisópolis e do público que a Casa da Amizade procura carinhosamente atender no Grotão.
Fica dificil escrever quando as noticias não são alegres como as que costumam encher nossas costumeiras mensagens. Continuamos apreensivos como o restante da sociedade mundial…
De qualquer forma parece justo resumir os fatos mais recentes:
– lamentavelmente faleceu na semana passada o padrasto de nossa aluna Kamily Queiroz, depois de 10 d de UTI, com suspeita de COVID-19. Era tambem cunhado de nossa professora Ana Paula e a familia ficou muito abalada. 
– continuamos em estreito contato remoto com nossos alunos (no minimo uma vez por semana) para saber se estão bem do ponto de vista psicológico e economico; onde aplicável procuramos orientá-los no acesso aos beneficios governamentais  (auxilio emergencial, cartão alimentação/verba de merenda, atualização de cadastros escolares, etc)
– embora não se conte com indicador preciso para Paraisópolis, há muitos testemunhos de que o distanciamento social na comunidade está bem abaixo do que seria desejável nesta fase. Em todas as oportunidades de contato com alunos e familias temos procurado encorajar o #fiqueemcasa# – principalmente os jovens, destemidos e ainda não sensibilizados para a gravidade do problema!
– estamos estudando os materiais pedagógicos recem publicados pelas escolas publicas para cada faixa de escolaridade, buscando entender como vai funcionar o estudo à distancia (EAD) das escolas municipais e estaduais. Esta iniciativa governamental é muito bem vinda mas reconhecemos que as atividades serão muito desafiantes:
1) pelas limitações de conectividade (compartilhamento de aparelhos celulares, acesso à internet, etc)
2) embora o material pedagógico recem publicado aparentemente encoraje a autonomia das crianças no EAD, nossa primeira impressão é de que o novo sistema exigirá um considerável esforço das familias, agravado pelo fato de que muitas mães da comunidade tem escolaridade inferior à das crianças. Com a equipe de educadores que se reune diariamente (e viva o zoom!), estamos procurando nos organizar para ajudar nossas crianças a criar uma rotina de estudos (“acabou o recesso…”) e um ambiente de aprendizado na medida do possivel.
– continuamos oferecendo remotamente aulas de dança: para nossa surpresa foram as mães as primeiras a aderir à aula virtual de zumba! Aos poucos o prof Rafael está no processo de cativar jovens para as aulas virtuais de danças populares.
– e agora uma nota final mais leve: quem quiser aderir à aula virtual de Muay Thay nesta manhã de sábado basta escrever logo cedo para o prof Lucas (lucasramos.souza@gmail.com) e ele mandará o link para o zoom das 11:00.
Cuidem-se porque a luta continua!

(M.A.F.M.)

#fiqueemcasa#


convite Muay Thay.png