Sistema Monetário – Parte 1 

Uma turma de crianças de 8-10 anos da Casa da Amizade vem trabalhando um conteúdo importante: o Sistema Monetário. Essa semana exploramos este conteudo com os alunos e aproveitamos o conceito de ludicidade como “qualidade daquilo que se estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira”. Os números estão à nossa volta e também são fundamentais na vida das crianças, principalmente quando falamos sobre dinheiro. A partir disso, surgiu a necessidade de ensiná-las como funciona o sistema monetário, que com certeza fará diferença em suas vidas; manuseando nosso dinheiro (de banco Imobiliário!) e moedas, os alunos podem desenvolver a capacidade de comparar preços, exercitar o cálculo mental e aprender sobre o uso do dinheiro. Tendo esta necessidade e observando que nossas crianças estão inseridas cada vez mais nesse meio – muitas vezes acompanham os pais na ida ao mercado – sentimos a necessidade de orientá-los nessa atividade com uma proposta de trazer o “mercadinho” para o ambiente de sala de aula, para que o estudante tenha contato direto com as embalagens e vivencie experiências de cálculos, fazendo “comprinhas” e pagando com dinheiro. A atividade foi extremamente aproveitada e proveitosa para as crianças, que com certeza pediram bis! (K.O.C.G.)