Feira semanal: último dia
18 de dezembro de 2014
Felizmente presenciamos que a comunidade de Paraisópolis tem se desenvolvido muito desde a implantação da Casa da Amizade em 2005. Constatamos a evolução destas centenas de famílias valorosas e lutadoras, presenciamos o nascimento, o crescimento e a educação de muitos de seus filhos e netos. Um de nossos focos era a mudança de costumes alimentares dos moradores através do hábito de ingestão regular de vegetais, de importância vital no fornecimento de vitaminas e sais minerais necessários à boa saúde.
Após 19 anos da atividade de distribuição gratuita de legumes aos moradores todos os sábados, consideramos que esta etapa foi cumprida e a Casa da Amizade suspendeu a feira semanal. Sempre primamos pelo desejo de justiça e respeito entre todas as pessoas, quaisquer que fossem suas condições físicas, seu trabalho, sua educação ou posição na escala social. A feira semanal constituía uma prática semanal destes princípios, onde todos se ajudavam na distribuição, organizada e sem tumultos, dos chuchus, cenouras, jilós, mandiocas e outros legumes.
A partir de agora, a missão e foco da Casa da Amizade serão as atividades educativas e esportivas das crianças e adolescentes do Grotão, sempre cuidando para que a fraternidade, a colaboração e o respeito entre todos de qualquer nível social sejam aprimorados.
O anuncio desta decisão foi feito antes da feira no sábado. Foi comovente a iniciativa de 2 frequentadores regulares, beneficiários do programa, de pedir a palavra para dizer que entendiam o gesto, agradeciam a ajuda nestes longos anos e apoiavam o novo direcionamento de esforços da Casa da Amizade.
Agradecemos a todos que colaboraram conosco nas tarefas da feira, lembrando com carinho daqueles de quem estamos afastados pelas circunstâncias da vida ou pela vontade do Criador maior de todos nós. Casa da Amizade convoca a todos os espíritos solidários que nos apoiem doravante neste foco prioritário da educação de crianças e adolescentes. (H.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
Implantação do playground da Casa da Amizade
05 de dezembro de 2014
Coroando enorme esforço e completando a ocupação da área externa, onde já tínhamos inaugurado a quadra poliesportiva, a Casa da Amizade finalmente inaugurou seu playground em dezembro de 2015. Um novo “brinquedão” de madeira (jungle), com balanços, escorregador, escadas e plataforma foi instalado logo na entrada, criando assim, além de um bom impacto visual, um entretenimento simultâneo para várias crianças de diferentes idades. Outros brinquedos como “slack line” (fita para praticar equilíbrio), trepa-trepa, escada-árvore e o nosso velho e querido gira-gira completaram nossa área de recreação, junto com duas grandes mesas para lanche. Já ao lado da quadra, foi instalada barra de dois níveis e prancha para abdominais – que venham se exercitar os adolescentes com aspiração a ficar “sarados”… (M.A.P.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
Passeio do reforço escolar: Sítio PIMUSA
05 de dezembro de 2014
Com a generosa acolhida do casal Pim e Cleusa, o sítio em Piracaia recebeu 45 crianças do reforço escolar da Casa da Amizade. Com o sol firme, a piscina foi o maior sucesso – quase todos os centímetros quadrados ocupados por muitos rostos eufóricos, como demonstram as fotos anexas. Obrigada ao voluntário Pedro, que pacientemente acompanhou os muitos iniciantes nas artes de boiar. Na hora do almoço, as crianças fizeram uma fila organizada e se serviram do almoço caseiro no buffet como gente grande. O encontro serviu também como comemoração dos aniversariantes do trimestre. O ponto alto foi a premiação: entrega de tênis aos alunos mais assíduos do reforço. Também os alunos mais antigos receberam tênis coletados por voluntários da empresa CH2MHill numa ação de Natal. Foi um evento alegre monitorado por 9 voluntários em alto astral. (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Reunião de pais&mestres do reforço escolar
29 de novembro de 2014
A roda de mães desta vez teve vários pais; ótimo testemunhar o interesse deles pelo desenvolvimento escolar de seus filhos. Conversamos sobre os eventos do semestre, como por exemplo a IX Mostra Cultural de Paraisópolis, e a importância da participação da família para prestigiar a criança. Algumas mães relataram ter curtido muito o CD com o “video-clip” que cada criança levou para casa e Ana Paula teve oportunidade de contar alguns detalhes de sua produção. Na segunda parte da reunião, Ana Paula fez atendimento individual aos responsáveis, apresentando a frequência, o relatório de desempenho e as notas das avaliações. (M.M.)
Oficina Infantil “Água”
22 de novembro de 2014
A conversa foi sobre a falta de água no Estado de São Paulo. Como é ficar sem água? Como fazer para tomar banho, escovar os dentes, matar a sede? O que pais e as crianças podem fazer em casa para ajudar a economizar água? Contamos a história do menino Juca Pingo d´Água e as crianças escreveram o que elas fariam se ficassem uma semana sem água. Reflexões importantes nesta época de crise hídrica. (E.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Confraternização de voluntários e educadores
20 de novembro de 2014
Aproveitando o feriado da Consciência Negra, tivemos uma feijuca na Bandim para relaxar e comemorar um ano de muito trabalho, inúmeros desafios e várias conquistas. Foram 24 pessoas com bom apetite… (M.A.F.M.)
Oficina Infantil “Mapas II”
15 de novembro de 2014
Assunto repetido é chato? Depende, parece que o tema MAPAS não foi.
Foram 2 oficinas interessantes sobre o mesma tema – em 20/09/2014 e 15/11/2014. O liga-palavras foi o mesmo, porém executado de maneira diferente. Foi curioso ver as crianças desenhando mapas de como ir da Casa da Amizade até suas casas e depois explicando ao grupo seus mapas. Os grandes se divertiram bastante procurando no “Clássico Guia de São Paulo” as ruas da redondeza. Sabe o que é esse guia? É aquele livro grande que todos usavam para se localizar na cidade antes da existência do GPS…
Repetir pode ser bom, vejam as fotos e perguntem aos participantes….. (E.M.)
Oficina Infantil “Os Estados Brasileiros”
01 de novembro de 2014
Quantos Estados tem o Brasil? Por que o Brasil é divido em Estados? Você sabe qual é o maior e o menor Estado? Com a oficina, as crianças puderam ver no mapa como o nosso país é grande, com climas, sotaques e muitas coisas diferentes. Cada um pode ter nascido em um Estado, pode morar ou não onde nasceu, mas no fim somos todos brasileiros! Aproveitamos para olhar quais Estados estão perto do Oceano, fizemos ligue-pontos para descobrir pontos históricos e muito mais. (A.J./M.C)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
Oficina Infantil “Lavadeiras fuzarqueiras”
18 de outubro de 2014
Além de divertir, esta oficina tinha como objetivo proporcionar o resgate de um comportamento vivenciado por muito tempo durante uma tarefa corriqueira na rotina das lavadeiras, e que hoje é considerado arte. Empregamos mediação de leitura da história do livro escrito por John Yeoman, com ilustrações incríveis de Quentin Blake. A história representa o cotidiano de um grupo de lavadeiras que se rebelam contra seu chefe; proporciona momentos divertidos ao leitor mesmo nesses tempos de escassez de água em São Paulo! Buscamos também resgatar as cantigas entoadas pelas lavadeiras, durante a brincadeira cantando música e interpretando com gestos que exploram a letra da canção. As atividades pedagógicas seguiram de acordo com o tema. (L.A.M./F.C./J.S)
J&M: Passeio ao Hopi Hari
17 de outubro de 2014
Os 12 adolescentes do grupo Junto e Misturado que tinham cumprido todas as tarefas combinadas (gravação de vídeo de entrevista com familiares e apresentação oral de trabalho) estavam contando os dias para esse grande dia. E como não poderia ter sido diferente, o tempo estava ótimo e a galera animadíssima na van desde a saída de Paraisópolis. Esse entusiasmo dobrou quando chegamos ao parque. Muitas risadas, bate-papos e muito frio na barriga. Das 11h às 21h, eles aproveitaram euforicamente muitos brinquedos radicais como Evolution, Montanha Russa no Escuro e andaram pelo menos umas quatro vezes no Barco Viking. A única parada foi um delicioso cheeseburguer para matar a fome. Depois, haja energia para fugir dos monstros que brincavam soltos pelo parque na Hora do Terror: correria e gritos, alguns de euforia e outros de medo… Com certeza uma grande experiência compartilhada com os amigos, a ponto de ter gerado o seguinte comentário de um dos jovens no Facebook: “Hj fooi uns dos melhorees diaas daa minhaa vidaah… Cm minhaa segundaah familiiaah…” (M.S./M.H.A.)
J&M: Palestra sobre bullying
13 de outubro de 2014
O grupo de adolescentes Junto&Misturado recebeu uma tarefa de pesquisar em dupla vários temas polêmicos da atualidade. O tópico “bullying” foi estudado por Adrielli e Grazi, que para finalizar fizeram uma apresentação interessante para o grupo de crianças do reforço escolar. (M.A.F.M.)
Dia da Criança: futebol de sabão
04 de outubro de 2014
Comemoração de Dia das Crianças deveria ser em um dia de sol… Mas o que acontece quando tudo foi programado e aconteceu como previsto, exceto o sol? O sol não veio, mas estavam lá todas as crianças, famílias, voluntários e os brinquedos infláveis tão aguardados. A alegria da festa compensou a falta do sol. Todos contribuíram com o calor e brilho. Foi muito legal a festinha, organizada com patrocínio da empresa parceira CH2MHill, incluindo cachorro quente e pipoca. O futebol de sabão foi o desafio mais engraçado e para substituir o tobogã previsto, tivemos mesa de ping-pong, pebolim e air matress. Apareceram alguns talentos antes desconhecidos… (E.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
Visita ao Programa Educar
22 de setembro de 2014
Acompanhados pelas monitoras Michelle, Majda e Monica, 5 meninos e 5 meninas do grupo Junto&Misturado foram hoje de ônibus visitar a Fundação Educar no Brooklyn. Foram conhecer o curso de auxiliar de mecânico de motocicletas, ministrado ali, do qual está participando desde julho o jovem Kelly, de 17 anos, que até pouco tempo também participava do J&M. Assistimos um pedacinho da aula, em que estava sendo desmontado o carburador de uma moto de verdade. Interessante ver a iniciação dos jovens no mundo do trabalho. A Educar foi muito receptiva e agora nos cabe divulgar o curso para encorajar a participação de mais jovens de Paraisópolis. (M.A.F.M.)
Oficina Infantil “Mapas I”
20 de setembro de 2014
(E.M.)
IX Mostra Cultural de Paraisópolis
13 de setembro de 2014
Este ano começamos as atividades da Mostra desde janeiro, planejando, sob a coordenação da Educare, o que iríamos desenvolver para o tema “Paraisópolis, canta tua aldeia aos olhos do mundo”. Na nossa sala no CEU, apresentamos a exposição “Uma aldeia chamada Paraisópolis”, com trabalhos com literatura de cordel e gráficos construídos em classe, após as pesquisas sobre os ritmos musicais mais ouvidos na comunidade. No telão da sala, apresentamos continuamente 2 produtos: o vídeo com músicas cantadas e coreografadas pelas crianças do reforço escolar foi intercalado com as entrevistas que os jovens do Junto&Misturado fizeram com moradores locais no esquema “Repórter por um dia”. Nossa apresentação de palco foi aberta com a coreografia “Boneca”, dançada com muita leveza e graça por nossa professora Thais Prado e seu parceiro Rafael. No palco do teatro, as crianças do reforço encenaram o Hino do Migrante, também conhecido como hino de Paraisopolis, fazendo assim uma homenagem à saudosa autora D. Maria Isabel de Cipos, que nos deixou alguns meses antes. E finalmente o clímax dos trabalhos: as crianças fazendo uma apresentação de frevo de encher os olhos, cuja troca de figurino no “back-stage” requereu uma equipe de voluntárias/educadoras/mães tão eficiente que deixaria com inveja qualquer time de pit stop da Fórmula 1! Muito obrigada a todos os que contribuíram neste projeto. (M.A.F.M.)
J&M: Oficina de vídeo
06 de setembro de 2014
Em 2014 a União de Moradores e Comércio de Paraisópolis submeteu à Secretaria da Cultura pedido de patrocinio para o projeto da IX Mostra Cultural. No pacote concedido estava um conjunto de oficinas de arte&cultura a serem ministradas nas escolas e organizações participantes. A Casa da Amizade optou por sediar oficina de edição de vídeo (12h). Nesse dia, realizamos a primeira aula de edição com o instrutor Samuel Reis, para criar um vídeo final com todas as entrevistas que cada jovem fez com moradores de Paraisópolis. Foram “Repórteres por um Dia” da Casa da Amizade, perguntando aos entrevistados da comunidade sua opinião sobre como era Paraisópolis antigamente, o que é atualmente e o que esperam do futuro do bairro. Na oficina, enquanto o instrutor explicava como funcionava o software de edição, os jovens já colocavam a mão na massa e editavam seus vídeos para exibição na Mostra Cultural. O legal foi que tivemos um voluntário de 26 anos, colega de trabalho do instrutor de edição, que também morava em Paraisópolis e explicou como foram surgindo os trabalhos da carreira dele até se tornar um funcionário da Rede Globo. (M.H.A.)
Passeio à fabrica da Vigor
05 e 10 de setembro de 2014
As turmas do reforço escolar foram de micro-ônibus em 2 grupos para uma visita à fabrica da Vigor no Belenzinho. Acompanhamos certas etapas da produção, envasamento e embalagem de iogurte e outros produtos derivados de leite. A equipe da Vigor liderou uma apresentação sobre educação nutricional e reciclagem. Não há como negar que o mais gostoso foi a degustação de iogurte ao final da visita… (M.A.F.M.)
J&M: Ensaio de coreografia
30 de agosto de 2014
Para o segundo semestre o grupo Junto&Misturado está preparando 2 coreografias: Estúpido Cupido e uma música country. Neste sábado o ensaio foi direcionado às meninas, que depois replicaram para seus pares (M.S.)
J&M: Teatro Social
23 de agosto de 2014
Fizemos hoje a primeira oficina de teatro social com o grupo do Junto&Misturado. Foi conduzida com o apoio de Mariana Winther, que tem experiência no assunto e é uma voluntária antiga da Casa da Amizade. Começamos com uma conversa sobre opressão e sobre o teatro do oprimido do Augusto Boal. Cada um mostrou, através de relatos, gestos e interações com o outro, como relacionavam suas vivências com o tema. Fizemos exercícios de improvisação e os jovens foram se soltando e se concentrando cada vez mais, mostrando seus talentos e a vontade de trabalhar em grupo. O ponto alto foi no final, quando os jovens foram “espect.-atores” de uma cena típica de seu cotidiano: a relação alunos-professor na sala de aula. O exercício incitou interesse e comprometimento de todos, reflexões pessoais e uma grande conversa que fechou a oficina com chave de ouro! (M.W.J.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Infantil “De pouco se faz muito”
23 de agosto de 2014
Iniciamos a oficina com a contação da história “De pouco se faz muito”, um conto adaptado da tradição judaica, de autoria de Phoebe Gilman. Retrata a história do cobertor que o avô fez para Davi quando ele nasceu e que está muito pequeno para o netinho. A mãe do menino diz que está na hora de jogá-lo fora. Davi, então, leva seu cobertor predileto ao avô, que, depois de pensar bastante, o transforma em um casaco novinho! O tempo vai passando, Davi cresce, mas o avô sempre consegue, com suas agulhas de costura, reformar o presente e, assim, criar uma peça especial para o neto. Até que chega um dia em que parece impossível inventar uma nova peça. O que será feito? O final da história é surpreendente e cativa o leitor.
Durante a contação, a magia acontece na brincadeira com os recortes e transformação do papel em novas peças. As atividades lúdicas e pedagógicas foram de confecção de instrumento para sonorizar música composta partindo do enredo da história e atividades envolvendo o tema, com desafios de leitura e interpretação.(L.A.M./F.C./J.S)
Inauguração da quadra no aniversário da Casa da Amizade
16 de agosto de 2014
Completando dezenove anos, a Casa da Amizade comemorou também a inauguração de uma quadra de esportes, para repor aquela demolida em função da frente de obras do Plano de Urbanização de Paraisópolis. A construção da quadra foi possível graças ao patrocínio da empresa de engenharia CH2M Hill, empresa multinacional que atua em projetos de construções industriais e consultoria no Brasil, e auxílio da organização ESF (Engenheiros sem Fronteiras), que intermediou e viabilizou este financiamento. A festa foi ótima!!! O evento iniciou com discurso de agradecimento de Helvio, seguido de mensagens de Vanessa (CH2MHILL) e Gustavo (ESF – Nucleo de Viçosa) encorajando as crianças ao esforço na escola e na família. Os alunos do reforço escolar que participam das aulas de Danças Populares fizeram apresentação de frevo e foi um show. E como toda festa, não podia faltar comida: cachorro quente com pipoca foi ótimo para repor a energia da garotada. O jogo inaugural foi uma partida de futebol feminino entre as mães da comunidade, muito animado. A “adolescente” Casa da Amizade vai voltar a jogar bola, molecada! (M.B./E.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
(Foto 12)
(Foto 13)
(Foto 14)
Sítio em Bragança Paulista
2 e 3 de agosto de 2014
O grupo de 24 jovens do Junto&Misturado teve o merecido prêmio pelo semestre: fim de semana ensolarado em Bragança! E como tipicamente acontece na região, a temperatura vai caindo junto com o pôr do sol; atendendo a pedidos, o papo noturno foi em torno de uma fogueira. Muito obrigada aos incansáveis voluntários que acompanharam os jovens: Michelle, Majda, Elaine, Erick e Ismael (churrasqueiro exímio!). Os jovens ajudaram bastante e aproveitaram o passeio. Obrigada também às voluntárias Maria Angela pelas compras ágeis e Fatima pela visita no domingo. (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
Gravação de videos para Mostra Cultural
19 de julho de 2014
As 3 turmas do reforço escolar prepararam-se muito para este momento de gravação dos vídeos. Ensaiaram muito com a professora Ana Paula e até produziram os cabelos para os vídeos a serem apresentados na IX Mostra Cultural de Paraisopolis em 13/09/14. O profissional Ian Anker, da empresa Imagem, veio documentar os artistas mirins que tinham previamente escolhido e coreografado suas músicas preferidas: “Diz Pra Mim” de Gustavo Lima, “Aos Olhos do Pai” de Aline Barros e “Tudo Que Você Quiser” de Luan Santana. Obrigada, Ian. (M.A.F.M.)
Oficina Infantil UWC “Sustentabilidade”
18 de julho de 2014
Como parte de sua programação anual de “bota-fora”, 18 bolsistas brasileiros do UWC (Colégios do Mundo Unido) – incluindo bolsistas atuais, passados e futuros – estiveram nesta manhã na Casa da Amizade, como já vem acontecendo há 4 anos. Coincidiu com a retomada de atividades do reforço escolar após a costumeira quinzena de recesso de julho. Conduziram uma oficina sobre sustentabilidade. Claro, sustentabilidade é um conceito difícil e para as crianças menores abordamos o tema falando de árvores, natureza e reciclagem, que são coisas com que elas podem se relacionar de forma mais fácil. Depois de feitas as devidas introduções, a garotada teve que listar 5 coisas que eles podem fazer para ajudar o meio ambiente. Com essa lista feita, fizeram um desenho representando esse mundo onde natureza e homens vivem em perfeita harmonia. Perguntamos por que será que o mundo desenhado por eles não podia ser o mesmo que a gente vê lá fora. Depois, em cada mesa foi feito um jogo de forca em que as palavras usadas tinham a ver com sustentabilidade. Para terminar com a animação lá em cima, fizemos uma dança das cadeiras e quem ia saindo tinha que dizer uma maneira de ajudar o meio ambiente – se você era um dos últimos a sair ficava bem difícil, já que não podia repetir! Antes de sair para o tour na comunidade, gentilmente ciceroneado pela aluna Tamiris da Casa da Amizade, fizemos uma sessão de “Lições Aprendidas” entre os monitores UWC e os educadores da CA. Surgiu um depoimento interessante de uma das bolsistas sobre seu diálogo com uma criança que estava desenhando e colorindo um personagem. Criança: “Tia, por favor me passa aquele lápis de cor?”. Bolsista, referindo-se ao lápis bege: “Qual? O lápis cor da pele?”. Criança: “O cor da pele de quem, tia?”. A bolsista emudeceu e ficou pensando nos preconceitos embutidos em nossa cultura diária… Tema para muita reflexão. (J.B.)
Novas instalações da Casa da Amizade
Maio a julho de 2014
Com a demolição das instalações antigas da Casa da Amizade em meados de 2013, em decorrência do Plano de Urbanização e da instalação do Parque da Sanfona no Grotão, a Prefeitura Municipal de SP nos tinha cedido uma casinha azul e branca, onde ficamos operando a partir de agosto de 2013. Nova relocação nos foi solicitada pela PMSP em função de interferência com a planta de implantação do Pavilhão Social, também parte do Plano de Urbanização de Paraisópolis. Foram 3 intensos meses de obras para edificação da Casa da Amizade Provisória #2, com o desafio de minimizar a descontinuidade do atendimento à comunidade. Um verdadeiro “escravos de Jó”, pacientemente administrado pela educadora Ana Paula, permitiu manter ininterrupta a feira semanal e as aulas de reforço, através de um cronograma intrincado de construção/demolição parciais em etapas. Parece que finalmente conseguiremos curtir um segundo semestre sem a perturbação de obras! (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
Oficina Infantil “Números”
12 de julho de 2014
Depois do 7×1 da Alemanha no Brasil, foi difícil pensar em números com as crianças… Mas vimos logo a utilidade dos números: a quantidade de dinheiro na carteira, a idade, o número da casa e o CEP para o recebimento de uma encomenda e tantos outros usos. Não esquecemos dos nossos antepassados, que juntavam pedrinhas e até riscavam ossos para contabilizar suas ovelhas e pertences. (W.D.)
Passeio “Dandara, rainha do Brasil”
06 de julho de 2014
Dandara foi uma importante guerreira negra do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares e mãe de seus 3 filhos. Suicidou-se depois de presa em 06/02/1694, para não voltar à condição de escrava, porém existem poucos relatos sobre sua vida. Apesar da contribuição de Dandara para a história do negro no Brasil ter sido muito importante, quando lemos um livro de história do Brasil, ela sequer é citada; nos poucos livros em que isto é feito, é lembrada somente como esposa de Zumbi, sem nome, sem história e sem importância. Por isso o espetáculo apresentado pela Cia Teatral Mamulengos escolheu realizar uma pesquisa que trouxesse à tona essa importante figura e promover um debate após a apresentação. Nesta tarde de domingo um grupo de 16 crianças que frequentam as aulas de Danças Populares da Casa da Amizade, acompanhadas por 4 monitores, foram numa van até o CEU Capão Redondo para assistir o espetáculo estrelado pela professora Thais. (T.P.)
Oficina Infantil “Família”/”Torta na cara” (Junto&Misturado)”
05 de julho de 2014
“Família, família, papai, mamãe, titia …”. Foi neste ritmo que descobrimos um pouco mais de cada criança neste sábado. Tivemos a presença ilustre de alguns avôs, bisavôs e até tataravôs. Descobrimos que vários moram com o pai e madrasta ou com a mãe e padrasto. Teve até um caso de meio-irmão com laço sanguíneo somente com um dos pais. A árvore genealógica nos ajudou a descobrir um pouco mais de cada família e aumentar o número de participantes com cada familiar de cada criança (W.D./M.S.)
Reunião de Pais&Mestres
28 de junho de 2014
Coordenada pela educadora Ana Paula, a presença e participação positiva de cerca de 30 mães fizeram com que a reunião fosse bastante produtiva. A professora esclareceu sobre as transições e mudanças de espaço na Casa da Amizade, abordou a rotina do reforço escolar com esclarecimentos gerais sobre as atividades, assiduidade e participação em outros eventos (oficinas, passeios, Mostra Cultural, aniversário da Casa da Amizade, etc.). Explicou a rotina das atividades e passeios e entregou as avaliações individuais de português e matemática para as mães. (A.P.Q.S.)
Oficina pesquisa de comportamento do consumidor (J&M) “Copa do Mundo”
27 de junho de 2014
A voluntária Majda, que trabalha profissionalmente com pesquisa de mercado, explicou ao grupo de jovens Junto&Misturado o interesse que as empresas têm em saber os desejos, comportamentos e sonhos das pessoas para utilizar como ferramenta de informações na tomada de decisões mais estratégicas. Foram usados muito exemplos de empresas perto da realidade local de Paraisópolis, como Nike e Coca-Cola. Explicamos também o quanto essas empresas estão interessadas em saber o comportamento da Classe C e D, por serem consideradas a nova classe média do Brasil. Majda contou sobre as várias pesquisas que já fez para a Nike, Melissa, etc. Explicou o que era ser freelancer, o que era “fazer um freela”. No final da oficina, alguns jovens se candidataram a fazer um freela para transcrever pesquisas em andamento. Isto envolverá criar um e-mail, aprender a usar o Word, exercitar algumas ferramentas digitais, cumprir prazos e no final ganhar uma graninha! Desafio a ser acompanhado com muita atenção. (M.H.A.)
Festinha dos aniversariantes do trimestre
27 de junho de 2014
Neste dia comemoramos a festinha dos aniversariantes do trimestre, ou seja, para os alunos que fizeram aniversário em abril, maio e junho. Foi um momento agradável e muito especial para nossos alunos. Assim, temos um enorme prazer em cantar “parabéns” para nossos pequenos a cada trimestre do ano. Foi uma festa maravilhosa! (A.P.Q.S)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Feirinha do comportamento
25 de junho de 2014
Hoje aconteceu nossa tradicional Ferinha do Comportamento, com materiais e objetos novos e usados, tendo como objetivo encorajar frequência, comportamento e participação das crianças nas aulas do reforço escolar. Em cada aula o(a) aluno(a) atinge uma pontuação e, no final do semestre, esses pontos são substituídos por “dinheiro” simbólico para fazer a compra na feirinha. E eles foram às compras com muito entusiasmo! (A.P.Q.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
Seminário UWC: “Tudo igual, mas diferente” – Dia 3
21 de junho de 2014
Hoje nós fizemos o festival Festa Junina na EMEI Burle Marx. Primeiro, os oficineiros recapitularam a dancinha Leco-Leco que aprenderam no dia anterior. Então desenhamos, em uma bandeira “Festa Junina”, o que faz as crianças felizes. Os alunos do UWC divertiram-se no resto do tempo assistindo a quadrilha apresentada pelas crianças do reforço escolar e uma dança sertaneja apresentada pelo grupo de jovens Junto&Misturado. Foi muito legal para nós oficineiros! É muito interessante para mim ver que a barreira da língua entre a Rachel (que não fala português) e as crianças não afetou o relacionamento. As crianças estavam sempre muito pacientes ao tentarem se comunicar com Rachel e também experimentaram alternativas criativas como usar o pouco espanhol que sabiam ou ações para transmitir suas idéias. (L.B.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
Seminário UWC: “Tudo igual, mas diferente” – Dia 2
20 de junho de 2014
Hoje os estudantes do UWC Lud, Kelly e Rachel ensinaram às crianças a dança do Quênia, que foi bem apreciada, pois envolve movimento ativo. As crianças ensinaram aos oficineiros uma dança atual brasileira: Lepo Lepo. Foi um intercâmbio cultural através de uma linguagem comum: a dança. Nós também fizemos várias atividades levando os alunos a refletirem sobre o que eles aprenderam, como escreverem os seus pensamentos em post-its e reunirem-se em um círculo, passando a bola para o outro e dizendo uma coisa que cada um aprendeu. (R./L.B.)
Seminário UWC: “Tudo igual, mas diferente” – Dia 1
18 de junho de 2014
Hoje, na Casa da Amizade, os estudantes do UWC Ludmila, Rachel e João realizaram atividades para ensinar diversos aspectos culturais, tradições e normas de diferentes países – Itália, China, Irã, Quênia, Cingapura e Brasil. Nós lhes ensinamos as várias formas de cumprimento, algumas práticas culturais e algumas palavras em suas línguas. Foi interessante ver as crianças ficarem muito animadas sobre a aprendizagem das diferenças e semelhanças entre as outras culturas e as suas próprias. Também tivemos uma atividade em que eles tinham que pensar sobre a paz, questionando o que a paz significa para eles. Depois disso, eles se engajaram em uma situação de guerra entre Brasil e Cingapura, onde tiveram que desenhar o que a guerra significou na parte traseira de um papel, e então sentimos a atmosfera infeliz. A partir desta atividade, eles entenderam que a paz é algo positivo e que o mundo trabalha para alcançá-la. (R./L.B.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Infantil “Copa do Mundo”
14 de junho de 2014
Com a presença de crianças formando um pouco mais que um time de futebol, a oficina foi muito boa. Aprenderam que 32 países participam da Copa do Mundo. O mapa mundi foi ponto positivo. Enquanto Beth cantava uma letra e pedia a lista dos países participantes da Copa, João e Pedro davam dicas de como descobrir no mapa mundi estes países. Helvio e Ana Paula deram informações sobre os países que iam sendo identificados e escritos na lousa. Até marcamos na lousa estrelas correspondentes à quantidade de Copas ganhas por cada pais; as 5 estrelas do Brasil foram desenhadas com orgulho. Tivemos também uma brincadeira sobre as capitais de alguns desses países e sobre comida típica, que foi desde a feijoada brasileira à lasanha italiana. (E.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Infantil “Sabor da lua”
07 de junho de 2014
Sábado de sol na acolhedora Casa da Amizade; um mistério ronda os animais e nos deixa muito curiosos… “Qual é o sabor da lua?” Buscamos a resposta na história contada pela voluntária Joyce, com apoio contagiante das crianças, que participaram cantando e tentando adivinhar o que trazia de surpresas essa história encantadora. Descoberto o segredo, brincamos alegremente, criando animais malucos e inventando sons e gestos para eles, o que foi muito divertido. Em seguida, a oficina pedagógica não perdeu a ludicidade e envolveu o tema numa cruzadinha, onde as crianças aprenderam e se divertiram, descobrindo a escrita dos nomes dos animais da história. Finalizando, fizemos um desenho coletivo, expressando o melhor da história na visão de cada um. (L.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Infantil “Masculino e Feminino”
31 de maio de 2014
Foi animada a conversa sobre o masculino e feminino; as crianças não hesitaram em participar comentando sobre as versões masculinas ou femininas de seus nomes, por exemplo. Foi explicado que há substantivos que pertencem ao gênero masculino e outros ao feminino, que há artigos (o-um, a-uma) para diferenciá-los, que algumas palavras tem apenas uma forma para ambos os gêneros (estudante), outras tem duas formas distintas (boi e vaca), outras só um artigo para ambos os gêneros (a criança). Caça-palavras, jogo da memória e bingo foram algumas das atividades usadas para aprender brincando! (A.J./M.C)
Passeio das mães: sítio
17 de maio de 2014
Ficamos muito gratos ao casal Cleusa e Pim Schouten por terem recebido tão bem em seu sítio PIMUSA em Piracaia um barulhento ônibus lotado de mulheres da Casa da Amizade! Foi um passeio que vai ficar marcado não só para as 5 voluntárias, mas principalmente para sempre na mente e corações das 45 mães da comunidade. Todas gostaram muito do sítio, piscina, pomar, bingo, conversas e risadas; curtiram o churrasco (que graças a Cleusa não queimou, compensando a inexperiência das voluntárias novatas no ramo), mas principalmente o amor, carinho e atenção que os anfitriões tiveram conosco. Programa sem crianças, pois essas mães merecem! (L.A.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Oficina Infantil “Massinha das mãos”
10 de maio de 2014
(E.S.)
Oficina Infantil “Escravos de Jó”
03 de maio de 2014
Jó é um personagem bíblico que possuía uma grande paciência – daí a expressão “Paciência de Jó”. Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do-mato. O mais difícil de explicar às crianças foi o que seria o caxangá; a monitora da oficina disse achar que se trata de uma espécie de crustáceo (caranguejo) que os escravos “juntavam”. A cantiga vem sofrendo e ainda sofre modificações em seus versos de estado para estado. Na oficina, desenhamos e escrevemos os nomes dos instrumentos usados na capoeira e ensinamos as crianças a jogar “Escravos de Jó” com caixinhas de fósforos com ritmo bem marcado. O grand finale foi um torneio geral, com emocionante final entre as monitoras Luana e Monica. (M.A.F.M.)
História da Bahia: apresentação de dança afro e maculelê
29 de abril de 2014
O Núcleo de Cultura do CÉU Paraisópolis promoveu às 20h o espetáculo “História da Bahia” para comemorar o Dia Mundial da Dança. Alem de liderar um grupo de 5 bailarinos da comunidade em uma coreografia de dança afro e maculelê, Thais Prado convidou 13 alunos de nossas aulas de Danças Populares para participar das cenas de maculelê com vigorosos golpes de bastão. O clima de palco e coxia foi diferente e gostoso para nossos jovens guerreiros! (T.P.)
Junto&Misturado: Jogos eletrônicos
26 de abril de 2014
14 jovens do J&M tiveram o prazer de receber na Casa da Amizade a visita de Guilherme, especialista na concepção de jogos eletrônicos e ex-colega de trabalho Microsoft da voluntária Thais. Ele fez uma apresentação ppt sobre a criação de jogos eletrônicos e presenteou a Casa da Amizade com o famoso console de videogames X-Box. Interessante ouvir o depoimento de um profissional cuja carreira cresceu numa área ligada à tecnologia da informação e ao lazer, dois dos assuntos preferidos de nossos jovens. Obrigada, Guilherme! (T.R.)
Curso de Técnicas Artísticas para Educadores
22 de abril de 2014
Nossa educadora Thais Prado, que dá aulas de Danças Populares, participou hoje de um treinamento no Instituto Filantropia com a musicoterapeuta Mara Paixão. O foco do curso foi atuar com crianças e adolescentes, apresentando e discutindo repertórios, procedimentos e recursos didáticos disponíveis para a educação por meio da arte (teatro, música e artes plásticas). Técnicas interessantes sobre como contar histórias, como montar uma peça teatral, jogos e brincadeiras sonoro-musicais. Vale registrar a avaliação final de Thais sobre o curso: “Foi um complemento à minha graduação de Artes Cênicas que estava faltando, foi um salto!”. É isso aí Thais, salte mesmo… (M.A.F.M.)
Oficina Infantil “Bingo”
19 de abril de 2014
Quem disse que bingo é coisa da 3ª idade? Nesse sábado as crianças mostraram que não só jogam muito bem o bingo, mas também entendem muito bem de outros jogos de apostas e torcem junto com suas famílias para que um dia a sorte bata em suas portas e ganhem um desses jogos de azar. Ou será de sorte? Sorte ou azar, nossas crianças se divertiram muito com quatro rodadas de bingo, valendo bis! Além da competição saudável, as crianças puderam mostrar o quanto estão bons em matemática: localização em tabela de dupla entrada e reconhecimento de números altos. Parabéns aos ganhadores! (L.A.)
Passeio ao Parque Villa Lobos
12 de abril de 2014
Nossa cidade anda muito carente de chuvas mas ficamos felizes com o tempo seco deste sábado em que um grupo de 40 crianças curtiu o passeio no Villa Lobos. Coincidentemente o Parque sediava uma corrida patrocinada por uma grande empreiteira e porisso rolou muita comidinha “na faixa”: salada de frutas, sanduíche, suco, etc. Resultado: o lanche que a Casa da Amizade tinha levado ficou quase intacto! Exceção feita ao bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro, que fez muito sucesso… Várias voluntarias se esbaldaram na ginástica aeróbica coletiva enquanto as crianças brincavam no playground, se esforçavam no basquete, faziam pintura de rosto e até de cabelo. Interessante o comentário de Del: “É tão gostoso ficar assim ao ar livre num lugar bonito que a gente até esquece os problemas…” (M.A.F.M.)
Oficina Infantil “Internet segura”
05 de abril de 2014
Foi uma manhã de vírus – não, não o vírus da gripe, e sim o da internet. Uma deliciosa discussão sobre o mundo online: como evitar vírus, como estudar, como se relacionar com os amigos e até as diferenças de como escrever na internet, na escola e no trabalho. Tivemos alguns “atores” que fizeram um belo teatro encenando o perigo de não se proteger nas redes sociais e já podem se inscrever para um lugarzinho no Projac…(W.D.)
Festinha dos aniversariantes do trimestre
28 de março de 2014
Foi com muita alegria e satisfação que comemoramos hoje a festinha dos aniversários de nossos alunos do reforço escolar que fizeram aniversário no trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2014). Ao lado de um bolo apetitoso, dava para ver o brilho no olhar de cada uma de nossas crianças. Elas tiveram o prazer de ir à frente apagar a velinha e ouvir a cantoria “Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”. (A.P.Q.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Oficina Infantil “Vidro”
22 de março de 2014
Participaram 13 crianças (6 de 6 a 8 anos e 7 a partir de 9 anos). Todas se mostraram interessadas desde o aquecimento, passando pelo filme, a atividade de escrita e finalmente o trabalho com potes de vidro, que foram decorados com flores, borboletas, peixes e galinhas. Ficaram lindos. Quando as crianças terminaram a oficina, tivemos a curiosidade e interesse das voluntárias da Casa da Amizade, que também quiseram aprender como decorar vidro; isto aconteceu depois de elas terem “espiado” o filme e terem aprendido sobre a origem do vidro e suas mil e uma utilidades. (E.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
Oficina Infantil “Cidadania”
15 de março de 2014
(E.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Infantil “Carnaval”
01 de março de 2014
“Ô Abre Alas que eu quero passar…”. Sábado bastante animado em nosso Bloco Carnavalesco Unidos da Casa da Amizade! Na parte pedagógica, após a leitura e escrita de texto com tema relacionado ao Carnaval, fizemos uma breve abordagem sobre seu significado e os famosos desfiles das Escolas de Samba e trios elétricos. As crianças se divertiram com o samba e marchinha de carnaval com direito ao desfile do bloco usando fantasias, máscaras e muito barulho com instrumentos mirins e garrafas Pet com feijão. O baile de carnaval foi um sucesso! (A.P.Q.S.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Junto&Misturado “Balanço”
22 de fevereiro de 2014
(M.S.)
Passeio infantil para Santos 2014
15 de fevereiro de 2014
O filtro solar que tínhamos reservado infelizmente não foi necessário. A chuva fina e esparsa na Baixada Santista não tirou o ânimo das 37 crianças que curtiram a praia depois da visita ao Aquário. A temperatura da água estava gostosa e permitiu muita folia; barraca de sol virou barraca de chuva! (A.P.Q.S.)
Passeio Junto&Misturado: grafites de SP
08 de fevereiro de 2014
(M.A.)
Capacitação pedagógica/Planejamento da Mostra Cultural 2014
02-03 de janeiro e 07 de fevereiro de 2014
A consultoria de coaching pedagógico Educare trabalhou novamente este ano com os educadores da Casa da Amizade no planejamento anual de cada segmento pedagógico (reforço escolar, esportes, dança e grupo Junto&Misturado) e da Mostra Cultural de Paraisópolis que acontecerá em set/14. Em janeiro, Daniela trabalhou individualmente com Ana Paula. Do complemento, realizado em fevereiro, participaram também Michelle, Majda e Thais. Foram eventos importantes para a integração da equipe e para a eficácia de nosso trabalho. (M.A.F.M.)
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
Oficina Infantil “Volta às aulas”
01 de fevereiro de 2014
Mais um ano começando e nada melhor do que reencontrar os amigos, conhecer o novo grupo, novos professores, escola e sala de aula. Além de todas essas boas surpresas que nos esperam na volta às aulas, as crianças têm uma outra preocupação: organizar a mochila para mais um ano de aulas. Qual criança não gosta de ter cadernos novos, estojo com lápis de pintar, canetinhas, borrachas, apontadores? Nossa oficina de hoje proporcionou às crianças a customização dos seus lápis de escrever. Foram criados canetas e lápis com cachorrinhos, borboletas, florzinhas e outros. Agora é só esperar as aulas começarem e tirar 10 em todas as matérias. Boas vindas aos nossos alunos! (L.A.)
Oficina Infantil “Cofre e Tio Onofre”
18 de janeiro de 2014
Retomamos o tema do livro “A operação do Tio Onofre” de Tatiana Belinky, cuja apresentação tínhamos assistido levando 40 crianças ao palco do Teatro SESC Consolação em 07/dez/13. Neste sábado um grupo atento de 16 crianças ouviu a história contada por Luana com o apoio das belas ilustrações do livro. Os exercícios envolveram identificar rimas entre objetos da casa e nomes de pessoas, finalizando com um jogo em que cada grupo apresentava o “enigma” para os outros grupos adivinharem. P.S.: O fim do enredo policial do livro não vou contar, assim quem sabe o leitor deste site se anima a ler o livro… (M.M.)
Planejamento 2014
10 de janeiro de 2014
Freiada de arrumação, como diriam os baianos. Pela oitava vez consecutiva, iniciamos o ano com uma tarde intensiva em que dez voluntários se dedicaram ao retrospecto das atividades de 2013 e a consolidação de planos para 2014. Além do sumário das atividades já desenvolvidas há bastante tempo – como reforço escolar, esportes, feira, gestantes – tivemos uma apresentação muito interessante sobre o programa de jovens “Junto&Misturado”, implantado no segundo semestre de 2013. Neste programa, Majda e Michelle funcionaram como educadoras sociais, promovendo 10 oficinas, 2 passeios externos e 3 festas para um grupo de 25 adolescentes. A Tesoureira apresentou o relatório financeiro de 2013 e a previsão de receitas/despesas para 2014. A parte final da reunião foi dedicada ao histórico da questão fundiária da Casa da Amizade, os fatos sobre a relocação para instalações provisórias em 1/08/14 (em decorrência do Plano de Urbanização de Paraisópolis) e os próximos desafios relacionados à formalização pela PMSP do terreno definitivo para futura edificação da Casa da Amizade. (M.A.F.M.)