Um grupo de educadores da Casa da Amizade visitou hoje o Museu da Imagem e do Som (MIS), onde estava sendo exibida a exposição “A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner”. O tema é abordado através do relato da história real de um sobrevivente polonês radicado no Brasil, que em 2024 completaria 100 anos. Curiosamente Júlio era nascido na Cracóvia, mesma cidade dos pais de nossa querida educadora Susane, que tem dado apoio psicopedagógico a alguns alunos da Casa da Amizade.
Trata-se de uma exposição muito bem elaborada e dimensionada, que nos leva com fidedignidade aos horrores sofridos por quem vivenciou esse episódio triste e lamentável da história da humanidade. Apesar de forte e impactante, se faz muito necessária porque é preciso conhecer a história para não repetir seus erros.
Um dos objetivos da visita era verificar se a mesma estaria adequada aos nossos alunos mais velhos, que na aula de leitura estão trabalhando o livro “O menino do pijama listrado”. Concluímos que é sensata a classificação indicativa da exposição (16 anos) pois, além de se tratar de um tema extremamente sensível, a forma como a exposição se apresenta faz com que aflorem sentimentos de tristeza e desolação; avaliamos que seria muito difícil lidarmos com esses sentimentos que provavelmente os alunos experimentariam. (M.C.A.B.)