Agito nas Férias jan/23

O  Agito nas Férias é um evento planejado pela Casa da Amizade com duração de duas semanas no período de férias escolares. Nosso propósito é ofertar para mais de 50 crianças e adolescentes o direito de brincar e realizar práticas corporais, além de trabalhar questões socioemocionais por meio de brincadeiras, atividades recreativas, esportivas e culturais.

Nesta quinzena de janeiro preparamos diversas atividades esportivas, recreativas e lúdicas, incluindo alguns passeios pelo território de Paraisópolis. Neste interim os professores de Apoio Escolar estavam em atividades de formação tecnica e planejamento pedagógico detalhado.

Iniciamos a semana de 10/jan com um resgate de brincadeiras antigas como pião, corda, elástico, cinco marias entre outros. O interessante é que aprendemos formas diferentes de brincar com os mesmos objetos, já que cada criança traz uma cultura diferente.

Um de nossos passeios recreativos foi para a Arena BTG, localizada na Av. Major Silvio de Magalhães Padilha, 16.741, onde tivemos diversas atividades pré-desportivas de tênis e o jogo propriamente dito, alem de algumas modalidades pouco tradicionais como arco e flecha. Trata-se de uma parceira com o Instituto Esperança so Amanha e a van que leva as crianças até lá, disponibilizada pelo CIEE, é outra alegria na farra do trajeto curtinho.

A atividade “Missão quase impossível” foi um sucesso; divididas em cores, cada equipe fez 10 (dez) desafios para que seu adversário cumprisse, estimulando a coletividade e construção de vínculo. Ao fim do dia todos cumpriram os desafio e somaram pontos.

Estafetas são percursos com desafios motores e cognitivos, estimulando a prática de atividade física. No mesmo dia tivemos variações de queimada como: Queimada Jokenpô; Queimada Coração; Queimada Cone. O objetivo principal foi fomentar a coletividade, construção de estratégias e a coordenação motora em geral.

Infelizmente tivemos que abortar o plano de uma visita à piscina do CEU Paraisópolis pois o equipamento estava compromissado com uma atividade interna. Voltaremos!

Tivemos tambem na quinzena um passeio a pé para o Parque Paraisópolis, onde fizemos diversas atividades de gincana: ovo na colher; carrinho de mão; corrida do saci e cabo de guerra. Tudo isso em um ambiente arborizado, com diversas aves e direito a um piquenique final em volta da árvore. Dizem que lá as vezes aparece cobra (certa vez foi no colo de uma professora!) mas não vimos nesta visita…rs

No torneio de futsal “todos contra todos”, as crianças tiveram autonomia para escolher os times, mesclando idades e gênero. Enquanto isso, estavam acontecendo outras atividades para os alunos que não participaram do campeonato.

Usando a mesma dinâmica do torneio de futsal, fizemos o torneio de vôlei.

Para finalizar com chave de ouro propusemos um caça ao tesouro por toda Casa da Amizade e logo depois atividades com bexiga e água (corrida com bexiga na perna; corrida com bexiga nas costas em dupla; guerra de bexiga com água; quiz com bexiga de água). Conseguimos trabalhar o respeito com o corpo do próximo, o raciocínio lógico, a estratégia, a coletividade e a construção de vínculo. Foi um bom aquecimento para o retorno ao programa de Apoio Escolar que começou na semana seguinte. (K.F.O.)