maos_criancas

Voluntariado

Nós, da Casa da Amizade, esperamos por muitas novas amizades. E que essas amizades também possam ser traduzidas em apoio como voluntariado. Os voluntários são encorajados a colaborar em atividades nas quais se sintam úteis, desde que alinhadas aos objetivos gerais do projeto.

Nos tempos pre-pandemia, houve quem liderasse oficinas infantis aos sábados. Houve quem trouxesse um violão para cantar com as crianças e também quem cuidasse de cortar cabelos infantis. Houve um estudante de arquitetura alemão que, durante seu estágio de 6 meses no Brasil, construiu um balanço de madeira e pneus que fez sucesso entre a criançada. Houve quem cuidasse de entrevistar e orientar as gestantes, muitas delas ainda adolescentes. Houve quem ministrasse aulas de capoeira para jovens. Houve quem voluntariamente projetasse nossas instalações e quem fizesse os cálculos de engenharia requeridos. Houve quem gentilmente montasse nosso primeiro site há 20 anos! Pequenas parcerias também foram importantes. Um cabeleireiro da Granja Julieta, por exemplo, contribuiu durante anos com as revistas usadas por sua clientela para uso de crianças e jovens.

Na fase de pandemia, o foco foi a captação de voluntários para fornecer tutoria telefonica 2-3 vezes por semana durante ~1h, orientando crianças no uso das plataformas digitais (Google Sala de Aula, Centro de Midias de SP) e na execução das tarefas escolares. Voluntários de todas as idades a partir dos 16 anos participaram do Projeto SE LOGA, Paraisópolis.

Hoje em dia há quem ofereça seu talento para fazer a cobertura fotográfica das instalações e dos eventos. Há quem sue a camisa atuando como monitor nos passeios, as vezes ficando muitas horas numa piscina fria porque a meninada insiste em não se importar com o frio para não perder um minuto da diversão! Há quem ajude a preparar o lanche das crianças da comunidade em eventos. Há quem cuide de organizar o bazar. Há crianças ricas que abdicam de ganhar presentes de aniversário para reverter o benefício em prol das atividades da Casa da Amizade.  Há quem batalhe para arrecadar os prêmios com que são homenageados os alunos mais assíduos e participando há mais tempo na Casa da Amizade. Há quem nos ofereça assistência juridica pro-bono. 

Também serão muito bem recebidos em 2024 voluntários que se disponham a desenvolver recreação para as crianças nas manhãs de sábado, como por exemplo, trabalhos com argila e pintura, coral, teatro, etc.

Temos urgência de muitas coisas… Precisamos de carinho, de atenção, de calor humano, de alguém que queira ouvir, que queira cantar, que oriente… Que queira brincar, por que não? Você terá em média umas 15 crianças querendo lhe dar amor todo sábado pela manhã!

Estamos aguardando o seu contato e a sua ajuda. Você, voluntário, é muito importante para nós e será muito bem-vindo à Casa da Amizade! Se você já confirmou sua presença, sugerimos dar uma olhada nos guias em anexo – eles ajudarão a tornar sua participação bem mais produtiva. 

Para se cadastrar como voluntário você precisa por favor nos mandar preenchidos/assinados 2 documentos: a Ficha de Cadastro de Voluntário e o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário. Para enviar por favor use o formulário de cadastro abaixo, através do qual você conseguirá a qualquer hora fazer upload dos 2 documentos. Bem vindo!

Ficha de Cadastro de Voluntário

Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário

Projeto SE LOGA, Paraisopolis – Manual do Tutor Remoto – r3

Guia do Voluntário (PDF – 57 KB)

Guia de Líder de Oficina Infantil (PDF – 22 KB)

Guia de Líder de Passeio Infantil (PDF – 17 KB)

Guia de Líder de Bazar (PDF – 63 KB)

Guia de Líder de Sessão de Gestantes (PDF – 63 KB)

Guia de Entrevista em Sessão de Gestantes (PDF – 60 o3