maos_criancas

Atividades atuais

Apoio escolar

Constatada a expressiva carência demonstrada por muitas crianças da região nos aspectos de alfabetização, expressão escrita e raciocinio lógico, desde 2006 a Casa da Amizade vem oferecendo aulas de apoio escolar, voltadas prioritáriamente para crianças na faixa de 6 a 14 anos. As aulas (3 h/dia, 3 vezes por semana, nos períodos da manhã e tarde em regime de contraturno) abrangem cerca de 140 alunos e são conduzidas por professores moradores do território. Um lanche comunitário é oferecido como parte da rotina de cada aula. Em 2023, temos 7 turmas multisseriadas (quatro de manhã e três à tarde) com cerca de 20 alunos cada, com foco em Português e Matemática.

Na lista abaixo estão indicados os documentos que devem ser trazidos pelo responsável pela criança no momento da matricula.

Na fase inicial da pandemia do COVID-19 as aulas foram suspensas e em abril/20 passamos a atender nossos alunos da Casa da Amizade com tutoria telefonica (2-3 vezes/semana durante 1 hora aproximadamente) para o ensino emergencial remoto, em que as escolas públicas ofereciam quase exclusivamente aulas assincronas, com a carga de atividades inseridas na plataforma Google Sala de Aula. Chegamos a dobrar o apoio escolar remoto ao incorporar tambem irmãos e vizinhos de nossos alunos, além de estudantes indicados por escolas parceiras que não estavam conseguindo avançar nas tarefas escolares naqueles tempos de pandemia. Isso constituiu o Projeto “SE LOGA, Paraisopolis”, em que cerca de 40 tutores voluntários apoiavam nossos alunos por telefone. A partir da retomada presencial em out/20 fomos gradativamente aumentando o numero de atendimentos presenciais e apoiando os alunos no retorno às escolas. Faziamos monitoramento diário do % de tarefas realizadas por cada aluno no GSA. No segundo semestre de 2021 incorporamos a nossas instalações uma terceira sala de aula atraves de um container sobreposto. Esta transição se alongou até o final de 2021. Em 2022 as escolas publicas não mais publicavam tarefas na platafoma Google Sala de Aula e o contraturno da Casa da Amizade ficou exclusivamente presencial com carga semanal de 9 horas.

Previous slide
Next slide

Impulso Alfa

A todos os alunos entrantes na Casa da Amizade aplicamos uma sondagem silábica. Fazemos tambem a gravação de sua voz na leitura de um texto simples. Entre os alunos de 3a a 9a série, a dramática constatação local é que cerca de 38% deles ainda não está alfabetizado. Para estes casos criticos de crianças que não se alfabetizaram na idade correta, oferecemos a opção de aderir ao “Impulso Alfa”, um progama de dois dias adicionais de atividades pedagogicas por semana: 3as e 5as, no periodo da manhã e da tarde (durante 1,5,h cada sessão).

Esportes

Na Quadra da Amizade são oferecidas todas as terças e quintas aulas de esportes para crianças e adolescentes, lideradas por professor de Educação Física, tambem morador de Paraisópolis. São atendidas prioritariamente as crianças que participam das atividades de apoio escolar. As aulas não tem a pretensão de formar campeões mas a de promover jogos cooperativos em que as crianças, além do lazer e do aperfeiçoamento de habilidades motoras, desenvolvam respeito pelos colegas e pelas regras propostas.

Previous slide
Next slide

Danças Populares

Sob liderança de experiente bailarino da comunidade, aos sábados de manhã a Casa da Amizade oferece aulas de Dança Populares para mulheres, sejam elas mães de alunos de outros programas da instituição ou não.   Elas tem em média 47 anos e se auto-denominam Grupo Unidança em  apresentações locais, como por exemplo no Sarau de Paraisópolis, organizado por um coletivo local de jovens. Seguem dedicadissimas aos ensaios das coreografias, frequentando com muita assiduidade as aulas que começam logo cedo (8:00). Nem a pandemia abalou esta incrivel resiliencia! No momento estão gravando um clip para ser exibido na XVIII Mostra Cultural de Paraisopolis (16/set/23), que acontecerá de forma virtual.

Previous slide
Next slide

 Inglês

Na grade semanal de atividades da Casa da Amizade é oferecida uma aula de ingles à tarde nas 3as feiras (15:15) para 15 alunos de 10 a 13 anos. As aulas trazem sempre um aspecto lúdico e utilizam a interatividade e desafios como ferramentas de ensino. Jogos, competições, teatro, música, dança e projetos artísticos são algumas das estratégias utilizadas. 

 

Projeto Chega Mais

Desde 2022 a Casa da Amizade estabeleceu uma parceria (que muito nos orgulha!) com a Prof Olivia Pena Moraes, cujo projeto educacional (inicialmente chamado de “Nosso Curso) tem o intuito de ajudar a complementar as disciplinas do Ensino Médio para estudantes de Paraisópolis; alguns assuntos que os alunos já podem ter visto nas escolas são abordados no projeto, de forma mais minuciosa. Das atividades exclusivamente de Matemática nas manhãs de sábado, o projeto evoluiu em 2023 para outras disciplinas nas tardes de terças e quintas-feiras, agora com o nome “Chega Mais”. A Casa da Amizade acolhe cedendo uma sala de aula.

No Chega Mais, são abordados os temas do 1° ao 3°ano do Ensino Médio e as formas com que esses temas podem cair nos vestibulares, dando assistência aos alunos. Além disso, muito do que é visto em sala de aula é repassado resumidamente para a página do Instagram (@chegamais_paraisopolis) com a intenção de impactar outros estudantes, além daqueles que estão presencialmente na sala de aula da Casa da Amizade.

Artes 

Atividades artisticas lideradas por uma artista plástica são incluidas no Agito nas Ferias e ocasionalmente tambem durante o semestre escolar: pintura de telas, de materiais ceramicos, de telhas, etc…  

Oficina infantil (atividade temporariamente suspensa)

Oferecemos semanalmente aos sábados uma manhã de atividades diferenciadas para cerca de 10-12 crianças. As atividades são iniciadas com uma fase de aquecimento de 10 a 15 minutos em torno do tema central (ex: água, animais, pipas, etc). Através de uma discussão em grupo, o líder procura coletar e democratizar os conhecimentos que as crianças já possuem sobre aquele tema. Na sequência, é desenvolvida uma atividade pedagógica geralmente envolvendo exercício de expressão escrita e buscando identificar dificuldades de alfabetização ou lógica matemática. Nesta etapa as crianças trabalham individualmente ou em grupos de 4. A parte lúdica, associada ao tema central da oficina, envolve sessões de pintura, argila, colagem, artesanato com linhas, miçangas, origami, reciclagem, educação física, cantigas de roda, cartões comemorativos, etc. Essas atividades visam maior integração entre as crianças da comunidade em trabalho cooperativo, bem como seu desenvolvimento individual. Fortalecem-se também os vínculos com os voluntários que atuam como monitores. A dinâmica é planejada de forma que cada voluntário se dedique a um grupo de 3 ou 4 crianças. Os voluntários da Casa da Amizade acreditam que o convívio amistoso entre crianças e voluntários, que se processa nestes encontros, estabelece uma relação de confiança que permite aos voluntários sinalizar alguns valores importantes, tais como questões de cidadania e auto-estima (lixo no lixo, respeito às limitações dos mais fracos, assiduidade na escola, empenho nos estudos, etc).

Passeios externos

Buscando oferecer às crianças do Grotão a oportunidade de percepção também do ambiente externo à comunidade de Paraisópolis, organizamos 3 passeios anuais a pontos turísticos ou de interesse da cidade. São visitados museus e parques, cujos temas também possam ser trabalhados posteriormente nas aulas e oficinas infantis. Em geral é grande o entusiasmo das crianças pelos passeios: todo mundo gosta de arejar! Bimestralmente organizamos uma “expedição” a pé com o grupo das crianças menores para irmos visitar a biblioteca do Pro-Saber, um lindo espaço na comunidade em que se pode usufruir de uma contação de histórias divertida. O ponto alto do retorno da “expedição” é a parada na feita para comer pastel….

Programa de apoio às gestantes (atividade descontinuada em 2023)

No último sábado de cada bimestre (meses impares) são acolhidas as gestantes da comunidade em esquema de livre demanda. São entrevistadas e participam de rodas de conversa. No Módulo I são cobertos os assuntos relativos aos sintomas da gravidez. No Módulo II são abordados temas como sinais de parto, aleitamento materno e planejamento familiar. O material didático foi gentilmente cedido pelo Programa Einstein na Comunidade. Para ter direito ao enxoval, as mães devem estar cadastradas no posto de saúde e possuírem carteira de saúde com o acompanhamento pré-natal regular, além do cadastramento na própria Casa da Amizade e participação nos 2 módulos. São atendidas mensalmente cerca de 2-3 gestantes, das quais cerca de 30% tem até 20 anos.

Previous slide
Next slide

Bazares para a comunidade                                          https://youtu.be/SiI6Imjbwug

Os bazares realizados 4 vezes por ano (março, junho, agosto e novembro) vendem doações de roupas e utensílios usados a preços simbólicos, sendo a renda reinvestida no projeto. Além de viabilizar a obtenção de vestimentas necessárias para as famílias, os bazares constituem uma alegria, principalmente para as mães, que tem a oportunidade de usufruir do prazer tão naturalmente humano de comprar, consumir, etc. A Associação +Esperança contribui significativamente com peças de vestuário doadas pelo funcionários do Citi   

Perus de Natal

Todos os anos no mês de dezembro, desde os idos de 1997, eram distribuídas cestas de Natal para as famílias de Paraisópolis – chegamos a distribuir 1000 unidades no mesmo ano para a comunidade do Grotão, com um esforço financeiro e logístico que desafiava a equipe gestora. A partir de 2012, com o amadurecimento da reflexão sobre nossa missão social, passaram a ser distribuídos perus somente às famílias das crianças que frequentam com assiduidade comprovada o programa de apoio escolar, esportes e dança. Em 2019 foram distribuídos 100 perus doados por pessoas físicas. A partir da pandemia, as doações passaram a ser materializadas na forma de cartões de alimentação, utilizaveis no comercio local; no Natal de 2022 160 cartões de alimentação foram distribuidos às familias dos alunos e colaboradores.

Lazer

Além do parque infantil mantido pela Casa da Amizade, as oficinas infantis realizadas periodicamente sempre envolvem atividades lúdicas e às vezes até festanças! A densidade populacional de Paraisópolis é alta e as áreas verdes escassas. Daí não se poder prescindir de um espaço publico municipal maravilhoso como o parque Burle Marx, com seus mais de 130.000 m2, alem do Parque Paraisopolis (Lourival Clemente) e da Praça da Cidadania. Todo ano, a Casa da Amizade promove um passeio a pé até o Parque Burle Marx. No inicio do ano (fora da pandemia!) tradicionalmente agendamos também um dia de atividade na piscina do CEU Paraisópolis, aproveitando o auge do verão para refrescar as crianças! Informações sobre os eventos promovidos pela Casa da Amizade, motivo de alegria para a criançada do Grotão, estão descritas na seção Notícias.

Previous slide
Next slide

Feira semanal (atividade descontinuada em 2014)

Todos os sábados desde o inicio da operação da Casa da Amizade eram distribuídos à cada família cadastrada cerca de 8 kg de alimentos. Nos finais de tarde, nas sextas-feiras, um voluntário visitava inúmeros atacadistas do CEASA para viabilizar doações ou aquisição a baixo custo de legumes, verduras e frutas abundantes naquela estação do ano. Um caminhão contratado com pessoal da comunidade ia ao CEAGESP nas noites de sexta-feira e descarregava na Casa da Amizade por volta de meia-noite. Uma medida do respeito da comunidade era o fato de que, embora deixados em área completamente aberta a qualquer transeunte, ninguém tocava nos caixotes de alimentos até a distribuição na manhã de sábado, em que os alimentos, dispostos em semi-círculo, eram distribuídos pelos jovens e crianças da comunidade. Exercitava-se neste momento a capacidade de organização, o senso de justiça na partição e o respeito ao próximo. Os voluntários da Casa da Amizade acreditam que a distribuição de legumes e verduras funcionou de alguma forma como indutora de hábitos alimentares saudáveis naquele período, fazendo com que a família beneficiada passasse a consumir mais verduras do que antes, estimulada a experimentar novos alimentos (“Catalônia? o que é isso? Vou experimentar com a receita que aquela moça ali da frente me deu…”). A redução dos desperdícios na cadeia de produção de alimentos também era entendida como contribuição positiva do projeto.

Kits de material escolar (atividade descontinuada, operou de 2007 a 2015)

A atividade de distribuição de material escolar a cada inicio de ano letivo operou durante 9 anos com trabalho de arrecadação promovido pelos voluntários da empresa Amdocs. Anualmente era feita a distribuição de kits de material escolar (pasta, cadernos, papel sulfite, lápis de cor, canetas esferográficas, lápis pretos, borrachas, cola, tesoura, régua). Chegamos a distribuir na comunidade 600 kits durante alguns anos! A partir de 2011, passamos a atender como beneficiários somente os estudantes de 6 a 14 anos cadastrados no programa de reforço escolar da Casa da Amizade. A atividade foi descontinuada a partir do período em que as escolas publicas passaram a fornecer material escolar a cada aluno no inicio do ano letivo.

Previous slide
Next slide