maos_criancas

Articulação Comunitária

Fórum Multientidades de Paraisópolis

A fim de promover sinergia na solução dos problemas da comunidade, a Casa da Amizade participa ativamente do Fórum Multientidades de Paraisópolis, que congrega as ONGs do bairro. São cerca de 30 ONGs/instuições que operam em rede, com reuniões mensais na última quinta-feira do mês, às 8:30h, nas diversas entidades, em sistema de rodízio, objetivando fortalecer os esforços para melhoria da qualidade de vida da comunidade, cuja população é de cerca de 70.000 habitantes. Tradicionalmente, uma vez por ano, a Casa da Amizade tem o prazer de sediar uma reunião mensal, o que acaba constituindo uma oportunidade para outras ONGs/instituições visitarem o Grotão. Dentro das atividades da Multi (nome pelo qual o coletivo é carinhosamente chamado), a Casa da Amizade tem há vários anos participado do Grupo de Trabalho de Educação, buscando consolidar as informações quantitativas e resultados de avaliações externas das escolas da comunidade – estaduais e municipais – bem como entender as dificuldades sentidas pelas equipes de gestão das escolas. A principal luta atual do GT é a importância de se implantar Ensino Medio DIURNO nas escolas publicas da comunidade: no momento todos os jovens de Paraisópolis de 2o e 3o ano não tem outra opção senão estudar à noite por força da falta de espaço nas escolas estaduais. A ETEC Abdias do Nascimento oferece EM diurno porém menos de 20% de seus alunos são de Paraisopolis. Tambem o atendimento escolar em periodo integral é demanda legitima ainda muito longe de ser atingida. Cabe destacar que em Paraisópolis a grande demanda por creches públicas foi recentemente atendida através de um significativo aumento de creches conveniadas, algumas externas à comunidade. Com quase 29 anos de existência, a Multi tem lutado continuamente por estas e outras questões relativas à qualidade da educação de nossas crianças.

Mostra Cultural de Paraisópolis

Desde 2009 a Casa da Amizade vem participando da Mostra Cultural de Paraisópolis, uma iniciativa anual que envolve todas as escolas e entidades voltadas à educação da comunidade. A experiência tem sido muito gratificante, com uma exposição de trabalhos em sala dedicada e uma apresentação de palco (veja em Notícias). Com grande expectativa, a Casa da Amizade prepara-se para participar mais uma vez na XVIII Mostra, a ser realizada em 16 de setembro de 2023 de forma virtual, com o tema “A Máquina do Tempo”. Entusiasmada pela magnitude do impacto da Mostra na comunidade, a Casa da Amizade topou fazer parte da Curadoria desde 2016, com participação expressiva na seleção dos encontros de formação para educadores e gestores, na gestão dos concursos de logotipo e redação, na organização das oficinas realizadas nas escolas e instituições, etc.

Conselho Gestor do Plano de Urbanização de Paraisópolis

Ao lado do Programa Einstein na Comunidade e da União de Moradores, a Casa da Amizade foi eleita em 2004 como um dos 3 representantes de ONGs no Conselho Gestor do Plano de Urbanização de Paraisópolis, que cobria a ZEIS 1- W050-CL e ZEIS 3- W001-CL, para um mandato de 2 anos. Em junho de 2007, a Casa da Amizade foi reeleita para ocupar uma das 3 vagas de representante das organizações sociais atuantes na ZEIS (Zona Especial de Interesse Social). Em maio de 2010, a Casa da Amizade foi mais uma vez reeleita como membro titular do novo conselho para o biênio 2010-2012, ao lado da Associação Amigos do Povo e da União de Moradores de Paraisópolis, sendo suplentes a Associação de Mulheres e o Skate Solidário. Em 2018, mudados os critérios de representação da sociedade civil, a Casa da Amizade foi eleita como conselheira titular representando as organizações sociais do bairro. Este Conselho é constituído por 8 membros da sociedade civil (moradores, representantes das ONGs, proprietários de terrenos do entorno) e 8 membros do poder público (secretarias de habitação, assistência e desenvolvimento social, cultura, subprefeitura do Campo Limpo, etc). Tem como objetivo a elaboração e implementação do Plano de Urbanização da região. As reuniões bimensais são abertas ao público mas sua retomada plena está pendente de providencias da PMSP. Depois de participação ininterrupta durante quase 20 anos, em 2023 os critérios de elegibilidade foram alterados conforme o atual Plano Diretor da Cidade de SP para encorajar renovação dos quadros. Neste momento os conselheiros antigos (tais como a Casa da Amizade e algumas lideranças locais tradicionais) deixaram de ter assento oficial neste CGUrb mas continuam “antenadas” acompanhando os trabalhos/mobilizações.

Grupo Articulador da Plataforma dos Centros Urbanos UNICEF (encerrado)

De 2009 a 2011, como parte de uma rede organizada pela UNICEF nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba e direcionada às questões da criança e do adolescente, formou-se em Paraisópolis um Grupo Articulador. Dele faziam parte 5 entidades, dentre as quais a Casa da Amizade, o Programa Einstein na Comunidade, o Espaço Esportivo Bovespa e o Skate Solidário. O G.A. optou por tratar prioritariamente da região mais vulnerável de Paraisópolis, o Grotão, no qual está inserida a Casa da Amizade.