Férias em Movimento

Pensando no direito ao esporte e lazer, planejamos para o período de férias de Julho, durante o período de recesso da escola regular e do programa de Apoio Escolar da Casa da Amizade, duas semanas de esportes recreativos e brincadeiras. Para nossa faixa etária de 7 a 14 anos montamos uma grade ampla com atividades variadas para contemplar a todos. Nosso objetivo foi proporcionar momentos de ludicidade, lazer e bem-estar, por meio de atividades esportivas e recreativas, como jogos, brincadeiras e atividades culturais, estimulando os aspectos cognitivos, sócio-afetivo e motor.

1o dia: foi pensado no resgate de brincadeiras antigas e regionais, como por exemplo: pião, bolinha de gude, amarelinha africana entre outras brincadeiras, sempre trazendo a origem e explicando para os estudantes sobre suas raízes, assim transmitindo e trocando conhecimento.

2o dia: ainda com a proposta de resgate de brincadeiras expandindo conhecimento cultural, trouxemos brincadeiras não tão antigas, porém que alguns de nossos alunos nunca haviam brincado, como amarelinha e “cidade acorda“. Eles amaram a farra, eufóricos particularmente pela chance de mediar a brincadeira “cidade acorda“.

3o dia: tivemos a proposta do jogo “missão quase impossível” para motivar a realização dos desafios coletivos e individuais com a construção de estratégias.

4o dia: foi dedicado ao tradicional pega-pega e suas variações, como por exemplo: pega-pega gelo, americano, corrente, nunca três e etc. Tivemos tambem uma oficina de pintura na telha. 

5o dia: em um passeio para apropriação de territorio, fomos a pé até o Beco Visceral, localizado na própria comunidade de Paraisópolis. Trata-se de galeria de fotograifa que conta com diversos retratos/ fotos dos becos e vielas ao nosso entorno e seus moradores. As crianças ficaram encantadas com as fotos; o fato das crianças conhecerem a maioria dos lugares fotografados deixou tudo mais especial. Tivemos a vivência de conhecer e tocar nas câmeras, desde as mais antigas até as câmeras atuais – nossos estudantes amaram a experiência.

6o dia: começamos nossa segunda semana com uma atividade recreativa – boliche humano – uma brincadeira que as crianças adoram.

7o dia: foi da tão tradicional queimada, porém com variantes como queimada líder, queimada abelha-rainha, queimada frisbee (uma adaptação criada por uma de nossas educadoras). Além de divertido, podemos trabalhar coordenação motora, estratégia e trabalho em equipe.

8o dia: dedicado a um torneio de futsal. As crianças já chegaram super animadas e deixamos elas trabalharem o livre-arbítrio – elas próprias escolheram os times e decidiram as regras do torneio.

9o dia: desta vez foi um torneio de vôlei para contemplarmos as preferencias diversificadas do grupo. Na mesma filosofia do torneio de futsal, nossos estudante criaram seus times e decidiram as regras do torneio.

10o dia: para fecharmos com chave de ouro a programação doFerias em Movimento, tivemos mais um passeio no território. Com intenção de nos apropriamos das áreas de lazer de nossa comunidade, fomos visitar a piscina do CEU Paraisópolis, onde as crianças aproveitaram bastante o dia de sol na piscina, com direito a piquenique com bolo, suco e fruta para repor as energias. Agradecemos a parceria do Walter, novo coordeandor de Esportes do CEU.,

Assim foram nossos dias de férias, proporcionando trocas de experiências e colocando os alunos em diferentes situações para exercitar a cooperação e responsabilidade, explorar seus limites e estimular o potencial criativo de nossos alunos.

Queremos replay em 2023! (L.R.S./A.M.S.)