Notícias de 2012

Oficina infantil “Desejo”
15 de dezembro de 2012

A oficina foi muito legal e reveladora. As crianças fizeram uma lista separando os desejos materiais dos desejos que o dinheiro não pode comprar. Contaram seus desejos para 2013 e também fatos que aconteceram em 2012 que elas não desejam que aconteçam novamente em 2013. Tivemos muitas resposta divertidas e também respostas que nos fazem refletir sobre nossas vidas. (M.S.)

Encerramento do ano letivo 2012
14 de dezembro de 2012

Neste dia foi realizada a festa de encerramento dos programas de reforço escolar e esporte da Casa da Amizade. Um belo desfile de “Pijamas” (!), com direito a músicas e aplausos, precedeu a comemoração dos aniversariantes do último trimestre de 2012, regada com um bolo apetitoso e a entrega de lembrancinhas. Para as 3 crianças mais assíduas de 2012 de cada turma, por seu empenho em participar das aulas, com sol ou chuva, foi entregue um par de tênis. As 10 crianças mais antigas do programa de reforço escolar foram contempladas com um moletom colorido, celebrando o vínculo que criamos com elas na Casa da Amizade ao longo do tempo. A festa foi um tal sucesso que ficou difícil escolher poucas fotos para ilustrar… (A.P.Q.S)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)       
(Foto 7)       
(Foto 8)       
(Foto 9)       
(Foto 10)
(Foto 11)

Oficina infantil “Amigo Secreto”
08 de dezembro de 2012

Mais um Natal se aproxima e nada melhor para comemorar esse dia do que brincar de amigo secreto. Mas você já pensou como surgiu essa brincadeira tão esperada? Em uma oficina muito animada, descobrimos que essa brincadeira surgiu como adoração aos deuses antigos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão, onde as pessoas não tinham dinheiro para comprar presentes para todos e se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes. Depois dessa descoberta não podíamos deixar de fazer nossa troca de presentes. (L.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina infantil “Árvore de Natal”
01 de dezembro de 2012

Foi lindo ver cada criança levando para sua casa ou para alguém querido uma Árvore de Natal montada por cada um deles. Todas as faixas etárias trabalharam na montagem de sua árvore, a partir de cone de cartolina e pedaços de papel crepon verde e vermelho. Cada um escreveu ou desenhou (“pequenos”) uma mensagem de natal para sua família. Mensagens lindas de paz, amor e respeito. O prêmio da oficina foi ouvir Rafael de 5 anos dizer “Professora, eu estou caprichando para minha árvore ficar a mais bonita”. As árvores ficaram lindas, todas. Houve quem, além da sugestão básica de montagem de “pelotas de papel coladas no cone de cartolina”, foi criativo e trouxe ideias novas, lindas e decorativas. Obrigada a todas essas crianças pelo espírito de natal que reviveu dentro de cada um dos monitores. (E.M.)

Consulta oftalmológica
24 de novembro de 2012

Com a incansável energia de nosso voluntário Wagner, 6 alunas do reforço escolar da Casa da Amizade passaram por consulta médica na Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha. Nossos sinceros agradecimentos à Dra Thais pela solicitude no atendimento. (M.A.F.M.)

Reunião de pais e mestres
24 de novembro de 2012

O comparecimento recorde dos pais e a boa preparação das educadoras para a reunião fizeram que o encontro semestral fosse bastante produtivo. Na primeira parte tratamos dos esclarecimentos gerais sobre o esquema do reforço escolar da Casa da Amizade e suas atividades. Na sequencia, houve oportunidade para conversar com cada uma das mães sobre o relatório escrito preparado pela educadora, sumarizando o desempenho do aluno em termos de frequência, atitude, resultado das avaliações escritas de Português e Matemática, dificuldades de aprendizado, etc, bem como recomendações sobre o papel da família no desenvolvimento da criança (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Pintura em Tecido”
17 de novembro de 2012

A criançada (inclusive meninos, pasmem!) se interessou bastante em pintar seu próprio pano de prato nesta oficina liderada por Ana Paula. Com boa vontade e disposição, D. Nelza pacientemente ensinou a todos a pintar com pincel sobre molde plástico feito com material de radiografia reciclado. Batendo papo sobre a história da pintura em tecido, falamos que esta arte surgiu na Indonésia, no continente asiático, com a arte nobre das princesas e suas damas. Quando questionamos o grupo por que tal arte havia começado com as princesas, uma das crianças respondeu: “Claro, tia, porque elas eram umas desocupadas!”. (M.A.F.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)       
(Foto 7)

Oficina infantil “Teatro de Bonecos”
10 de novembro de 2012

Quem nunca viu um teatro de bonecos e não pensou “Como será que são feitos esses bonecos?”. Quem nunca teve vontade de manipular um e virar pessoas, personagens, viajar em um mundo de fantasia e alegria? Nossas crianças tiveram essa oportunidade em uma oficina de teatro. Discutimos sobre o surgimento do teatro, suas várias modalidades e ainda fizemos bonecos de jornal. Nas fotos a seguir veja como nossas crianças são criativas. (L.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Passeio ao bairro Liberdade
04 de novembro de 2012

O último passeio promovido pela Casa da Amizade em 2012 foi ao bairro Liberdade.

O objetivo era ensinar às crianças de Paraisópolis – maiores de 10 anos – como utilizar o metrô como transporte público para se locomover em São Paulo.

O trajeto do passeio, com saída em Paraisópolis e chegada ao bairro Liberdade, incluiu pegar um ônibus para chegar até a primeira estação de metrô Faria Lima, seguindo com algumas baldeações até chegar ao destino. Entre as baldeações das linhas do metrô, as crianças também tiveram oportunidade de conhecer o Centro Cultural Vergueiro. O passeio foi realizado no turno da manhã e finalizado com um almoço Domingão Especial na Casa da Cultura Oriental.

O grande desafio das crianças nesse passeio não foi apenas se orientar quanto ao uso do metrô, mas também comer yakissoba com “pauzinhos” (hashis) ao invés de garfo e faca! Mesmo para os que “torceram o nariz” para o gosto do shoyu, foi uma nova experiência – momento de diversão e descoberta no bairro Liberdade. (M.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Dia das bruxas
31 de outubro de 2012

Essa quarta feira foi diferente. Sendo dia das bruxas, a professora de Educação Fisica fez atividades recreativas com as crianças do reforço escolar, Foi muito legal: conversamos um pouco sobre este dia e depois brincamos de “perguntas e respostas” (tipo torta na cara, mas no lugar da torta usamos tinta facial), corda, queimada, batata quente na versão moderna, entre outras. No final distribuimos balas e bis, sem bruxaria… (M.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)

Campeonato de futebol de videogame
26 de outubro de 2012

Bomba pet 2012: o campeonato foi um sucesso. Contamos com a presença de 18 participantes entre 10 e 17 anos; foi uma manhã muito agradável em que todos se divertiram e torceram.

Os adolescentes escolheram o time no qual iriam jogar e foi montada uma grade de jogos. A competição conduzida por nossa professora de esporte Michelle (que também adora jogar futebol no videogame, rs…) foi bem apertada, pois todos jogavam muito bem. Mas como toda competição tem um vencedor, nosso campeão foi o garoto Rafael, que jogou demais! (M.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)

Oficina infantil “Bairro da Liberdade”
20 de outubro de 2012

(T.R.)

Oficina infantil “Diversidade da Natureza”
13 de outubro de 2012

Realizamos hoje uma oficina que envolveu atividade pedagógica com texto: comparamos as diversidades da natureza e dos seres humanos com frutas e comidas. Durante a leitura do texto também explicamos o significado da palavra CARACTERÍSTICA, momento em que cada um descreveu características suas ou de seus colegas. Ao final da oficina as crianças desenharam um retrato seu (alguns de seus colegas), com o objetivo de incentivá-los a perceberem as diferentes características físicas que cada ser humano possui. (M.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Dia da Criança: triagem oftálmica
09 de outubro de 2012

Uma equipe de saúde da Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha esteve este dia na Casa da Amizade oferecendo uma triagem oftalmológica gratuita. Nos períodos da manhã e da tarde 64 crianças e jovens da comunidade de Paraisópolis foram avaliados para detectar eventuais déficits visuais. Desta triagem resultou o encaminhamento de 8 crianças para consulta a oftalmologista programada para 24 de novembro de 2012. Nossos sinceros agradecimentos aos profissionais da Fundação. (A.P.Q.S.)

Dia da Criança: futebol de sabão
06 de outubro de 2012

Nossa meta era repetir com as crianças da comunidade do Grotão atividades lúdicas de 2011 que no momento infelizmente não podiam ser realizadas na Quadra da Amizade em função de infiltraçoes decorrentes do processo de urbanização. Agradecemos a direção da EMEI local, recém renomeada como EMEI Roberto Burle Marx, que gentilmente cedeu sua quadra. A festa reuniu cerca de 80 crianças/jovens no período de 8:00h às 12:30h com uma atividade lúdica bem divertida envolvendo 2 brinquedos infláveis: ”futebol de sabão” e “guerra de cotonetes”. Felizmente uma meteorologia muito favorável para muitos escorregões… (M.S./M.A.F.M.)

Oficina infantil “Meios de Transporte”
22 de setembro de 2012

Seja na cidade, no campo ou na praia, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte. Por isso aproveitamos para falar com a criançada o que é certo ou errado ao se usar os principais meios de transporte: andar a pé, atravessar a rua, andar de bicicleta, carro, moto ou trem. Falamos também sobre os principais sinais de trânsito. Tudo pensando em consciência e segurança para se locomover em São Paulo. (A.J./M.C.)

Mostra Cultural no CEU Paraisópolis
15 de setembro de 2012

Com público de mais de 5 mil pessoas, o evento reuniu a maior parte das escolas públicas e ONGs atuantes na comunidade com o tema “EU MUDO O MUNDO”. A Casa da Amizade fez uma apresentação de palco aberta com a frase de Amanda Pancalari: “Aquele que não luta para ter o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”. Cinquenta crianças do reforço escolar e do programa de esportes recitaram no palco interno do Céu um trecho da música “Até Quando?” do Gabriel O Pensador e por fim cantaram e coreografaram a música do NXZero (Hit do verão): “Abra a Felicidade Que Tem Aí”. Este ano o charme foi projetar a letra da música no telão no fundo do palco, permitindo que a plateia pudesse acompanhar melhor. A preparação da exposição em sala de aula foi trabalhosa mas valeu a pena: maquetes, cartazes. Elogios especiais para os bonecos de papel maché representando a profissão futura que cada aluno deseja. Na varandinha da sala designada para a Casa da Amizade os alvoroçados “artistas” curtiram sanduíche de metro, batatinha e suco! (M.A.F.M.)

Passeio ao Sítio Xodó
02 de setembro de 2012

O programa foi sugerido pelas crianças e viabilizou-se através da hospitalidade da familia Bianchi em seu sítio de Piracaia, a 100 km de São Paulo. Com céu de brigadeiro, a farra na piscina foi muito divertida para 50 crianças do reforço escolar. Quem não sabia nadar curtiu a “prainha”, brincou na casinha de boneca na árvore ou ficou passeando de pônei. Moral da história: a fome apertou e foi saciada com comida caipira: arroz, feijão, pernil, mandioca e salada. E complementada com um belo bolo de chocolate da Tia Egina, de lamber os beiços! (M.A.F.M.)

(Foto 1)

Festa de aniversário de 17 anos (Burle Marx)
18 de agosto de 2012

A Casa da Amizade comemorou neste sábado no Parque Burle Marx seus 17 anos de existência, com a presença de mais de 70 convidados da comunidade Paraisópolis. As crianças se divertiram com os monitores e o show de palhaços, mas não perderam a oportunidade de passear pelo parque; comeram cachorro quente, pipoca e algodão doce. A hora do parabéns, a mais esperada da festa, foi muito animada e em seguida todos se deliciaram com os dois bolos enormes de chocolate e coco, preparados por nossa fiel D. Nelza, que repete esta árdua tarefa desde a fundação da Casa da Amizade. E que venham mais e mais anos pela frente, cheios de desafios, conquistas e motivos pra comemorar (T.R.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Jogos na quadra
04 de agosto de 2012

O monitor de Educação Fisica Sidney promoveu jogos com as crianças na Quadra da Amizade (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Um Brasil Mais Unido com Pequenos Gestos”
28 de julho de 2012

A galera do Comitê Nacional Brasileiro dos Colégios do Mundo Unido apareceu para falar com a gente sobre gestos simples que podemos fazer todos os dias e que nos ajudarão a criar um lugar em que as pessoas viverão mais contentes. São coisas bem pequenas como falar obrigado, pedir por favor, não jogar lixo no chão ou evitar brigar com seus colegas. Conversamos sobre o porquê de fazermos algumas vezes coisas que sabemos que não são corretas e pensamos em metas para nós mesmos: um hábito que tomaremos para melhorar a vida das pessoas ao nosso redor, um ato. No fim, criamos uma banda – A Banda Mais Bonita de Paraisópolis – e compusemos uma música que resumia tudo o que fizemos na oficina! (L.C.B.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina infantil “Inspiração”
21 de julho de 2012

Com ajuda da chilena Fran, das tias Camila Piai, Lud e do tio Marcos Fantini, pensamos no que nos inspira: as pessoas que são importantes na nossa vida e que nos dão força para seguir nossos caminhos e sonhos. Fizemos uma lista das características dessas pessoas, percebendo assim que não é tão difícil quanto parece ser alguém que inspira os outros. Entre essas qualidades encontramos coisas como ser honesto, ser determinado, ser forte, ser amigo e respeitar os outros. Para inspirar, basta seguirmos com dedicação nossos próprios sonhos e não esquecer de respeitar as outras pessoas, que também têm seus próprios sonhos! Pessoas inspiradoras não estão somente na televisão, podem ser alguém muito próximo de você, como uma professora ou alguém da sua família. (L.C.B.)

Seminário UWC
16 a 20 de julho de 2012

Nesta semana fizemos um workshop envolvendo diversas atividades divertidas e bastante diferenciadas, dividindo nossos sonhos para o futuro e o que poderíamos fazer para começar a mudança agora mesmo.

Estabelecemos objetivos para a nossa vida, ano, mês, semana, dia e para o agora.

Conversamos também sobre os desafios que enfrentamos na nossa comunidade e como poderíamos olhar para isso de uma maneira positiva.

Contamos com a presença também da Fran, do UWCSEA (United World College South East Asia) que veio lá do Chile para dividir o que ela sabe com a gente, além do seu cavaquinho que tornou as nossas tardes ainda mais legais. Ela também dividiu com o pessoal onde o Chile fica; agora todos nós sabemos onde fica Singapura também. (L.C.B.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina infantil “Revolução do Bem”
14 de julho de 2012

(T.R.)

Jogos na quadra
07 de julho de 2012

O monitor de Educação Física Sidney promoveu jogos com as crianças na Quadra da Amizade (M.A.F.M.)

Reunião de pais e mestres
30 de junho de 2012

A coordenadora Monica e a educadora Luana conduziram a reunião com mães dos alunos do programa de reforço escolar; Ana Paula estava aproveitando merecidas férias na Bahia. Foi abordada a rotina típica do reforço, a importância da pontualidade e assiduidade, a participação em oficinas, passeios e a preparação para a VII Mostra Cutural de Paraisópolis, programada para 15/11/12 no CEU. (M.A.F.M.)

Jogos infantis
23 de junho de 2012

A atividade foi calminha na sala, com disputa de Banco Imobiliário e os novos jogos da memória que a Casa da Amizade comprou recentemente. (M.A.F.M.)

Festa junina
16 de junho de 2012

(J.P.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)       
(Foto 7)

Oficina infantil “Meio Ambiente”
09 de junho de 2012

Para exemplificar a presença diária do tema meio ambiente em nossa vida, trabalhamos com a questão dos volumes de água envolvidos em escovação de dentes, Usando garrafas PET comparamos o consumo de escovação normal com torneira aberta (12 litros!) com aquele pequeno volume (0,5 litros) usado na escovação normal com torneira fechada e usando copo para bochechar. (P.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina infantil “Atitudes”
02 de junho de 2012

(D.C.)

Oficina infantil “Barulho”
19 de maio de 2012

Muito interessante a abordagem deste tema. A escolha aconteceu numa oficina de março onde o tema não tinha nenhuma relação com silêncio ou barulho. Durante o aquecimento apareceu o conceito “Barulho”, que na mesma hora foi captado e reservado para esta oficina. Pode-se dizer que este tema foi escolha das próprias crianças. Houve uma associação de barulho a festa e momentos felizes, que também foi equilibrado pela necessidade de silêncio para aqueles que trabalham em horários diferenciados ou onde há crianças pequenas e idosos. Foi montado um debate no grupo de 9 a 12 anos. O resultado desta oficina pôde ser resumido na palavra “RESPEITO”. As crianças estão de parabéns pela maneira com que trabalharam o assunto, demonstrando sua responsabilidade com a comunidade onde vivem. (E.M.)

Oficina infantil “Origem do Mundo”
12 de maio de 2012

(T.R.)

Passeio das mães à praia de Santos
05 de maio de 2012

Notem mais um ano em que levamos as mães para praia. Desta vez São Pedro resolveu participar dessa festa, nos dando um belo dia de sol! Um dia diferente para essas mulheres tão batalhadoras da nossa comunidade. Um lanche para começar bem o dia e uma viagem muito divertida com direito a música no celular e muita conversa. Depois de uma visita ao Aquário de Santos, uma pausa, hora de repor as energias. Nada melhor que um almoço regado a cachorro quente e refrigerante e de sobremesa um bolo para as aniversáriantes do mês. (L.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina infantil “Biblioteca”
21 de abril de 2012

Clarice Lispector dizia que “A palavra é o meu domínio sobre o mundo”.
Nada melhor para adquirir novas palavras e ter mais domínio sobre o mundo do que lendo bons livros. Pensando nisso, resolvemos fazer um dia de leitura com nossas crianças. Leitura como “A Casa Sonolenta” fez o sucesso com as crianças. O livro é um dos meios mais emocionantes para se viajar e sendo assim nada melhor do que criar um espaço com bons livros para esses pequenos que começam agora a descobrir um novo mundo, novas palavras. (L.A.)

Oficina infantil “Estrela do Mar”
14 de abril de 2012

Essa oficina foi muito interessante para mostrar as crianças que se cada um fizer a sua parte, um dia teremos um mundo melhor. As crianças gostaram muito, nos divertimos e também aprendemos com as atividades. (M.S.)

Oficina infantil “Algarismos Romanos”
07 de abril de 2012

Diretamente do Império Romano, os números romanos desembarcaram na Casa da Amizade em pleno século XXI. Nossas crianças os associaram a capítulos de livros, acontecimentos históricos e até ao papa Papa Bento XVI representando a época… Se você não esteve presente, perdeu uma grande oportunidade de viajar no tempo. (W.D.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Entrega de Ovos de Páscoa
04 de abril de 2012

Neste dia entregamos para 71 crianças das turmas de Reforço Escolar da Casa da Amizade um delicioso ovo de Páscoa. As crianças ficaram muito felizes! (A.P.Q.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)

Oficina infantil “Páscoa 2012”
31 de março de 2012

Obaa! É Pascoa e o coelhinho chegou! Ops, não, os coelhinhos chegaram! Pois é, pra comemorar a semana da páscoa, as crianças tiveram 2 visitas ilustres: Beto e Dora, dois coelhinhos (de verdade!). Além de se divertirem com os bichinhos, elas aprenderam um pouco mais sobre o significado da páscoa e prepararam lindas máscaras de coelhinhos, enfeitando-as com muito glitter e lantejoulas! E no final, nhamiiiiii, ovos de chocolate e cupcakes pra todo mundo! (C.F.)

Oficina infantil “Sacolas Plásticas”
24 de março de 2012

Realizamos hoje uma oficina na Casa da Amizade com 42 crianças de 6 a 12 anos, divididas em 2 grupos. A oficina foi organizada incentivando os participantes a discutirem a lei da Sacola Retornável. Foram apresentadas figuras de várias situações e isso aqueceu o assunto no grupo, pois as crianças se dedicaram a analisar cada figura e decidir se a atitude era correta ou não e porque. Organizamos na sequencia grupos para discussão mais específica. O grupo de 6 a 8 anos ficou com a incumbência de escolher uma frase que pudesse representar na comunidade uma campanha pró Sacola Retornável. A frase escolhida (“Não pode poluir o mundo”) concorreu com três outras: “Não jogar sacola na rua”, “Não jogar lixo na rua” e “A sacola é reciclável”.

O grupo formado por crianças de 9 a 12 anos dividiu-se em 3 subgrupos, que promoveram um debate sobre o assunto. Uma equipe se posicionou contra a lei, a segunda a favor da lei e o terceiro grupo ficou com a função de organizar a atividade, formulando as perguntas e promovendo o debate. Ao final todos receberam como brinde uma Sacola Retornável para uso da família. O mais importante desta oficina não foi o tema, mas a discussão de um assunto que está muito em pauta na mídia, com comportamento respeitoso e civilizado de todos durante o debate. Achamos muito importante promover atividades que treinam as crianças para a cidadania e que acrescentam mudanças de comportamento relevantes à vida de cada um. (E.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina infantil “Água”
17 de março de 2012

“E quase que a água foi pelo cano, mas o calor das crianças e voluntários fez a temperatura subir e evaporar toda e qualquer possibilidade de desperdício da água. Com muitas curiosidades e alertas, foi possível descobrir que um dos estados físicos da água não é a Amazônia!”(W.D.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Festinha dos aniversariantes do trimestre
14 de março de 2012

Neste dia comemoramos a festinha dos aniversariantes do trimestre (janeiro, fevereiro e março). Ao lado de um bolo delicioso dava para ver o brilho no olhar de cada criança aniversariante. Eles tiveram o prazer de ir à frente apagar a velinha e ouvir a cantoria “Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”. Alguém pode estar estranhando porque festejamos antes do final do trimestre. Foi o momento para também despedir-se da educadora Criszane, que vinha acompanhando uma turma de reforço escolar na Casa da Amizade nos últimos 6 meses. Criszane resolveu voltar para sua terra natal, a Bahia de Todos os Santos, e deixa saudades entre as crianças da tarde por sua postura tranquila e sempre alegre. Até qualquer hora, Criszane! (A.P.Q.S)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina infantil “Telefone”
10 de março de 2012

Dar um alô. O que não muda por causa de um telefonema? O telefone, além de uma importante forma de comunicação, tem que ser usado com consciência. Por isso, aproveitamos para falar de trotes, boas maneiras no uso do celular (não usar no trânsito e na sala de aula), gastos excessivos, etc. Montamos telefones com copos e barbante, achamos palavras ligadas ao telefone no Caça-Palavras e jogamos STOP. Brincamos também de telefone sem fio e quem não prestou atenção, passou uma mensagem toda trocada para o colega! Exemplo real no telefone sem fio das crianças de 6 a 8 anos: “devemos respeitar os mais velhos” virou “não devemos espirrar nos mais velhos”… E assim aprendemos que quando uma pessoa fala a outra precisa parar e escutar. (A.J./M.C.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Oficina infantil “Olimpíadas”
03 de março de 2012

(C.F.)

Oficina infantil “Carnaval”
18 de fevereiro de 2012

(C.S.)

Passeio a Santos 2012
11 de fevereiro de 2012

Depois de uma rápida passada pelo Aquário de Santos, nem a chuva nem o mar bravo fizeram com que as crianças deixassem de curtir a praia nesse sábado. Como sempre, a descida foi muito proveitosa. Contamos com a participação dos voluntários Christina (da Alemanha) e Sam (dos Estados Unidos) que deram uma pequena aula de inglês, enriquecendo mais um pouco o vocabulário de nossos pequenos. (L.A.)

Oficina infantil “Sangue”
04 de fevereiro de 2012

Não, hemoglobina não é o nome da vizinha… Na sessão de múltipla escolha no início da oficina, ninguém conhecia o termo cientifico. Mas na hora da simulação da técnica para coleta de sangue, apareceu criança corrigindo a monitora quanto aos cuidados de assepsia com a seringa de mentirinha feita com barbante. Foi curioso observar a reação das crianças quando conversamos sobre a diferença entre banco de sangue e banco de dinheiro; ouviram atentamente o testemunho da professora Ana Paula, que passou a doar sangue regularmente desde a época da amputação da perna do marido. A parte lúdica da oficina envolveu bastante interesse: desenhar num conjunto de cartolinas o traçado externo de um corpo humano, no qual se colou um coração de papel vermelho e um conjunto de veias de barbante irrigando os membros superiores e inferiores com sangue. Veja as belas fotos gentilmente cedidas pelo profissional norte-americano Sam Wolson, que nos visitou neste dia com a antropóloga Christina, ex-aluna do UWC. (M.A.F.M.)/p>

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina infantil “Férias”
21 de janeiro de 2012

Férias!! Que delícia aproveitar esse período de descanso para fazer atividades ao ar livre, não é mesmo? Mas, que pena, o verão de São Paulo não tem ajudado muito por causa da chuva e dos dias nublados… o que fazer então?? Opções não faltam! E foi isso que as crianças que participaram da oficina do último sábado descobriram. Brincamos de forca, batalha naval e aprendemos que existem atividades que podemos fazer em casa, com os amigos ou sozinhos. No final da oficina, todos levaram brigadeiros coloridos e jogos de memória para montar em casa. E boas férias! (T.R.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina infantil “Corpo Humano”
14 de janeiro de 2012

Explicar que o corpo humano é uma combinação de produtos químicos e que estas substâncias produzem o milagre vivo que come, cresce, planeja e ama não foi uma tarefa muito fácil para o entendimento de nossas crianças. A criançada teve um desafio de escrever com os pés, com a mão esquerda e até mesmo com a boca para sentirem a importância de cada parte de nosso corpo. Foi uma atividade muito legal e desafiadora, tanto para os voluntários como para as crianças. (A.P.Q.S)

Lazer na quadra
07 de janeiro de 2012

(C.S.)