Preparando-se para 2o MAPA Alicerce

Faremos no inicio de dezembro a segunda aplicação de uma prova de avaliação acadêmica externa (MAPA ALICERCE = Momento de Avaliação para Aprendizagem). Trata-se de uma ferramenta online adaptativa desenvolvida pela Alicerce Educacional, que será aplicada presencialmente aos 90 alunos do Programa de Reforço Escolar da Casa da Amizade, todos alunos de escolas públicas de Paraisópolis. É utilizado um banco de dados de perguntas organizadas conforme blocos de competência, alinhados aos objetivos de aprendizagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas áreas de matemática, leitura e escrita. A avaliação é online com a presença de um lider Alicerce e o aluno avança na trilha à medida que acerta, recebendo então perguntas de nível mais avançado; retrocede na trilha quando erra, e assim sucessivamente até ser enquadrado nas competências que domina. A análise dos resultados permite entender como o aluno está posicionado em relação aos objetivos de aprendizagem do ano em que está matriculado na escola regular, em quais competencias a criança ainda precisa avançar e como ajudá-la neste percurso.

Os educadores estão nesta semana concluindo as devolutivas individuais para os alunos que participaram da 1a edição da prova em julho/2021. Para que a proxima aplicação transcorra tranquilamente, estamos tambem fazendo uma verificação geral do funcionamento de nossos dispositivos (notebooks, computadores, etc) e de nossa rede para conexão com internet. Receberemos os resultados depois do recesso escolar de final de ano. Muita expectativa! (M.A.F.M.)

Sólidos geométricos

Sabemos que desde a Educação Infantil as crianças sempre contaram com as formas geométricas: antes mesmo de ingressarem na escola, através de brinquedos pedagógicos, da interação com a família e até simplesmente pelo contato com objetos que os rodeiam. Porém mesmo assim os estudantes  apresentam dificuldade de identificar ou classificar algumas formas geométricas. Por esse motivo se faz necessária uma abordagem diferenciada, que foi exatamente a proposta dessa atividade dos alunos do 6o EF no manuseio e observação dos sólidos geométricos, usando os materiais que compõem a Mathemoteca.. Mais do que apenas reconhecer as figuras geométricas, procuramos proporcionar aos estudantes a oportunidade de estabelecer relações, analisar as características das figuras, discutir oralmente sobre as diferenças e semelhanças, ampliando seu repertório de conhecimento sobre o universo da Geometria. (K.M.O.C.G.)

solidos geom 6 ano 2
solidos geom 6 ano 1
solidos geom 6 ano 3
solidos geom 6 ano 4
solidos geom 6 ano 5
previous arrow
next arrow

Contação de histórias africanas

Nesta sexta-feira recebemos como condutora de histórias a psicologa e ativista Mafoane Odara, trazida pelas professoras Adriana, Mayra e Luce da Mobile. Mafu nos encantou com uma lenda africana muito interessante que consta no livro “Mesma Nova História”, escrito por Mafuane em co-autoria com Everson Bertucci e João Vaz. Trata-se da história de uma serpente que cantava e caminhava por toda a África. Mafoane trouxe de uma forma ludica a magia da criação do mundo e a esperança de um futuro melhor através da leitura e do conhecimento. Bem animada e interativa, levantou literalmente a galera de 30 crianças…. Curtiram manusear os vários instrumentos musicais que ela trouxe, acompanharam batendo palmas, embarcaram numa aventura literária, deixaram a imaginação fluir e puderam conhecer um pouco mais da Cultura Afro-Brasileira. Alguns alunos até já tinham conhecido Mafoane em contação de história promovida na bilbioteca do Pro-Saber antes da pandemia e ficaram felizes em revê-la. Obrigada, parceira Mobile, por nos ter trazido esta oportunidade! (K.O.C.Gomes)

2021-11-05 Mafuane doou livro Mesma Nova Historia
2021-11-05 contação historias africanas 21 Mafu
2021-11-05 contação historias africanas 19 Mafu
2021-11-05 contação historias africanas 18
2021-11-05 contação historias africanas 17 Marco
2021-11-05 contação historias africanas 16
2021-11-05 contação historias africanas 15
2021-11-05 contação historias africanas 12
2021-11-05 contação historias africanas 11
2021-11-05 contação historias africanas 10
2021-11-05 contação historias africanas 2
2021-11-05 contação historias africanas 0 Mafu
2021-11-05 contação historias africanas 8
2021-11-05 dedicatória de Mafuane para CA
previous arrow
next arrow

Formação de educadores

Todo final de mes a Casa da Amizade dedica a tarde da ultima 6a f para um encontro de formação de seus educadores, liderado pela assessora pedagógica Daniela Pannuti. Trata-se de uma oportunidade preciosa para trocar experiencias e compartilhar os sucessos e dificuldades que estão tendo com as turmas de alunos no ultimo mes. Desta vez o tema selecionado foi Leitura, já que os trabalhos do mes de novembro terão a Leitura como foco, realçando a importancia dela na vida diária dos alunos, os estimulos trazidos para seu desenvolvimento cognitivo. Muito interessante a provocação sobre os estudos mais recentes da neurociência: “A leitura é a educação fisica do cérebro!”. Foram manuseados vários livros que são acrescimos recentes de nossa pequena biblioteca. A formadora provocou reflexão/discussão sobre diferentes propostas que poderiam ser apresentadas aos alunos nas sessões de leitura que agora são uma atividade diária de cada turma.

Em tempo: para comemorar o evento do Dia dos Professores, uma experiencia inedita: a formação foi precedida por um almoço com quitutes preparados por cada membro da equipe. Saiu bem gostoso! (MAFM)

Quebra-cabeça silábico

Depois de muita festança na semana anterior (passeio e presentes), nossas crianças voltaram a desenvolver trabalhos pedagógicos na Casa da Amizade. Na aula de Língua Portuguesa em 21/10/21, os pequenos de 1o /2o ano da turma da manhã (prof Ana Paula) trabalharam com o conteúdo Alfabeto: letras e ordem, buscando que aprendessem a identificar tambem símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa língua portuguesa. Em uma sequência didática de atividades veio a idéia de trabalhar com o jogo quebra–cabeça silábico. O objetivo é tornar a aprendizagem da leitura e da escrita mais significativa, de maneira lúdica e contextualizada. (A.P.Q.S.)

2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 4
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 3
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 2
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 1
2021-10-21 turma AA foto 3
2021-10-21 turma AA foto 2
2021-10-21 turma AA foto 1
previous arrow
next arrow

Dia da Criança

Redundância dizer que o Dia das Crianças hoje na Casa da Amizade foi incrível! A logística da Centauro nos gerou alguns momentos de tensão mas fizemos um mutirão de identificação dos tênis (lindos!) e deu tudo certo. Somos muito gratos pela generosidade dos colaboradores Citi e ao próprio Citi pelo sistema de matching funds – sozinhos nunca poderíamos oferecer estes presentes para nossos estudantes! As crianças fizeram uns cartões em forma de sapato bem legais.

Treinamos de sopetão um momento curtinho de percussão corporal como forma de agradecimento aos doadores.   (M.A.F.M.)(https://youtu.be/UZd0I2O_NWA)

O QUE É PERCUSSÃO CORPORAL?

É a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical.

Estalar os dedos, sapatear, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em movimento.

Para comunicar aos funcionários do Citi nossos agradecimentos pelas muitas atenções recebidas, a equipe da Casa da Amizade escolheu a modalidade percussão corporal pois ela mostra o resultado da coletividade. Obrigado!!!

2021-10-06 AP tarde foto 1
2021-10-06 Fernanda foto 4
2021-10-08 AP manhã foto 1
2021-10-06 Fernanda foto 9
2021-10-07 AP foto 2
2021-10-06 Fernanda foto 11
2021-10-06 Lucas foto 2
2021-10-07 AP foto 4
2021-10-06 Lucas foto 1
2021-10-06 Lucas foto 3
previous arrow
next arrow

Somando um pouco de verde

Através de nossa parceira Associação Citi Esperança, ficamos sabendo que a reforma do pátio externo do Citi na Avenida Paulista tinha gerado uma sobra de plantas e vasos. Com o crivo de uma voluntária paisagista, aproveitamos para repaginar o visual de uma parte de nosso pátio externo. Beth como sempre organizou muito bem a logística usando um carreto da comunidade. Agora ficou a cargo de Rita, que tem “dedo verde”, cuidar de afofar e adubar a terra das jardineiras; talvez algumas se tornem um ornamento para a varanda superior  e outras destinadas a compor uma hortinha com as crianças. Bacana ver que uma ideia inicial simples gerou uma ação de sustentabilidade que pode vir a ser inspiradora para nossos alunos; obrigada, Renata. (MAFM)

2021-09-14 transportando os vasos para CA
2021-09-18 vasos Citi chegando ao patio CA
2021-09-14 vasos já posicionados
2021-09-18 jardineiras reservadas para CA
previous arrow
next arrow

XVI Mostra Cultural de Paraisopólis

Chegou finalmente o dia muito esperado por alunos e educadores! Para a divulgação se envolveram até as atletas da seleção brasileira de rugby, Bianca e Leiga, que participaram das Olimpiadas de Toquio e se orgulham de ser tambem moradoras de Paraisópolis. https://www.youtube.com/watch?v=wFDTceHK5pM

Foi climax de um esforço coletivo desafiante de muitas escolas, ONGs e artistas, que se repete há 16 anos. Tudo em esquema virtual, como não poderia deixar de ser neste momento em que, apesar da amenização dos protocolos sanitários, a pandemia da COVID-19 ainda não foi erradicada…

No sábado 18/set/21 a partir das 10:00 todo mundo pode apreciar as Salas Tematicas em https://mostracultural1.wixsite.com/2021; a Casa da Amizade apresentou trabalhos em 5 Salas:

. Sala Jogando o Corpo no Mundo – Recreação & Brincadeiras: Amarelinha Africana https://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-circo

. Sala Narrar é Mudar o Mundo – Contação de Historia: “O sanduiche da Maricotahttps://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-artes-c%C3%AAnicas

. Sala Colorindo o Mundo – Releituras: “Releitura de Obras de Cândido Portinari”

https://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-desenho-pintura-graffite-e-d-1

. Sala Reconstruindo-nos no Novo Mundo – Arte na Pandemia: “Horta Medicinalhttps://mostracultural1.wixsite.com/2021/c%C3%B3pia-apresenta%C3%A7%C3%B5es-de-dan%C3%A7a

. Sala Concurso de Logotipo: alem da exposição dos 58 desenhos de nossos alunos, distribuidos nas 3 faixas etárias (4@6 anos, 7@10 anos e 11@15 anos), vejam no Pódio que alunos da Casa da Amizade conquistaram 2 premiações:

  • Sofia Moreira Ramos = 3a colocada na categoria 4@6 anos
  • Maria Eduarda de Souza Neves Costa = 3a colocada na categoria 11@15 anos

Por problemas tecnicos, a live foi reprogramada do sábado 18/set/21 para 19:00 do domingo 19/set/21, sem tirar o brilho das 2 apresentações inscritas pelo Prof Rafael Rodrigues (prof de Danças Populares da Casa da Amizade):

https://youtu.be/D9yyLTuVrJ0 (por aqui você pode curtir na integra os quase 90 min de live!)

Se estiver com muita pressa e quiser se concentrar nos talentos da Casa da Amizade, veja as indicações dos momentos em que nossas artistas se exibiram:

. grupo de mães Unidança apresentando coreografia sobre Recairei, da banda brasileira Os Barões da Pisadinha (0:34),

. grupo de adolescentes Ginga Dance apresentando coreografia sobre musica da rapper Cardi B (1:09)

E atenção, galera:

#PARTIU2022