Dada a largada da gincana 2022 da Casa da Amizade

Iniciando 2022 com muita alegria e energia! Demos início às nossas atividades recreativas do mês de Janeiro, um mês recheado de diversão e aprendizagem. Hoje o dia foi bastante produtivo – as crianças se dividiram em equipes : laranja, verde e azul (por coincidência as cores das nossas salas). Cada criança produziu um desenho que pudesse representar a “bandeira” de sua equipe. Em seguida  iniciamos com uma divertida competição com o “pega pega de bexigas”, onde o intuito era estourar o balão do adversário – o vencedor era quem conseguisse permanecer com os balões intactos. A atividade foi um “estouro” !!!! E já tivemos vencedores: na turma da manhã a equipe Laranja, representada pela Danielly Gonzaga Santana, foi a campeã; na turma da tarde a equipe azul mostrou que veio com garra para vencer tendo dois vencedores: Yasmin Belizário e Lucas Melquíades. Continue nos acompanhando pois esse é só o início! Tem muito mais por aí ! (K.O.C.G.)

divisão dos times
criando bandeira azul
criando bandeira 2
criando bandeira
com todo o cuidado para não estourar a bexiga...
batlhas finais
equipe torcendo na gincana
sai da frente!
previous arrow
next arrow

Casa da Amizade – uma das 10 Melhores ONGs de pequeno porte do Brasil em 2021!!!

Hoje, na cerimonia de premiação das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2021, foram reveladas as 10 melhores de pequeno porte.

E a Casa da Amizade de novo estava lá!

Se você quiser apoiar o trabalho da Casa da Amizade, pode agora ter acesso a uma plataforma para doação direta neste link.

O prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos com apoio da Ambev VOA. O destaque muito nos honra pois os critérios de seleção envolvem 5 grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações:

  1. Causa e Estratégia de Atuação
  2. Representação e Responsabilidade
  3. Gestão e Planejamento
  4. Estratégia de Financiamento
  5. Comunicação e Prestação de contas

(M.A.F.M.)

Brigadeiros em Singapura…

Entre as muitas manifestações de parabens que recebemos nos ultimos dias por estarmos entre as 100 Melhores ONG do Brasil, vejam esta mensagem que chega de Singapura, mostrando o voluntariado dos estudantes de EF-EM do colégio UWC South East Asia. Intensa confecção e venda de brigadeiros para arrecadar fundos para a Casa da Amizade! O volume de $ arrecadado é modesto mas muito nos honra.Reparem no banner à direita que divulga o grupo de voluntariado deles chamado “Casa da Amizade Global Concern”. 

———- Forwarded message ———
De: Claudia Kedia <cmk@gapps.uwcsea.edu.sg>
Date: qua., 1 de dez. de 2021 às 10:04
Subject: Re: Casa da Amizade: estamos entre as 100 Melhores ONGs do Brasil!!!!!!!!!!
To: Monica Mation <monica.mation@gmail.com>
Cc: Casa da Amizade GC <casadaamizade@gapps.uwcsea.edu.sg>

Querida Monica,
Super obrigada por dividir essa notícia maravilhosa e parabéns pela conquista tão merecida. Ficamos todos muito felizes com essa conquista. Esse prêmio consolida a importância e a legitimidade do trabalho de vocês. 
Essa notícia fez o nosso dia ainda mais especial, hoje fizemos uma campanha na escola e vendemos 400 brigadeiros. Inicialmente tínhamos projetado vender 400 ao longo de 3 dias, mas vendemos todos no primeiro dia. Agora já estamos tentando fazer mais 200 para manhã e outros 200 para sexta-feira. 
Mais uma vez PARABENS pela conquista!!
Grande abraco, Claudia Kedia (prof UWCSEA)

Casa da Amizade – uma das 100 Melhores ONGs de 2021!!!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo_Melhores-Ongs-2021-1024x1024.png

O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2021 e Associação Amigos da Casa da Amizade é uma delas!  Na lista, que já está disponível no site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

Neste desafiante periodo de pandemia, nossa reação foi de enfrentar com muita ousadia a dramatica avaliação sobre os impactos na desigualdade de oportunidades de educação para os estudantes de comunidades vulneráveis. A reação não podia ser outra: trabalhar mais! É um orgulho para a Casa da Amizade pensar que com uma equipe guerreira conseguimos praticamente dobrar o numero de crianças atendidas presencialmente em nosso contraturno e triplicar a duração do período que elas passam semanalmente conosco, com aumento simultaneo da qualidade do atendimento. Foi MUITO trabalho! Mas ainda mais orgulhosos estamos por ter conseguido fazer isto mantendo boas praticas de gestão e transparencia. Conquistar uma posição entre as 100 melhores ONGs do Brasil (em nossa primeira candidatura!), sendo avaliados por uma banca de especialistas em gestão de ONGs, dá um novo animo e expectativa de reconhecimento entre os investidores sociais.

Este ano, apesar da continuidade das dificuldades impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações. “Para a gente, 2021 é um ano muito especial, não só porque tivemos o maior número de ONGs inscritas, mas também por uma sequência de anos com melhorias significativas no nível das inscrições. São organizações cada vez mais profissionais”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes do Prêmio desde a primeira edição. “Ficamos ainda mais alegres se lembramos que este é um ano complicado, que vem depois de outro que já tinha sido difícil. Isso mostra a importância das organizações da sociedade civil, mas também que elas têm tido um reconhecimento dos doadores, das comunidades, das pessoas físicas, das empresas, que a maior parte do Brasil valoriza a atuação dessas organizações”.

A cada edição o Prêmio se torna cada vez mais conhecido no setor. “São duas alegrias: a consolidação do Prêmio e o lançamento dos melhores por estado”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. Com esse crescimento, a expectativa para as próximas edições é poder ter metodologias cada vez mais apuradas e novas categorias específicas. “Um dia sonhamos que era possível promover o reconhecimento de pessoas e instituições dedicadas a fazer o bem. Hoje já estamos completando cinco anos e cada vez mais animados para os próximos”, completa Cássia Christe, diretora executiva do Instituto O Mundo Que Queremos.

Os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que está marcada para o dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo youtube do Canal Futura. A novidade deste ano é o reconhecimento da melhor de cada estado — além das 100 melhores, já são reconhecidas a melhor de cada causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.

Vocês estão todos convidados! (M.A.F.M.)

#melhoresongs2021

Preparando-se para 2o MAPA Alicerce

Faremos no inicio de dezembro a segunda aplicação de uma prova de avaliação acadêmica externa (MAPA ALICERCE = Momento de Avaliação para Aprendizagem). Trata-se de uma ferramenta online adaptativa desenvolvida pela Alicerce Educacional, que será aplicada presencialmente aos 90 alunos do Programa de Reforço Escolar da Casa da Amizade, todos alunos de escolas públicas de Paraisópolis. É utilizado um banco de dados de perguntas organizadas conforme blocos de competência, alinhados aos objetivos de aprendizagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas áreas de matemática, leitura e escrita. A avaliação é online com a presença de um lider Alicerce e o aluno avança na trilha à medida que acerta, recebendo então perguntas de nível mais avançado; retrocede na trilha quando erra, e assim sucessivamente até ser enquadrado nas competências que domina. A análise dos resultados permite entender como o aluno está posicionado em relação aos objetivos de aprendizagem do ano em que está matriculado na escola regular, em quais competencias a criança ainda precisa avançar e como ajudá-la neste percurso.

Os educadores estão nesta semana concluindo as devolutivas individuais para os alunos que participaram da 1a edição da prova em julho/2021. Para que a proxima aplicação transcorra tranquilamente, estamos tambem fazendo uma verificação geral do funcionamento de nossos dispositivos (notebooks, computadores, etc) e de nossa rede para conexão com internet. Receberemos os resultados depois do recesso escolar de final de ano. Muita expectativa! (M.A.F.M.)

Sólidos geométricos

Sabemos que desde a Educação Infantil as crianças sempre contaram com as formas geométricas: antes mesmo de ingressarem na escola, através de brinquedos pedagógicos, da interação com a família e até simplesmente pelo contato com objetos que os rodeiam. Porém mesmo assim os estudantes  apresentam dificuldade de identificar ou classificar algumas formas geométricas. Por esse motivo se faz necessária uma abordagem diferenciada, que foi exatamente a proposta dessa atividade dos alunos do 6o EF no manuseio e observação dos sólidos geométricos, usando os materiais que compõem a Mathemoteca.. Mais do que apenas reconhecer as figuras geométricas, procuramos proporcionar aos estudantes a oportunidade de estabelecer relações, analisar as características das figuras, discutir oralmente sobre as diferenças e semelhanças, ampliando seu repertório de conhecimento sobre o universo da Geometria. (K.M.O.C.G.)

solidos geom 6 ano 2
solidos geom 6 ano 1
solidos geom 6 ano 3
solidos geom 6 ano 4
solidos geom 6 ano 5
previous arrow
next arrow

Contação de histórias africanas

Nesta sexta-feira recebemos como condutora de histórias a psicologa e ativista Mafoane Odara, trazida pelas professoras Adriana, Mayra e Luce da Mobile. Mafu nos encantou com uma lenda africana muito interessante que consta no livro “Mesma Nova História”, escrito por Mafuane em co-autoria com Everson Bertucci e João Vaz. Trata-se da história de uma serpente que cantava e caminhava por toda a África. Mafoane trouxe de uma forma ludica a magia da criação do mundo e a esperança de um futuro melhor através da leitura e do conhecimento. Bem animada e interativa, levantou literalmente a galera de 30 crianças…. Curtiram manusear os vários instrumentos musicais que ela trouxe, acompanharam batendo palmas, embarcaram numa aventura literária, deixaram a imaginação fluir e puderam conhecer um pouco mais da Cultura Afro-Brasileira. Alguns alunos até já tinham conhecido Mafoane em contação de história promovida na bilbioteca do Pro-Saber antes da pandemia e ficaram felizes em revê-la. Obrigada, parceira Mobile, por nos ter trazido esta oportunidade! (K.O.C.Gomes)

2021-11-05 Mafuane doou livro Mesma Nova Historia
2021-11-05 contação historias africanas 21 Mafu
2021-11-05 contação historias africanas 19 Mafu
2021-11-05 contação historias africanas 18
2021-11-05 contação historias africanas 17 Marco
2021-11-05 contação historias africanas 16
2021-11-05 contação historias africanas 15
2021-11-05 contação historias africanas 12
2021-11-05 contação historias africanas 11
2021-11-05 contação historias africanas 10
2021-11-05 contação historias africanas 2
2021-11-05 contação historias africanas 0 Mafu
2021-11-05 contação historias africanas 8
2021-11-05 dedicatória de Mafuane para CA
previous arrow
next arrow

Formação de educadores

Todo final de mes a Casa da Amizade dedica a tarde da ultima 6a f para um encontro de formação de seus educadores, liderado pela assessora pedagógica Daniela Pannuti. Trata-se de uma oportunidade preciosa para trocar experiencias e compartilhar os sucessos e dificuldades que estão tendo com as turmas de alunos no ultimo mes. Desta vez o tema selecionado foi Leitura, já que os trabalhos do mes de novembro terão a Leitura como foco, realçando a importancia dela na vida diária dos alunos, os estimulos trazidos para seu desenvolvimento cognitivo. Muito interessante a provocação sobre os estudos mais recentes da neurociência: “A leitura é a educação fisica do cérebro!”. Foram manuseados vários livros que são acrescimos recentes de nossa pequena biblioteca. A formadora provocou reflexão/discussão sobre diferentes propostas que poderiam ser apresentadas aos alunos nas sessões de leitura que agora são uma atividade diária de cada turma.

Em tempo: para comemorar o evento do Dia dos Professores, uma experiencia inedita: a formação foi precedida por um almoço com quitutes preparados por cada membro da equipe. Saiu bem gostoso! (MAFM)

Quebra-cabeça silábico

Depois de muita festança na semana anterior (passeio e presentes), nossas crianças voltaram a desenvolver trabalhos pedagógicos na Casa da Amizade. Na aula de Língua Portuguesa em 21/10/21, os pequenos de 1o /2o ano da turma da manhã (prof Ana Paula) trabalharam com o conteúdo Alfabeto: letras e ordem, buscando que aprendessem a identificar tambem símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa língua portuguesa. Em uma sequência didática de atividades veio a idéia de trabalhar com o jogo quebra–cabeça silábico. O objetivo é tornar a aprendizagem da leitura e da escrita mais significativa, de maneira lúdica e contextualizada. (A.P.Q.S.)

2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 4
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 3
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 2
2021-10-21 turma AA jogo de memória silabico foto 1
2021-10-21 turma AA foto 3
2021-10-21 turma AA foto 2
2021-10-21 turma AA foto 1
previous arrow
next arrow