Yoga para relaxar

Tivemos a honra de começar a manhã deste sabadão com uma relaxante aula de Yoga com Thais Camilla. A aula veio por zoom diretamente do estudio Shala Flow em Cádiz, sul da Espanha, onde nossa eterna professora Thais, nascida e criada em Paraisópolis, foi morar há muitos anos, depois de ter dado aulas de dança na Casa da Amizade e participado em apresentações coreográficas da Mostra Cultural com seu parceiro Rafael Rodrigues. Participaram hoje 12 alunas, incluindo Talia (irmã de Thais) e a prof Negra Helia, passista da Vai Vai que em 2020 tinha nos presenteado com uma aula de Samba no Pé. Pelo atual momento da pandemia, a aula serviu para acalmar um pouco nossa “aflição”, respirar e nos reconectar. Mesmo que nem todas tenham conseguido fazer as desafiantes postura de yoga, amamos a aula incrivel! Alunas (mães) e colaboradores da C.A agradecem à Thais Camilla pela aula e desejamos esperançosamente que um próximo encontro possa ser pessoal… (rs). (R.R.)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2021-03-20-aula-yoga-foto-1-1024x570.jpeg

Fase Emergencial do Plano S. Paulo – Operação da Casa da Amizade

CT-CA-2021-003

COMUNICADO AOS ALUNOS E FAMILIARES DA CASA DA AMIZADE

Consciente do severo agravamento da pandemia do coronavirus e em linha com as orientações das autoridades (Fase Emergencial do Plano S. Paulo), no período de 15-30/mar/21 a Casa da Amizade irá interromper suas operações de atendimento público:

  • os alunos que estavam frequentando presencialmente não devem comparecer
  • as aulas de inglês serão por zoom as 3as f 16:00
  • os alunos do Impulso Alfa deverão ir à Casa da Amizade na 2ª 15/mar/21 para receber atividades impressas a serem feitas em casa; nas 6ª f no período 14:00-15:30 a prof Karla fará chamadas de whatsapp vídeo com os alunos, que serão previamente notificados
  • as aulas de dança serão por zoom nos horários habituais

Neste período nossos educadores estarão trabalhando remotamente em casa, continuando à disposição dos alunos, famílias e parceiros através de whatsapp e email.

A Casa da Amizade continua preparada para oportunamente voltar a receber seus alunos presencialmente de acordo os protocolos sanitários e mantem um trabalho importante de conscientização sobre o coronavirus, reforçando a seriedade com que o assunto deve ser tratado por todos no momento atual em que a rede de saúde se mostra sobrecarregada.

Considerando muito relevante seu vínculo com a comunidade, a Casa da Amizade reforça seu compromisso claro com o acolhimento das famílias e com a educação das crianças e jovens de Paraisópolis.

________________________

Mônica Mation

Casa da Amizade – Presidente

Instituto Unibanco – Edital de Fortalecimento Institucional

Viva! Junto com outras 29 instituições de todo o Brasil, a Casa da Amizade foi selecionada no Edital de Fortalecimento Institucional promovido pelo Instituto Unibanco. O foco eram organizações da sociedade civil comprometidas com a garantia do direito à educação, que desenvolvessem iniciativas e projetos conectados com a aprendizagem, a redução das desigualdades e a construção de uma escola pública inclusiva, democrática e de qualidade. Além de um apoio financeiro por 3 anos, é para a Casa da Amizade uma grande honra ser selecionada neste edital por especialistas do Instituto Unibanco, representantes de diferentes organizações da sociedade civil e gestores educacionais convidados e fazer parte da lista de 30 instituições selecionadas:

https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/editais/editaldefortalecimentoinstitucional/resultado-edital

(M.A.F.M.)

Fase Vermelha do Plano S. Paulo – Operação da Casa da Amizade

CT-CA-2021-002                                                                                        

COMUNICADO AOS ALUNOS E FAMILIARES DA CASA DA AMIZADE

Consciente do agravamento da pandemia do coronavirus e em linha com as orientações das autoridades (Fase Vermelha do Plano S. Paulo), no período de 8-20/mar/21 a Casa da Amizade irá reduzir suas operações de atendimento público:

  • os alunos que estavam frequentando as 2as e 4as devem vir somente às 2as
  • os alunos que estavam frequentando as 3as e 5as devem vir somente às 3as (incluindo aula de inglês)
  • ficam mantidas as aulas presenciais das 6ª f as 14:00-15:30 (Impulso Alfa)
  • as aulas de dança serão por zoom

Nos demais dias destas 2 semanas nossos educadores estarão trabalhando remotamente em casa até 20/mar/21, continuando à disposição dos alunos, famílias e parceiros através de whatsapp e email. Quando vierem à Casa da Amizade os alunos receberão um kit com algumas atividades para serem feitas em casa antes do retorno na próxima semana.

A Casa da Amizade continua preparada para receber seus alunos presencialmente de acordo os protocolos sanitários e mantem um trabalho importante de conscientização sobre o coronavirus, reforçando a seriedade com que o assunto deve ser tratado por todos no momento atual em que a rede de saúde se mostra sobrecarregada.

Considerando muito relevante seu vínculo com a comunidade, a Casa da Amizade reforça seu compromisso claro com o acolhimento das famílias e com a educação das crianças e jovens de Paraisópolis.

________________________

Mônica Mation

Casa da Amizade – Presidente

Experimentando hip hop

A convite de Rafael Rodrigues, nosso professor de danças populares, recebemos hoje Silas Oliveira , professor de hip hop, para ministrar aula desta modalidade para as crianças e adolescentes da Casa da Amizade. Silas Oliveira mora na comunidade e dá aulas particulares e em grupo para diversos públicos. Tanto Rafael Rodrigues quantos os alunos amaram a aula. Nossa gratidão ao Silas pela oportunidade! (R.R.)

Instituto Singularidades Bolsa Equidade Racial – parabéns, Grazi!

O Instituto Península, em conjunto com o Instituto Singularidades, oferece um Programa de Bolsas “Equidade Racial” com o objetivo de viabilizar que alunos negros (pretos e pardos) de baixa renda, que desejam ser profissionais da educação, possam realizar seus estudos de graduação no Instituto Singularidades, em licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia.

Uma dessas 14 bolsas integrais (isenção de mensalidades + ajuda de custo mensal) foi concedida a Grazielle dos Santos Costa, estudante do 5o sem de Pedagogia. Grazi é moradora de Paraisópolis (pertinho da Casa da Amizade!), foi nossa aluna de Danças Populares e depois transformou-se em voluntária, tendo liderado várias oficinas infantis aos sábados. Que orgulho temos do seu esforço, Grazi!

Nossa sorte é que Grazi fez tambem curso de fotografia no SENAC e registrou voluntariamente em jan/2021 o espaço da Casa da Amizade após a implantação dos gradis perimetrais. Foi um bom jeito de reacender os vinculos de gestores e voluntários que a pandemia afastou de Paraisopolis no ultimo ano…

Muito obrigada, Grazi! (M.A.F.M.)

Batata doce

Esta manhã fomos surpreendidos com essas belas batatas doce plantadas pelas mãos de Rita, logo cedo labutando no jardim e sob forte segredo… Explicou  que plantou sem muita intenção de colher mas pelo que vimos e provamos que ela tem mesmo o chamado “dedo verde” – preparou uma pratada deliciosa muito disputada (L.R.S.)!

previous arrow
next arrow
Slider

Quero ar livre!

Depois de vários pedidos para abertura da quadra por parte de nossos alunos, resolvemos fazer o primeiro ensaio depois de nossa volta presencial em out/2020. Fizemos higienização e foram explicados mais uma vez os protocolos sanitários – ufa, quanta energia acumulada!! Queimada com tampinhas tambem vale… (L.R.S.)

Registrando nosso visual externo repaginado

Há algum tempo vinhamos pensando que era importante registrar como está o visual da parte externa da Casa da Amizade. Nestes tempos de pandemia voltamos a atender presencialmente desde out/2020. Mas pensando em antigos voluntários saudosos que se mudaram de cidade ou simplesmente em gente que ficou distante fisicamente por causa da pandemia, achamos que era hora de registrar nossas fachadas, nosso parquinho, nossos arredores. A sorte foi poder contar com a ex-aluna Grazielle Santos Costa, agora universitária de Pedagogia no Instituto Singularidades, depois de concluir o reputado curso de fotografia no SENAC Scipião. acho que as fotos permitem entender porque as crianças curtem o parquinho e os jovens gostam de ficar papeando nas mesas de madeira do jardim (com todos os protocolos sanitários!). Rita tem se dedicado bastante ao jardim – Fatima, que trouxe as plantas originais, ficou orgulhosa. Segue um gostinho de Casa da Amizade para quem está com saudade!

previous arrow
next arrow
Slider