XV Mostra Cultural de Paraisópolis

Quem poderia imaginar? Há exatos 365 dias o CEU Paraisopolis sediava o evento de quase 9 mil pessoas com a missão de Expor culturalmente a comunidade de Paraisópolis, ressaltando potencialidades, valorizando as práticas pedagógicas e culturais das escolas, organizações socioeducativas e artistas.

Pois a Curadoria, da qual a Casa da Amizade faz parte há 5 anos, não esmoreceu diante dos desafios da pandemia e com a animada adesão de uma Comissão Organizadora bastante ativa conseguiu promover:

  • um concurso de logotipo MC 2020 para crianças de 3 faixas etárias: 4@6a, 7@10a e 11-15a.
  • um concurso de redação MC 2020 voltado para estudantes de Ensino Medio das 3 escolas publicas estaduais da comunidade, nos moldes do ENEM. O tema dos textos motivadores, revelado apenas no momento da prova, previsivelmente foi: “Os caminhos do Ensino à distância no Brasil”
  • 2 encontros de gestores da Educação oferecido pela Iris Consultoria Educacional
  • um site de salas Temáticas que foram abertas virtualmente ao publico as 10:00 do dia 19/set/20 https://mostracultural1.wixsite.com/paraisopolis-2020
  • uma “live” de 90 min oferecida em 19/set/20 as 17:00 – até Chico Cesar se apresentou prestigindo Paraisopolis!! https://www.youtube.com/channel/UCtCjKhkAlGITZeo1NXNRezA

Para maiores detalhes e um balanço das realizações da MC veja https://multientidades.virtual.org.br/mostra-cultural/mc-2020/atas-de-reuniao/.

Mas não deixe de assistir a Live e visitar as Salas Tematicas mostrando o que de melhor está sendo produzindo em cultura e educação em Paraisópolis: artes visuais, cinema, contação de histórias, poesia, dança, música e muito mais!!

Nosso presente pelo Dia Nacional do Voluntário

Meio esquisito este hábito de agradecer aos voluntários na data do Dia do Voluntário, né? Mas o grande Betinho já dizia “Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se.” Herbert José de Souza (1935-1997) 

Este ano, em meio a todas as adversidades da pandemia, temos uma boa notícia para comemorar com vocês: no edital “Impactô, Especial COVID-19”,  entre 406 inscritos (RJ e SP), a Casa da Amizade foi uma das 16 instituições selecionadas pelo Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos (uma aceleradora social) para receber um prêmio de R$ 20.000 (eba!) e um programa de mentoria on-line de 5 meses para a equipe gestora nas áreas de estratégia, negócios e inovação.          https://www.ekloos.org/impacto

Nosso projeto SE LOGA, Paraisópolis busca integrar alunos de escolas públicas de Paraisopolis (ensino fundamental e médio) ao ensino emergencial remoto, através de tutoria voluntária individual à distância, para desenvolver competência no uso da plataforma digital Google Sala de Aula e para apoiar a execução das atividades propostas pelas escolas. Segue o vídeo de 3 min para quem não viu antes 

https://www.youtube.com/watch?v=b3z6I5c5p8Y

A outra boa notícia é que este mês a Casa da Amizade completou 25 anos de existência! Comemoração zoom nem se compara com festinha presencial mas nossos dedicados colaboradores curtiram a surpresa de um bolinho de chocolate legítimo!  

Ter um quarto de século é uma conquista suada mas também um grande desafio diário e contínuo.  Galera: vamos em frente porque atrás vem gente! (M.A,F.M.)

niver CA 25 a 1.jpg

Aula de yoga

Neste domingo fomos convidados por nossa querida Thais Camila, bailarina de Paraisópolis e ex-professora de dança na Casa da Amizade, para com ela fazer uma aula de yoga virtual a partir de seu estudio Shala Flow em Madrid. A internet conspirou contra e a transmissão ficou inviabilizada…. Pois o valente Vitor Dias – da Trupe Benkady – nos salvou e de improviso liderou o grupo com uma aula super bacana, introduzindo aos iniciantes a Saudação ao Sol. Valeu Vitor, obrigada mesmo!

SE LOGA, Paraisópolis: caminhando…

Esta semana continuamos avançando no projeto, inclusive com adesão de outras ONGs (Programa Einstein na Comunidade PECP, CEISER) para “encorpar” o esforço . Para nos candidatar ao processo de aceleração Impactô COVID, a Casa da Amizade submeteu ao Instituto Ekloos um video sobre o Projeto SE LOGA. Video curtinho, só 3 minutos! Muito obrigada ao voluntário Ian pela maestria em gerar um produto objetivo em tempo recorde! (MAFM).

Hora da história

Semanalmente nossa voluntária Ana Maria vem promovendo contação de história direcionada a crianças da educação infantil, que olham e ouvem com muita atenção para não perder nenhum detalhe… Hoje foi a história do patinho feio. No final de cada sessão a contadora propõe um desenho para aguçar ainda mais a imaginação. Obrigado, Ana. (L.S.R.)

SE LOGA, Paraisópolis

Continuamos concentrando esforços para apoiar nossos alunos na inserção ao ensino emergencial remoto das escolas publicas, leia-se Google Sala de Aula. Dada a dificuldade que o “home schooling” representa para a maioria das mães da comunidade, seguimos no “phone schooling” com progressos bem pequenos mas muito comemorados! Para contornar o problema das familias mais vulneráveis, conseguimos entregar hoje 5 tablets viabilizados pela parceira Escola Mobile (valeu Adriana!). Estamos tambem buscando adesão de outras ONGs de Paraisopolis para engajar suas equipes a fazer ação similar com as crianças e jovens atendidos pelas instituições; eles tambem poderiam ser nucleos multiplicadores desta cultura digital e da manutenção do vinculo com suas escolas. O prazo de retorno às atividades escolares presenciais ainda está bastante nebuloso portanto ainda há muito trabalho remoto pela frente…

Zumba e Muay Thay no sabadão

Neste momento de tantas pressões decorrentes da pandemia, a galera foi convidada a se distrair um pouco neste sábado de manhã – foi muito gostoso.

10:00 aula de zumba com prof Rafael Rodrigues

11:00 aula de Muat Thay com prof Italo Crespin

Kits de higiene/limpeza

Hoje tivemos distribuição de material de higiene/limpeza para as familias de nossos alunos de forma muito tranquila e sem aglomerações. Doacões generosas de kits da ASA Associação Santo Agostinho (valeu Teli!), sabonetes da CUFA (valeu Claudia!) e máscaras de pano do Costurando Sonhos (valeu Juliana!). 

previous arrow
next arrow
Slider

Aula de ioga

Convite de nossa querida Thais Camila, bailarina de Paraisópolis e ex-professora de dança na Casa da Amizade, parceira de nosso professor Rafael, diretamente de Madrid neste domingo…