Nosso presente pelo Dia Nacional do Voluntário

Meio esquisito este hábito de agradecer aos voluntários na data do Dia do Voluntário, né? Mas o grande Betinho já dizia “Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se.” Herbert José de Souza (1935-1997) 

Este ano, em meio a todas as adversidades da pandemia, temos uma boa notícia para comemorar com vocês: no edital “Impactô, Especial COVID-19”,  entre 406 inscritos (RJ e SP), a Casa da Amizade foi uma das 16 instituições selecionadas pelo Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos (uma aceleradora social) para receber um prêmio de R$ 20.000 (eba!) e um programa de mentoria on-line de 5 meses para a equipe gestora nas áreas de estratégia, negócios e inovação.          https://www.ekloos.org/impacto

Nosso projeto SE LOGA, Paraisópolis busca integrar alunos de escolas públicas de Paraisopolis (ensino fundamental e médio) ao ensino emergencial remoto, através de tutoria voluntária individual à distância, para desenvolver competência no uso da plataforma digital Google Sala de Aula e para apoiar a execução das atividades propostas pelas escolas. Segue o vídeo de 3 min para quem não viu antes 

https://www.youtube.com/watch?v=b3z6I5c5p8Y

A outra boa notícia é que este mês a Casa da Amizade completou 25 anos de existência! Comemoração zoom nem se compara com festinha presencial mas nossos dedicados colaboradores curtiram a surpresa de um bolinho de chocolate legítimo!  

Ter um quarto de século é uma conquista suada mas também um grande desafio diário e contínuo.  Galera: vamos em frente porque atrás vem gente! (M.A,F.M.)

niver CA 25 a 1.jpg

Aula de yoga

Neste domingo fomos convidados por nossa querida Thais Camila, bailarina de Paraisópolis e ex-professora de dança na Casa da Amizade, para com ela fazer uma aula de yoga virtual a partir de seu estudio Shala Flow em Madrid. A internet conspirou contra e a transmissão ficou inviabilizada…. Pois o valente Vitor Dias – da Trupe Benkady – nos salvou e de improviso liderou o grupo com uma aula super bacana, introduzindo aos iniciantes a Saudação ao Sol. Valeu Vitor, obrigada mesmo!

SE LOGA, Paraisópolis: caminhando…

Esta semana continuamos avançando no projeto, inclusive com adesão de outras ONGs (Programa Einstein na Comunidade PECP, CEISER) para “encorpar” o esforço . Para nos candidatar ao processo de aceleração Impactô COVID, a Casa da Amizade submeteu ao Instituto Ekloos um video sobre o Projeto SE LOGA. Video curtinho, só 3 minutos! Muito obrigada ao voluntário Ian pela maestria em gerar um produto objetivo em tempo recorde! (MAFM).

Hora da história

Semanalmente nossa voluntária Ana Maria vem promovendo contação de história direcionada a crianças da educação infantil, que olham e ouvem com muita atenção para não perder nenhum detalhe… Hoje foi a história do patinho feio. No final de cada sessão a contadora propõe um desenho para aguçar ainda mais a imaginação. Obrigado, Ana. (L.S.R.)

SE LOGA, Paraisópolis

Continuamos concentrando esforços para apoiar nossos alunos na inserção ao ensino emergencial remoto das escolas publicas, leia-se Google Sala de Aula. Dada a dificuldade que o “home schooling” representa para a maioria das mães da comunidade, seguimos no “phone schooling” com progressos bem pequenos mas muito comemorados! Para contornar o problema das familias mais vulneráveis, conseguimos entregar hoje 5 tablets viabilizados pela parceira Escola Mobile (valeu Adriana!). Estamos tambem buscando adesão de outras ONGs de Paraisopolis para engajar suas equipes a fazer ação similar com as crianças e jovens atendidos pelas instituições; eles tambem poderiam ser nucleos multiplicadores desta cultura digital e da manutenção do vinculo com suas escolas. O prazo de retorno às atividades escolares presenciais ainda está bastante nebuloso portanto ainda há muito trabalho remoto pela frente…

Kits de higiene/limpeza

Hoje tivemos distribuição de material de higiene/limpeza para as familias de nossos alunos de forma muito tranquila e sem aglomerações. Doacões generosas de kits da ASA Associação Santo Agostinho (valeu Teli!), sabonetes da CUFA (valeu Claudia!) e máscaras de pano do Costurando Sonhos (valeu Juliana!). 

previous arrow
next arrow
Slider

COVID não mata aula

Parafraseando um projeto de importante fundação brasileira, atualizo abaixo nossas atividades de formação em andamento:


1. Integração dos alunos ao ensino emergencial remoto das escolas públicas: buscando garantir o direito de aprendizagem de todos os alunos da comunidade de Paraisopolis, a Casa da Amizade está convencida de que toda a sua energia neste momento deve estar direcionada a viabilizar o engajamento dos nossos alunos às ferramentas oferecidas por estado e municipio, principalmente no uso da plataforma digital Google Sala de Aula. Nossa compacta equipe de 3 pessoas vem dedicando incansáeis horas de contato individual com cada aluno/familia para familiarizá-los com o acesso e navegação, ajudando no entendimento e monitoramento das atividades escolares propostas pelos professores municipais e estaduais, ao lado de oferecer acolhimento emocional nos desafios da pandemia. Se a tarefa já era dificil presencialmente, imaginem agora o desafio de fazê-lo virtualmente com várias limitações de harware e conectividade! Nos ambientes das familias da comunidade é muito frequente não se dispor de adultos que possam supervisionar o trabalho escolar das crianças/jovens, até porque a escolaridade dos pais muitas vezes é inferior à dos filhos. A visão (esperança?) é de que nossos alunos, fortalecidos em seu letramento digital, possam servir de multiplicadores para irmãos, amigos e vizinhos.  Para contornar as limitações de harware, estamos buscando a compra de tablets para doar aos alunos mais vulneráveis. Contribuições serão bem vindas!

2. Formação de professores: alem do “intensivão on the job” na ferramenta do Google Sala de Aula (com apoio eficaz da Escola Graduada), Lucas, Ana Paula e Rafael estão participando de aulas virtuais semanais de ingles ministradas pela voluntária Stefanie. 

3. Atividades fisicas: nas manhãs de sábado estamos oferecendo aulas zoom de Zumba (10:00 – prof Rafael) e Muay Thay (11:15 – volunt. Italo) com uma adesão animada até de quem não é propriamente do ramo (eu por exemplo…). Na manhã deste domingo teremos uma atividade especial de Yoga via zoom com Thais Camila, nossa antiga professora de danças populares que era moradora de Paraisópolis e hoje mora em Madrid. Quem se interessar avise para podermos mandar link.

  Cuidem-se e mantenham o distanciamento social nesta fase tão critica!  (MAFM)

ResponderEncaminhar