Passeio ao Parque Burle Marx

Depois de um longo período em casa em razão da pandemia, pudemos enfim sair um pouco e respirar ar puro, respeitando é claro todos os protocolos de segurança. Dividimos as 46 crianças em grupos nos dias 14 e 15 de janeiro e fizemos nosso trajeto à pé até o parque Burle Marx, sob orientação de 6 monitores. Quanta euforia de todos no caminho, aquela vontade de chegar o mais breve possível  e correr, brincar e jogar conversa fora! O tempo muito agradável ajudou bastante. No final não poderia faltar aquele suculento cachorro quente feito pela Rita – as crianças aprovaram. Slack line entre as árvores tambem deu IBOPE. Revendo arquivos antigos constatamos que há 15 anos fazemos esta visita anual ao Parque Burle Marx – nosso aniversário de 10 anos foi lá no pergolado, com teatrinho e tudo! Nossos agradecimentos pela atenciosa recepção da equipe do parque. (L.R.S.)

previous arrow
next arrow
Slider

Escultura em sabão

O ano na Casa da Amizade já começou cheio de arte e criatividade: as crianças aguçaram sua imaginação para pensar em algum objeto que pudesse ser representado no sabão em forma de escultura.  Para realizar este projeto utilizamos sabão de coco em barra, lápis/caneta, faca sem serra (ou tesoura sem ponta para crianças menores), colher de sobremesa ou chá. Com ajuda dos professores os alunos fizeram suas obras; tanto o andamento quanto o produto agradou a todos.  Acredite, não é tão fácil quanto parece! Após o resultado final a criança terá noção do quanto foi trabalhoso realizar sua arte, fazendo ela ter um apreço maior pela sua obra, Porém não deixa de ser divertido fazer uma escultura, pois nos dá uma reflexão de ter feito ‘’um bom trabalho”. (K.V.J.)

Casa da Amizade vencedora do Edital Citi categoria Educandos

Vejam que bela noticia recebemos hoje!

Entre cerca de 80 ONGs participantes, a Casa da Amizade ficou entre os 3 finalistas no edital Citibank Geração de Progresso na categoria Educandos. Trata-se de um edital promovido pela Associação dos Funcionários do Citibank e organizado pela +Unidos com apoio do Prosas. Objetiva financiar uma ONG da cidade de SP que tenha projeto focado em crianças e jovens do Ensino Fundamental e/ou Médio, utilizando metodologias e práticas inovadoras/criativas para o complemento da educação básica de estudantes de escolas públicas. Passada uma primeira etapa em que fomos selecionados por uma Comissão Julgadora profissional, apresentamos um video de 5 min sobre o Projeto SE LOGA, Paraisópolis e na votação online nosso projeto foi escolhido por 47% dos funcionários do Citibank.

Passada a euforia da conquista, já está agendada a primeira reunião de linhamento com a equipe Citi na semana de 11/jan/21.

O negócio agora é arregaçar as mangas e sair trabalhando! (M.A.F.M.)

Impulso Alfa vai ao Museu do Futebol

O grupinho do Impulso Alfa foi hoje comemorar o fechamento de um ciclo de oficinas de alfabetização. É difícil expressar o quão gratificante foi o passeio ao Museu do Futebol com as crianças da Casa da Amizade, não apenas pelo passeio e pela maravilhosa estrutura e organização do local, mas também pela emoção ao ver os pequenos olhos brilhantes daquelas crianças, que conseguiram se deslumbrar e aproveitar o passeio do início ao fim. Numa sociedade que tanto precisa desse tipo de instrução e conhecimento, me sinto “privilegiada” por poder participar junto com eles. Nossos agradecimentos ao Instituto Credit Suisse pela cortesia da gratuidade dos ingressos. Tenho plena certeza de que todo o trajeto, toda a visita, as experiências, os momentos ficarão marcados em suas memórias. Fechamos com chave de ouro esse ano tão atípico e cheio de obstáculos, principalmente para a educação e para nossas crianças. GRATIDÃO. (Prof K.O.C.G.)

previous arrow
next arrow
Slider

Alunos premiados pela dedicação às tarefas escolares em tempos de COVID!

Em geral costumamos no final do ano fazer um passeio bacana até um sitio com todo o grupo de estudantes e educadores da Casa da Amizade, com distribuição de premios para os alunos mais assiduos ou longevos. Neste ano de pandemia instituimos um “novo normal”: premiar os alunos que tivessem avançado pelo menos 85% no Google Sala de Aula, ou seja, que tivessem concluido pelo menos 85% das atividades assincronas propostas pelos professores da escola publica regular.

Entre os alunos que frequentam presencialmente a Casa da Amizade destacaram-se 5: Bruno Rocha de Castro (7 anos, 1o EF EMEF Perimetral), Enzo Gabriel Gomes Ramalho (7 anos, 1o EF EMEF Perimetral), Graziely Miranda (9 anos, 4oEF EMEF D. Veremundo), Lucas Melquíades de Moraes (10 anos, 5o EF EMEF CEU Paraisopolis), Ana Kethelyn dos Santos de Jesus (13 anos, 7oEF EMEF CEU Paraisopolis). Vejam só os belos tenis que ganharam – obrigada Beth pela captação/organização!

previous arrow
next arrow
Slider

Tambem se destacaram com mais de 85% de avanço no Google Sala de Aula 2 alunos “remotos”, que nós ainda nem conhecemos pessoalmente, ambos de 10 anos e estudantes da 3oEF da EMEF Perimetral: Nicolas Cândido Machado Costa e Ricardo Feitosa da Silva! A eles coube receber da Casa da Amizade uma caixa de bombons. O mesmo mimo recebeu nossa ex-aluna “remota” Mabel Yasmin Bezerra da Silva (2o EM da EE Plinio Negrão). (M.A.F.M.)

previous arrow
next arrow
Slider

Encerrramento atividades 2020

Nos 2 ultimos dias de aula comemoramos os aniversariantes do trimestre – afinal em época de pandemia as crianças tambem fazem aniversário! No clima de festinha distribuimos tambem os brinquedos generosamente doados pela Fundação Casas Bahia.

previous arrow
next arrow
Slider

Antes de sair para o recesso fizemos a tradicional distribuição de um presente de Natal para cada uma das 90 familias que frequentam a Casa da Amizade: 2 frangos e um panetone para comemoração das festas depois de um ano pandemico de muitos desafios… Nosso muito obrigado aos “4 mosqueteiros” que se encarregam de financiar esta empreitada todos os anos. (M.A.F.M.)

previous arrow
next arrow
Slider

Mutirão para avaliações diagnósticas digitais

A Secretaria Municipal de Educação de SP lançou no final de novembro uma solicitação de que todos os alunos de 4o a 9o ano do Ensino Fundamental fizessem 5 avaliações digitais: Portugues. Matemática, Ciencias, História e Geografia. O objetivo indicado pela PMSP era saber o nível de aprendizado dos estudantes durante o período de isolamento social e para SME preparar programas de recuperação e reforço no próximo ano. Sensibilizados pela relevancia deste objetivo, a Casa da Amizade dedicou as ultimas 3 semanas de aulas presenciais para orientar nossos 51 alunos municipais desta faixa escolar a acessar e realizar estas provas, tanto presencialmente quanto atraves da atuação dos tutores voluntários remotos. O resultado foi gratificante: nossos alunos presenciais realizaram 96% das provas; os alunos acompanhados remotamente realizaram 68%.

Continuamos muito esperançosos, fazendo tudo o que está a nosso alcance para que a reabertura das escolas venha logo no começo de 2021! (M.A.F.M.)

Participando de live da Escola Mobile

Fortalecendo a parceria com a Escola Mobile, desde a retomada das aulas presenciais na Casa da Amizade tem sido promovidas semanalmente aulas de projeto de leitura com os alunos de 3o/4o EF da CA, em sessões de zoom com uma equipe Mobile composta por educadores e alguns alunos monitores.

Mas nesta manhã de sabado o desafio foi diferente: recebemos com muito prazer o convite para participar de “live” promovida pela Mobile no encerramento das atividades letivas de seus 6os anos do EF. Representando a Casa da Amizade, a gestora Monica e a aluna Ana Kethellyn, de 13 anos, foram entrevistadas para relatar a experiência da Casa da Amizade no ensino emergencial remoto durante a pandemia. Ficamos um pouco nervosas com a novidade da ferramenta de “live” mas acabou sendo um batepapo bacana, mediado pela Prof Maira e prestigiado pela participação de uma diretora e de um vice-diretor do Ensino Fundamental da Mobile. E teve até um pequeno cachê, doado pela Mobile e revertido para alguns dias de lanche para as crianças que estão frequentando presencialmente a CA. (M.A.F.M.)

Lançamento do Projeto Impulso Alfa

Constatadas dificuldades expressivas de leitura e escrita entre nossos alunos de 3o e 4o anos do Ensino Fundamental, preparamos para um grupo de 7 meninos, com idades variando entre 8 e 10 anos, uma serie de 5 oficinas nas 6as f 14:00-15:30.

A oficina inicial, ministrada pela voluntária Prof Luciana C. (valeu, obrigada!) foi uma avaliação diagnóstica para nortear as 4 oficinas seguintes, facilitadas pela prof Karla, que tem vasta experiencia de alfabetização na rede publica municipal. Diferentes tecnicas pedagogicas estão sendo utilizadas (trabalho com nomes, rotulos, bingo de palavras, etc) para manter os alunos engajados. Esperamos ver bons resultados a medio prazo! (MAFM)

previous arrow
next arrow
Slider