Notícias de 2017

Oficina infantil: esqueleto
12 de agosto de 2017

(G.B.S.)

Passeio cinema Kinoplex: Projetor dos Sonhos
09 de agosto de 2017

(M.A.F.M.)

Oficina infantil: invenções e descobertas – parte III
05 de agosto de 2017

(E.M.)

Entrevista de Luana Andrade no site do Pro-Saber SP
05 de agosto de 2017

http://prosabersp.org.br/2017/08/04/apaixonada-por-educar-conheca-a-trajetoria-da-professora-luana

Oficina UWC: desperto, descubro, realizo
15 de julho de 2017

(V)

Passeio finalistas concurso logotipo para Mostra Cultural – grupo de 5 a 7 a (“pequenos”)
08 de julho de 2017

(APQS)

Feirinha do comportamento
05 de julho de 2017

Tivemos hoje nossa tradicional Ferinha do Comportamento, com materiais e objetos novos e usados, tendo como objetivo encorajar frequência, comportamento e participação das crianças nas aulas do reforço escolar. Em cada aula o(a) aluno(a) atinge uma pontuação e, no final do semestre, esses pontos são substituídos por “dinheiro” simbólico para fazer a compra na feirinha. E eles foram às compras com muito entusiasmo! (A.P.Q.S.)

Passeio finalistas concurso logotipo para Mostra Cultural – grupo de 8 a 15 a “grandes”)
01 de julho de 2017

(A.G.)

Reunião de pais&mestres
01 de julho de 2017

Hoje aconteceu nossa reunião semestral. A presença e participação ativa de 20 famílias de nossos usuários do reforço escolar foi positiva. O tema inicial foi uma devolutiva sobre a cessão de uso do espaço atual e os esforços para a construção de instalações próprias da Casa da Amizade. A educadora Ana Paula cobriu os tópicos habituais sobre o trabalho desenvolvido na Casa da Amizade. Monica demonstrou às mães/responsáveis quão simples é obter o boletim escolar de seus filhos via internet e ressaltou a importância de acompanharem o desempenho escolar das crianças e participarem das reuniões de pais na escola regular. Em paralelo aconteceram outras atividades: o bazar e a festinha dos aniversariantes do segundo trimestre, cantando parabéns, junto com as famílias, para os nascidos em abril, maio e junho. Muito agito nesta manhã! (A.P.Q.S)

Festa junina
24 de junho de 2017

Neste dia aconteceu o grande Arraiá da Casa da Amizade, com apresentação da quadrilha tradicional nordestina e coreografias com 3 danças (sertanejas e axê). Foi um momento único de muita diversão para nossos alunos e familiares. Foi entregue a premiação das camisetas para as finalistas do concurso do logotipo da Mostra Cultural 2017, faixa etária 8 a 15 anos (obrigada Beth!). Nossa festa junina 2017 foi um sucesso! (A.P.Q.S)

Oficina infantil: grandes invenções
17 de junho de 2017

A oficina com as crianças teve foco no aprendizado das grandes invenções (criações). Contamos com um grupo de 8 voluntários da cidade de Jundiaí, que trabalharam com Ana, educadora da Casa da Amizade. Realizamos uma gincana de perguntas e respostas em que, após leitura e interpretação de um texto, as crianças interagindo escolheram qual era a resposta correta.

Após a gincana os alunos participaram de uma oficina artística, confeccionando paraquedas com material reutilizado; o objetivo era refletir que podemos com as coisas mais simples dar asas aos nossos desejos, e assim aterrissar em nossos sonhos. Fizemos também uma reflexão com as crianças propondo a eles a criação de invenções que, na visão deles, mudariam ou transformariam o nosso mundo em um lugar melhor. Após a reflexão os alunos transportaram suas ideias para o papel em forma de desenhos. Finalizamos as atividades com uma dinâmica imaginando nossos sonhos se tornarem realidade, transmitindo uma mensagem positiva as crianças. Manhã de muito conhecimento, imaginação e diversão! (L.M.)

Oficina infantil: invenções e descobertas – parte II
10 de junho de 2017

(E.M.)

Concurso interno de logotipo para Mostra Cultural
03 de junho de 2017

Oficina infantil: invenções e descobertas – parte I
20 de maio de 2017

(E.M.)

Reunião de acompanhamento pedagógico
20 de maio de 2017

(I.T.)

Dia de Aprender Brincando
18 de maio de 2017

Comemoramos hoje, junto com escolas e comunidades de todo o mundo, o Dia de Aprender Brincando. É uma iniciativa que busca promover o brincar e aprender fora da sala de aula. Começou na Inglaterra e é liderada no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz, por meio do programa Cidades Educadoras. A opção da Casa da Amizade foi fazer esta manhã um passeio a pé ao Parque Burle Marx com 24 crianças e 6 monitores; a voluntária Rita fez uma oficina de horta bem legal. São Pedro frustrou o passeio para o grupo da tarde (21 crianças); mas funcionou bem o plano B de ficar na CA e trabalhar na confecção e rejunte de mosaicos, sob orientação da voluntária Aparecida. Gostosa quebra de rotina. (M.A.F.M.)

Homenagem ao Dia das Mães
13 de maio de 2017

(A.P.Q.S.)

Passeio das Mães
06 de maio de 2017

Nosso passeio das Mães esse ano foi para uma simpática Chácara em Itupeva. Notava-se no olhar de cada uma das Mães ali presentes o brilho e a satisfação de estar vivendo um momento único, lindo e maravilhoso em sua vida – não queriam “desperdiçar” um só instante daquele agradável e feliz momento que a CA lhes proporcionava nesse dia. Foi lindo presenciar o depoimento de gratidão de cada uma delas, dizendo que não teriam palavras para expressar o que elas sentiram e de como agradecer. A Casa da Amizade e todas as Mães que participaram desse passeio são muito gratas ao proprietário da Chácara 2 Córregos – Ivan Mation – por nos ter concedido o seu lindo e maravilhoso espaço e ter nos proporcionado momentos de tranquilidade e muita alegria em nossas vidas. Parabéns pelo espaço! Nosso passeio foi um sucesso; sem palavras para expressar, o quanto foi maravilhoso! (A.P.Q.S.)

Contação de histórias por Dona Teté
22 de abril de 2017

Oficina infantil: Páscoa
15 de abril de 2017

Realizamos oficina com as crianças com foco no aprendizado do significado da páscoa. Contamos com um grupo de 8 voluntários da cidade de Jundiaí, além da professora Ana Paula da Casa da Amizade. Realizarmos leitura e interpretação de um texto com curiosidades sobre a páscoa, dentro dos grupos, seguida de um QUIZ (espécie de gincana de perguntas e respostas). As crianças interagiam, escolhendo a resposta correta, caminhando para o voluntário portador da mesma; as respostas eram compartilhadas com empolgação e os que acertavam comemoravam alegremente.

Após a gincana, os alunos participaram de uma oficina artística, confeccionando imãs em formato de ovos, onde deveriam colocar o “brinde” que gostariam de receber ao abrir seus ovos de páscoa. Surgiram valores importantes e sentimentos como amor, paz, amizade, que foram escritos nos ovos, e após decorados com colas coloridas, as crianças levaram os ovinhos para suas casas para presentearem alguém e como lembrança deste dia especial. Finalizamos as atividades com a história “O coelhinho que não era de páscoa”, de Ruth Rocha, contando com a participação e envolvimento das crianças, que ao final compartilharam seus sonhos e profissão que desejam ter. Dia muito especial, interação, conhecimento e diversão! (L.M.)

J&M Passeio ao Castelo Rá Tim Bum
12 de abril de 2017

Na tarde de quarta feira 6 jovens do grupo J&M foram ver a exposição do Castelo Rá Tim Bum no Memorial da América Latina. Na ida, por conta do mau tempo, fomos de Uber. A dificuldade de tomar Uber em Paraisópolis foi objeto de reflexão do grupo: por que o aplicativo apontava que o serviço estava indisponível para a região, sendo que poucos passos à frente, já na rua Deputado Laercio Corte, foi tão fácil conseguir chamar o Uber? Logo quando chegamos ao Memorial da América Latina os jovens se admiraram com o topo do castelo, que já da avenida podíamos observar. Assim que chegamos foram muitas fotos para registrar o momento. Durante todo o percurso ouvia-se suspiros de admiração e os relatos das lembranças de quando eram crianças. Após a exposição tomamos um lanche e ao ir embora encontramos outra exposição no pavilhão em que estávamos: Trilha Verde”, com exibição de coisas típicas de vários países como Brasil, Peru, México… Na volta os jovens pesquisaram o caminho e tivemos várias ideias de alternativas de percurso. Após cada um ir na bilheteria carregar seu bilhete, concentramos e dividimos o percurso para cada um guiar um pouco. Na estação Barra Funda André foi o primeiro guia, lembrando das idas contínuas em ele leva alguns para treinos externos. A segunda metade foi na baldeação onde a Aline Costa ficou olhando o nome das estações para descermos na Estação República. A partir dali Aline Araújo mudou a rota por vivências anteriores (trabalhou na Praça da República); ela achou melhor andarmos até o Terminal Bandeira e pegar um ônibus lá no final para todos irem sentados. Márcio sugeriu irmos pela Linha Amarela, descer em Pinheiros e pegar a lotação Paraisópolis, que possivelmente estaria lotada. Após muita conversa todos concordaram em caminhar até a República até que percebemos que estava chovendo e já era tarde para voltar. Em baixo de chuva caminhamos até o Terminal Bandeira e por fim pegamos ônibus Unocoop Campo Limpo retornando para casa. Chegamos as 18h20, a tempo de Luiza ir para escola! (G.B.S.)

Oficina infantil: aviãozinho de madeira
08 de abril de 2017

(A.P.Q.S.)

Oficina infantil: Páscoa
01 de abril de 2017

(A.G.)

Festinha dos aniversariantes do primeiro trimestre de 2017
31 de março de 2017

Foi uma enorme alegria e animação a primeira festa 2017 de aniversário de nossos alunos do reforço escolar e esporte da Casa da Amizade. Reunimos nesta data todos os alunos que fizeram aniversário em janeiro, fevereiro e março de 2017. Ao lado de um bolo apetitoso, tivemos a alegria de cantar os parabéns para cada um deles. (A.P.Q.S.)

Oficina infantil: astronauta
18 de março de 2017

(M.F.F.)

Reunião de acompanhamento pedagógico
11 de março de 2017

(I.T.)

Oficina infantil: macarrão
04 de março de 2017

Quem não gosta de um bom prato de macarrão? Seja uma macarronada ou yakisoba, esse prato é de dar água na boca. As 16 crianças presentes deixaram todos com água na boca, pois prepararam a massa do macarrão de forma artesanal e confeccionaram o rótulo de sua massa fresca e caseira. Levaram a massa para casa, onde preparam o prato e degustaram com suas famílias. A oficina foi ótima e faltou você…. que agora deve estar com água na boca….(E.M.)

J&M Passeio ao Burle Marx
23 de fevereiro de 2017

Na semana anterior o plano de um piquenique de integração se frustrou pois o grupo de jovens tinha se esquecido que o parque municipal, de caráter contemplativo, não permite entrada de comida… Mas nesta 5ª f sete participantes do grupo Junto&Misturado foram os cicerones da professora Gisele em passeio ao Parque Burle Marx – ela nunca tinha estado lá antes! Os jovens relembraram idas anuais anteriores com a Casa da Amizade em agosto para comemorar o aniversário da instituição. Diz a educadora: “Nunca ri tanto como hoje! Estes meninos renovam minhas energias!”. (M.A.F.M.)

Passeio a Bertioga
18 de fevereiro de 2017

(A.P.Q.S.)

Contação de histórias por Dona Teté
11 de fevereiro de 2017

Neste dia tivemos uma conversa sobre o passeio para a praia de Bertioga que ocorrerá na próxima semana. Ana Paula ressaltou os diversos perigos da praia e alertou as crianças para os devidos cuidados com o mar. Foi feita uma atividade com uma receita de massinha caseira para a produção de um cenário com tema livre, usando a própria massinha produzida pelos alunos.

Em seguida nossas crianças foram presenteadas pela Dona Teté – voluntária da comunidade e com farta experiência em outras ONGs – que proporcionou ao grupo uma contação de histórias com a boneca Laura e seus amigos. Foi uma manhã legal e divertida para nossos alunos. (A.P.Q.S)

Oficina infantil: uma aula de cozinha
04 de fevereiro de 2017

Hoje fizemos uma oficina que começou com a apresentação da Nicole, nova voluntária, e depois cada uma das crianças se apresentou para Nicole. A seguir a líder da oficina distribuiu um gibi promocional para os participantes, que fizeram a leitura em silêncio e depois em voz alta. Fizemos a interpretação do texto e comentamos a mensagem muito boa sobre a importância de estudar! O ponto alto foi a brincadeira da forca, onde cada um escolhia uma palavra do texto do gibi e liderava o jogo de forca. Para finalizar fizemos marcadores de livro com EVA – as crianças curtiram a atividade e foram bem criativas! (M.F.F.)

Oficina infantil: jornal
21 de janeiro de 2017

(M.M.)

Planejamento anual 2017
14 de janeiro de 2017

Pela décima primeira vez consecutiva iniciamos o ano com uma manhã intensiva em que sete voluntários se dedicaram ao retrospecto das atividades de 2016 e à consolidação de planos para 2017. Foram apresentadas alterações da equipe ao longo do ano anterior, , as estatísticas relativas ao volume de horas dedicadas por colaboradores e voluntários, as capacitações internas e externas das quais a equipe participou, os indicadores das atividades de reforço escolar e gestantes, as oficinas infantis e os passeios realizados com alunos e famílias, as atividades do grupo de adolescentes Junto&Misturado, as formas de integração comunitária praticadas em 2016 pela Casa da Amizade, etc. Foi analisado o perfil típico do aluno do reforço e de esportes e os desafios para promover quantidade planejada, continuidade da frequência e a introdução de alguns conceitos do Projeto Uerê (metodologia Yvone Bezerra de Mello) no dia a dia da Casa da Amizade. Foram recapituladas as certificações conquistadas em 2016 (OSCIP em março, Vigilância Sanitária em abril e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em junho) e os desafios de renovação do CMDCA em 2017. Foi apresentado o relatório financeiro de 2016 e a previsão de despesas para 2017. Foram debatidos os planos iniciais para a XII Mostra Cultural de Paraisopolis em 16/set/17 resultantes dos encontros de formação de educadores em dez/2016. A parte final da reunião foi dedicada aos problemas decorrentes do incêndio sofrido pela Casa da Amizade em 8/mai/2016 e à necessidade de relocação nos primeiros meses de 2017. Debatemos a complexidade das alternativas de relocação e as providencias de curto prazo para este objetivo. (M.A.F.M.)

Deixe um comentário