Notícias de 2015

 

Passeio do projeto Junto&Misturado: Ilha Comprida
05 de dezembro de 2015

O passeio com 13 jovens, acompanhados por 4 monitores, foi muito legal! Van com mordomia nos conduziu de Paraisopolis até a Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, onde nos aguardava uma simpática casa bem perto do mar. A meteorologia foi perfeita no sábado, permitindo que o grupo ficasse até anoitecer brincando na praia, surfando de bodyboard no mar e até arriscando catar caranguejo e pescar um camarãozinho… As tarefas domesticas foram divididas equilibradamente em cada refeição, com um grupo de jovens lavando/arrumando e outro cozinhando. Uma das voluntárias – logo alcunhada de “Master Chef” – acha modestamente que o cardápio foi um dos pontos altos do programa…rs. O saldo do churrasco de sábado sabiamente virou arroz de carreteiro no domingo. Mas o fato é que os jogos e bate-papo na varanda também contribuíram para clima bacana, exercitando o convívio respeitoso e colaborativo no grupo. (M.H.A./G.B.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)

Passeio do reforço escolar e esportes: sítio PIMUSA
05 de dezembro de 2015

No ônibus foram nada menos que 43 crianças e jovens dos programas de reforço escolar e esportes, além de 4 educadores. Na chegada ao sitio havia mais 6 voluntários de SP, tudo para que se pudesse desfrutar mais uma vez da hospitalidade do casal Pim-Cleusa, nossos veteranos anfitriões. A tranquilidade do sitio teve que ceder espaço à agitação das crianças na piscina, muitos decibéis acima do normal. A inovação de croquetes de carne fez sucesso no almoço mas ninguém enjeitou o tradicional arroz/feijão/farofa/salada. Cantamos parabéns para os alunos aniversariantes do trimestre. Graças à ação da equipe de voluntariado da empresa CH2MHill, pudemos presentear com tênis coloridos os alunos que tiveram melhor frequência ao longo de 2015 e também aqueles com mais tempo de casa na Casa da Amizade – alguns frequentam nosso espaço há 6 anos, quando ainda eram bem pequenos! Na batalha diária do trabalho social essa percepção de acolhimento é muito gratificante para toda a equipe gestora (M.A.F.M.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)

Reunião de pais&mestres
28 de novembro de 2015

Neste sábado tivemos um encontro com os responsáveis – mães/pais de nossos alunos do reforço escolar. Abordamos a importância da Missão do reforço escolar na vida educacional do aluno; foi bom testemunhar o interesse deles pelo desenvolvimento escolar de seus filhos. Conversamos sobre os eventos do semestre, como por exemplo a X Mostra Cultural de Paraisópolis, e a importância da participação da família para prestigiar a criança, entre outros. No segundo momento Ana Paula e Monica fizeram um atendimento individual aos responsáveis, apresentando a frequência, o relatório de desempenho e as notas das avaliações. Junto com o relatório seguiu também o apreciado “vale-peru”, que dará direito à retirada na Casa da Amizade na 6ª f 4/dez/15. (A.P.Q.S.)

Oficina infantil: culinária 2
21 de novembro de 2015

(E.M.)

Amistoso de futebol – 14 a 17 anos
17 de novembro de 2015

Os adolescentes frequentadores do Programa de Esportes da Casa da Amizade, acompanhado pelos educadores Gilnei e Gisele, participaram na tarde desta 3ª f de um amistoso na quadra do escadão contra os meninos do Craques do Amanhã. Como a quadra é próxima, fomos caminhando e conversando sobre as mudanças que ocorreram com a urbanização em Paraisópolis. Formamos 1 time misto de 14-17 anos com 11 participantes da Casa da Amizade. O jogo amistoso foi equilibrado: começamos perdendo e o placar chegou a ficar 5×2 para os Craques, mas com muita raça e esforço o placar foi revertido e conseguimos ganhar com um placar final de 9×6! Para repor as energias saboreamos X-Burger e refrigerante geladinho, que caiu bem em meio ao calor da tarde paulistana. (G.A.S./G.B.S.)

Oficina infantil: higiene pessoal
14 de novembro de 2015

Quem é que nunca ouviu: “já lavou as mãos?”, “Vai escovar os dentes!”, “Lava bem essas orelhas!”. Essa não foi uma oficina de broncas ou cobranças, mas sim de muita limpeza. Trabalhamos a importância da higiene pessoal para a nossa saúde e o tio aqui até confundiu as crianças com a terminologia “creme dental”, que ninguém conhecia…. E para você, é creme dental ou pasta de dente? (W.D.)

Amistoso de futebol – 10 a 14 anos
10 de novembro de 2015

Na tarde desta terça-feira a meninada frequentadora dos esportes na Casa da Amizade, acompanhada pelos educadores Gilnei e Gisele, foi jogar futebol na quadra do escadão contra os meninos do Craques do Amanhã. Felizmente esta quadra, que fica entre a EMEF D. Veremundo Toth e a EMEF Perimetral, fica pertinho e conseguimos chegar a pé em apenas 10 minutos. Formamos 2 times mistos de 10-14 anos da Casa da Amizade. O jogo amistoso foi equilibrado: vencemos uma partida e perdemos outra! Para comemorar, foi cheeseburger e refri para todos os atletas! Uma boa prévia para o jogo dos jovens de 15 a 17 anos na próxima terça-feira. (G.A.S./G.B.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

J&M: habilidades sócio-emocionais
07 de novembro de 2015

(M.H.A.)

Oficina Espanha/Gaudi
06 de novembro de 2015

O enriquecimento da vivência entre as crianças se dá pela troca de experiências, de informação e brincadeira. Foi desta forma que as adolescentes Maria Venticinque, Eduarda Massari e Paula Barros realizaram na tarde do dia 06.11.15 um encontro, regado a pipoca, bolo e suco, com as crianças da Casa da Amizade. A ideia foi trazer a experiência da língua e cultura da Espanha. Como se fala bom dia em espanhol? Assim uma lista de palavras foi apresentada e falada. E sobre a cultura? Foram citados poemas de Federico García Lorca e as obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí. E para enriquecer mais a conversa, teve um convidado especial: Estevão da Silva Conceição da Casa de Pedra, considerado o Gaudí de Paraisópolis, que contou como começou a realizar seu trabalho. Por fim, para terminar o encontro num dia chuvoso, mais estória, jogo de forca e polícia/ladrão. (A.B.)

Reunião do Fórum Multientidades de Paraisópolis
29 de outubro de 2015

Assim como acontece todos os anos, oferecemos nossas instalações para receber uma reunião mensal da Multi. Esta rede, que atua há 21 anos em Paraisópolis, tem como missão articular e integrar ações em rede que contribuam para a melhoria da qualidade de vida na comunidade como um todo. O tema preparado pelo Grupo de Trabalho de Mobilidade, Transporte e Arborização foi muito interessante. A ata e os materiais apresentados estão disponíveis para consulta no site www.paraisopolis.org. Vale a pena conferir. (M.A.F.M.)

Oficina infantil: astronomia
24 de outubro de 2015

Hoje foi realizada uma oficina sobre astronomia, com objetivo de dar uma visão mais lúdica sobre fases da lua, eclipses e estações do ano. Alunos se dividiram em mesas e as janelas da sala foram cobertas com cortinas para deixar o ambiente bem escuro. Usamos bolas de isopor, lanterna e outros materiais para simularmos com realidade como a luz do sol reflete na lua projetando-se na superfície da terra; visualizamos claramente as fases da lua e como acontecem os eclipses. Aproveitamos também para enfatizar com o modelo porque em determinada época do ano se sente mais frio e mais calor e como se dividem as estações. A dinâmica prendeu muito a atenção dos alunos, que fizeram desenhos sobre os astros, tendo participado mostrando seus conhecimentos e fazendo muitas perguntas interessantes. Um ponto interessante é perceber como estas atividades mexem com o imaginário deles e os deixa mais sensíveis às percepções do que acontece no dia a dia e qual é o impacto em nossas vidas. (A.G.)

J&M: 1ª edição do Festival de Grafite de Paraisópolis
17 de outubro de 2015

Os jovens do projeto J&M, sob liderança de Majda, articularam uma parte da criação da 1ª edição do Festival de Grafite de Paraisópolis, em parceria com a União de Moradores e Comercio de Paraisópolis e “O.bra Festival”. Este ultimo é um festival internacional de arte de rua com a produção, ao vivo, de grandes murais ao ar livre feitos por 18 artistas nacionais e internacionais. O evento em Paraisopolis de grafitagem da rampa da Rua Melchior Giola precedeu em uma semana o evento internacional em SP. Em 17/out/2015 foram assim organizadas atividades artísticas paralelas à grafitagem da rampa, com a participação inclusive da Banda Tocando na Real do ProSaber e do DJ André. Valeu! (M.A.F.M.)

1ª ação de voluntariado conjunta das empresas NET, Claro e Embratel na Casa da Amizade
17 de outubro de 2015

Pintura de paredes e de rostos, brincadeiras diversas, dança, música e muita energia durante a 1ª. atividade da equipe de voluntários do Grupo América Móvil Brasil na Casa da Amizade. Enquanto um grupo de voluntários se divertia na aula de dança do professor Rafael ao som do DJ André; Bruna e Fernanda preparavam o café da manhã e o outro grupo planejava a pintura e revitalização dos brinquedos, bancos, traves, portões. Após o café da manhã com os voluntários e as crianças da comunidade, a festa continuou para as crianças e o trabalho começou para a equipe da pintura – muito trabalho mas muita alegria entre os voluntários. As tintas foram doadas pelo projeto “Tudo de Cor Para Você”, da Tintas Coral. O ponto alto da atividade com as crianças foi o presente preparado por uma das voluntárias: bichinhos de pelúcia carinhosamente embalados para presentes – as crianças adoraram. Foi um dia muito especial, com uma vibração muito positiva entre os voluntários, crianças e colaboradores da Casa da Amizade. Esperamos que voltem em 2016!! Obrigada!! (M.F.F.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina infantil: relógio
10 de outubro de 2015

Que horas você acorda? Que horas você almoça? Que horas você dorme? Quanto tempo você fica no Facebook? Nesta oficina sobre o relógio e horários, dividimos com as crianças as informações sobre horas, minutos, segundos, citando atividades de rotina, assim como os formatos dos relógios (digital e analógico). Nestas atividades o que não se sentiu mesmo foi o tempo passar! Finalizamos com a montagem de um relógio analógico com prato de papelão, canetinha, tachinha e ponteiros.

Em tempo: vimos a alegria e entusiasmo das crianças em cada hora, minuto e segundo desta manhã deliciosa! (M.C., A.J.)

Dia da Criança: futebol de sabão
03 de outubro de 2015

Repetimos a comemoração de anos anteriores: um misto de Dia da Criança e Virada Esportiva! Ao invés do consumismo dos presentinhos, oferecemos aos jovens algumas atividades de lazer usando brinquedos infláveis: tobogã, cama elástica, piscina de bolinhas. A mesa de air game fez sucesso: o princípio é que os 2 adversários, numa espécie de futebol de botão, tentam direcionar um disco para gol, deslizando mais leve na mesa devido a correntes de ar que saem do tampo. Mas o clímax é o de sempre: futebol de sabão provocando muitos escorregões e gargalhadas. O apoio financeiro de nossa parceira CH2MHill foi essencial para o custeio dos brinquedos e das comidinhas, que incluíram delicioso brigadeiro de copinho preparado pela jovem quituteira Kathielly. (M.A.F.M.)

X Mostra Cultural de Paraisópolis
19 de setembro de 2015

Muita preparação interna na Casa da Amizade (desde janeiro!) valeu a pena. Participaram com entusiasmo alunos e educadores. O tema “Paraisópolis, comunidade cidadã” foi a tônica desta Mostra, que teve 55 participantes entre instituições e artistas locais. Nossa sala de exposição na CEI do CEU Paraisópolis foi maior do que a do ano anterior e estava bem diversificada, com 10 exposições; incluiu uma interessante “máquina de impostos”, em cuja montagem foi trabalhada com as crianças a reflexão sobre os aspectos de cidadania envolvidos na coleta e destinação de impostos. No solário montamos uma cabine para os jovens com boa variedade de roupas para a dinâmica de simulação da Minha Primeira Entrevista. O nervosismo dos alunos precedeu a apresentação das 4 coreografias no palco interno do CEU mas o resultado foi excelente: de “Pacato Cidadão” dos “grandes” até a estreia dos pequenos na vida artística com a música “Estátua”, todas com coreografias de nosso educador Rafael Rodrigues. (M.A.F.M.)

Curso Coletivo Coca-Cola
18 de setembro de 2015

Nesta 6ª feira aconteceu a formatura do curso Coletivo da Coca-Cola no teatro do CEU Paraisópolis. Dos 120 alunos iniciais, concluíram o curso 76 jovens de 15 a 25 anos, dentre eles 3 alunos da Casa da Amizade: André Alves, Lazáro Ramos e Alan Ventura, que se dedicaram por dois meses (duas vezes por semana durante 2 horas). O curso oferecido pela Coca-Cola prepara o jovem para o mercado de trabalho com aulas sobre empregabilidade, mercado de varejo, relacionamento, palestras de profissionais de grandes empresas, simulações de dinâmicas e entrevistas, além de encaminhar para processos seletivos de grandes redes de varejo e para a própria Coca-Cola. Durante esse período o jovem Alan Ventura (15 anos) se destacou e foi encaminhado para o processo seletivo da rede MC Donald’s. Estamos torcendo para que Alan consiga logo seu primeiro emprego! (G.B.S)

(Foto 1)
(Foto 2)

J&M: pranzo italiano
12 de setembro de 2015

Fizemos hoje com os jovens do Junto e Misturado 5 um pranzo italiano – palavra que aprendemos na última oficina sobre a Itália. O clima foi muito bom, mesmo com garoa e tempo nublado. Um pouco pela emoção de se apresentarem no palco na próxima semana, um pouco pelo clima leve de troca e descontração. Tivemos três jovens nomeadas chefs da cozinha e que lideraram os três pratos que fizemos: lasanha, nhoque e palha italiana. Os meninos ficaram mais para auxiliares de cozinha, mas não deixaram de chorar com a cebola. Depois jogamos vôlei e ficamos papeando sobre a vida. Antigos voluntários apareceram; um deles estava trabalhando no supermercado onde fizemos as compras, e ele aproveitou para depois do trabalho juntar-se ao grupo também. (M.A.)

(Foto 1)

Ensaio geral para Mostra Cultural
12 de setembro de 2015

Conseguimos agenda no anfiteatro do CEU e aproveitamos para fazer esta manhã o ensaio geral das 3 coreografias que os alunos de Danças Populares da Casa da Amizade apresentarão na próxima MC, sob liderança de Rafael Rodrigues, bailarino e educador, coadjuvado por Ana Paula:

“Pacato Cidadão” – Skank
“Posso Ser” – Lexa
“Matimba” – Claudia Leite

Os alunos estão super entusiasmados, já decoraram passos, customizaram camisetas para a apresentação, etc. Palavras de Rafael: “Só de pensar já dá um friozinho na barriga, kkk… Pois a data se aproxima e ficamos na expectativa de mostrar a todos o esforço e dedicação de cada um. Vamos com TUDO!!!” (M.A.F.M.)

Instituto Amani visita Casa da Amizade
11 de setembro de 2015

O Instituto Amani é um programa de pós-graduação em Gestão de Inovação Social que procura desenvolver as habilidades necessárias para a carreira de Agentes de Mudanças Sociais. O treinamento ocorre ao longo de 5 meses em Nairobi (Quênia) ou em São Paulo, SP e se concentra na cultura de Inovação e Empreendedorismo. Um grupo de 10 alunos deste curso (incluindo gente da África do Sul, França, Estados Unidos e Brasil) veio hoje conhecer Paraisópolis: participaram de um bate-papo na Casa da Amizade sobre os problemas, sucessos e lutas da comunidade e depois foram ciceroneados por 2 de nossos jovens em um passeio pela região. Visitaram também o Pro-Saber, onde puderam conversar com a ex-aluna Maria Estelita Lins. Aparentemente foi uma experiência interessante e propensa a provocar reflexões, sendo a visita à casa de Estevão-Gaudi de Paraisopolis o grand finale! (M.A.F.M.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)

J&M: Itália
05 de setembro de 2015

Diante do interesse manifestado por alguém do grupo na oficina de 29/ago/15, a monitora Majda fez lição de casa: ligou para amigas que já moraram na Itália e pediu que contassem sobre a vida por lá. Gancho suficiente para um bate-papo gostoso sobre o pais em forma de bota, que costuma ter um belo time de futebol. (M.A.)

Oficina infantil: música
05 de setembro de 2015

“Samba, samba, Samba ô Lelê, samba, samba, samba ô Lalá, Samba, samba, Samba ô Lelê, Pisa na barra da saia ô Lalá” .
Esse foi o ritmo da nossa atividade. Com muito batuque e cantoria, nossa manhã de sábado foi uma festa só. Relembramos como a música é uma das formas mais expressivas de se comunicar. Inclusive recebemos neste dia a visita da voluntária Megane, direto da França! Claro que a brincadeira ficou por conta da disputadíssima partida do “Adoletá, le petit petecolá”. (W.D.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

Oficina infantil: culinária
29 de agosto de 2015

Tivemos hoje uma oficina “deliciosa”. Participaram 14 crianças de 9 a 12 anos e 8 de 5 a 8 anos. O tema foi culinária, e desta vez a palavra foi praticada de verdade. O grupo de 9 a 12 anos, com trabalho em equipe nas mesas externas, cozinhou 2 receitas deliciosas: conserva de berinjela e bolo de cenoura com calda de chocolate. Começaram higienizando as mãos e prendendo o cabelo e passaram ao corte dos legumes, preparação do bolo e cobertura. Finalizamos com uma sessão degustação, onde foram convidados os voluntários da Casa da Amizade. Destaco que todos atenderam as recomendações e instruções, inclusive as de segurança. Interessante observar que todos provaram e gostaram. Ao final sorteamos 2 kits de ingredientes para levarem para casa e repetir a experiência gastronômica. (E.M.)

Entregas de livros para Casa da Amizade
28 de agosto de 2015

Enfim chegou o grande dia! Depois de dias de conversas e organização de espaço e livros, os alunos do Pró-Saber enfim montaram a minibiblioteca para a Casa da Amizade. Antes dos alunos da CA irem conhecer esse novo espaço e o acervo de livros, para incentivar a prática da leitura os adolescentes do Pró fizeram algumas indicações de livros: Nú de Botas do Antonio Prata e Esmeralda. Apesar da resistência dos adolescentes da CA, os pequenos adoraram e começaram a folhear as páginas de alguns livros. (L.A.)

Oficina infantil: folclore
22 de agosto de 2015

Quem é que nunca ficou com medo de Mula-sem-cabeça, Curupira, Lobisomem? Ou se divertiu com o Saci Pererê, Boitatá, Iara, e outras histórias do nosso folclore? Foi uma manhã de fantasias e muita magia. Para não faltar imaginação, fizemos um super game de adivinhações com o jogo “O que é o que é”. (W.D.)

Festa de aniversário de 20 anos!
15 de agosto de 2015

Apareceu no Comunicado Interno da empresa CH2MHill, apoiadora da Casa da Amizade:

“Neste dia muitas atividades foram desenvolvidas para a comemoração da data, que não poderia passar em branco devido à importância da instituição para a comunidade de Paraisópolis. A comemoração iniciou-se com a execução no Hino Nacional e o discurso do Presidente da instituição, Helvio Mation. Em seguida aconteceram as danças dos alunos (maculelê e Leixa), teatro musical “Conto dos Pássaros” com a Trupe Pé de História, apresentação da banda Tocando na Real (da nossa organização comadre “Pro-Saber”) e finalmente a celebração do aniversário com um bolo especialmente decorado. A meteorologia colaborou para acolher cerca de 200 pessoas, incluindo famílias dos alunos, vizinhos e representantes de outras ONGs. Uma surpresa alegre foi o fato de que, além dos voluntários atuais, compareceram também muitos antigos fazendo “hora da saudade” e recebendo a justa homenagem pelo trabalho dedicado. Os comes e bebes (cachorro quente, pipoca e refrigerante) foram custeados através da arrecadação entre os colaboradores da CH2MHill, complementada por contribuição da própria empresa em seu programa de Responsabilidade Social. Obrigada, pessoal! ” (D.C./E.M.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
(Foto 12)
(Foto 13)
(Foto 14)
(Foto 15)
(Foto 16)

Gravação de vídeos para Mostra Cultural
08 de agosto de 2015

Na semana anterior as crianças já estavam comentando animadamente que iriam “gravar um CD”, tal como fazem os artistas de verdade. Com incansável paciência o produtor de vídeo Ian Anker filmou 5 músicas coreografadas por Rafael Rodrigues, bailarino da comunidade e instrutor de Danças Populares da Casa da Amizade. Duas delas estavam destinadas à apresentação no aniversário de 20 anos da Casa da Amizade no sábado seguinte: Maculelê “Boa noite” e Claudia Leite “Cartório”. No maculelê dançaram também Rafael e até a professora Ana Paula! Outras 3 danças foram filmadas para lançamento exclusivo em nossa sala na X Mostra Cultural de Paraisopolis em 19/set/15. Para quem estava na platéia, foi bacana notar que nossos jovens bailarinos(as), apesar do sol forte, tiveram energia para regravar todas as musicas de forma que Ian pudesse na edição selecionar os melhores momentos. Coisa de profissa… (M.M.)

Oficina infantil: sustentabilidade (UWC)
01 de agosto de 2015

O dia começou animado, com os monitores UWC da oficina fazendo uma participação especial na aula de dança na Casa da Amizade! Em seguida, com todos já descontraídos e entrosados, o grupo se dividiu em dois, e em cada um fez-se um jogo para decorarem-se os nomes de todos – foi difícil, mas com todos se ajudando, não foi nada impossível, além de ter sido muito divertido! Então, as crianças maiores, através de um jogo, puderam sentir bem a importância da reutilização a serem desafiadas a escrever sem repetir letras, e as mais novas, ao serem desafiadas a colorir um desenho sem repetir os lápis de cor. Ao final, todos puderam entender muito bem por que é tão importante praticar a reutilização, e isso tudo por meio de jogos e brincadeiras nas quais todos se engajaram muito. Para concluir, todas as crianças planejaram e compartilharam projetos para praticar tudo que aprenderam e não deixar que nem as lições do dia, nem os recursos naturais, sejam desperdiçados! (L.S.)

(Vídeo)

II Campeonato de Futsal – 2015
28 de julho a 5 de agosto de 2015

Iniciamos o II Campeonato de Futsal 2015 no dia 28 de julho; foi divulgado nesse dia que iriamos começar um Campeonato interno. Minha proposta a eles era de como iriamos organizar esse Festival. A partir daí foi proposto pelos alunos que os times deveriam estar o mais equilibrado possível, sendo compostos por três alunos: um aluno maior, um menor e uma menina em cada equipe. Decidiram entre sí que não haveria reserva; em caso de perda de um jogador poderiam jogar com dois, e em caso de falta de dois ou mais seria dado o W.O e esse time iria ser desclassificado por não comprometimento. No dia 29/07 decidimos algumas regras: o jogo seria disputado em dois tempos de 10 minutos, em caso de empate haveria um acréscimo de 5 minutos jogados; caso o empate permanecesse iriamos para as decisões nos pênaltis. O jogador que desrespeitasse seu colega, professor ou qualquer outra pessoa iria ser suspenso. Em caso de palavrões era concedido à equipe adversária uma cobrança de pênalti. Após sete faltas coletivas em um mesmo jogo era dado ao outro time tiro livre direto. No dia 31/07 foram formadas as 6 equipes mistas, totalizando 18 jogadores. No dia 03/08 foi feito o sorteio das chaves. Os primeiros jogos aconteceram no dia 04/08, quando foram disputadas as oitavas e quartas de finais.

No dia 05/08 foram jogadas as Semifinais e a Final do nosso II Campeonato 2015. Ao encerrar todos os jogos, parabenizei e distribui medalhas de honra e mérito para todos. Uma medalha de ouro para o Artilheiro (Marcio) e outra para o gol eleito o mais bonito (Amanda). E para encerrar com chave de ouro nos descontraímos com sorvete para todos que participaram. (G.B.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

Visita do CISV Brasil-França
27 de julho de 2015

Hoje a Casa da Amizade recebeu a visita do pessoal do CISV Brasil-França (programa Interchange): uma delegação de pré-adolescentes na faixa de 13 anos, sendo 7 franceses e 7 brasileiros. A jovem monitora Natália conduziu bem o grupo, orientando-os com o idioma francês para facilitar a comunicação entre os franceses e as crianças/adolescentes da CA. No primeiro momento foi feito um aquecimento na quadra e em seguida uma atividade de artes e pinturas na sala. Os alunos tiveram o prazer de produzir sua própria arte em uma tela em quadro de cortiça. Logo após as atividades foi feito o momento do lanche oferecido pelo grupo do CISV, sendo que o brigadeiro de copinho fez o maior sucesso! Foi uma tarde agradável e maravilhosa para nossos convidados. (A.P.Q.S)

Vejam abaixo o depoimento da líder da delegação brasileira:

“Hoje um grupo de jovens de uma organização chamada CISV visitou a Casa da Amizade para contar um pouco do nosso projeto e discutir a questão do preconceito com todos. Nosso grupo era composto por brasileiros e franceses: assim, a comunicação precisou ser estabelecida de uma forma que não a mera conversa. Escolhemos nos comunicar, então, por meio de uma linguagem universal: a pintura. Levamos materiais para desenhar, telas de cortiça, criatividade, alguma ansiedade e muita insegurança de que nossa ideia não fosse dar certo. Mas desde o nosso primeiro momento na Casa fomos bem recebidos por todos! A timidez e a dificuldade com o idioma foram sufocadas diante da vontade de trocar experiências e do laço criado por meio da arte. O tema do preconceito pôde ser visto nas telas desenhadas pelos grupos na sala, mas se mostrou inexistente na vida real. Durante esta tarde de julho algumas crianças francesas tiveram a chance de visitar uma realidade até então desconhecida – vão levar para casa uma maior visão de mundo e um aprendizado inesquecível. Já para todos os brasileiros que estavam lá, fica a lembrança das experiências trocadas, das telas que alguns deles levaram para casa, dos números trocados de whatsapp e da partida de futebol que não teve tempo de acontecer – e que tornou-se (mais um) motivo para revisitar os amigos que lá fizemos.” (N.B.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)

Passeio – Peça: Disney Live “O Caminho Mágico do Mickey e Minnie”
24 de julho de 2015

Neste dia a Casa da Amizade proporcionou a alegria de 35 crianças e adolescentes, levando-as para assistir um espetáculo musical Disney Live “O Caminho Mágico do Mickey e Minnie”. O musical contou também com a apresentação de vários outros personagens da Disney como: Pateta, Pato Donald, Sininho, Rapunzel, Cinderela, Branca de Neve, Aladim e vários outros… O espetáculo foi muito bom, as crianças interagiram junto com os personagens. Foram muitos impressionantes efeitos especiais: levitação da Rapunzel, vassouras flutuantes, astronauta com lança de raios laser. Luzes e portas mágicas com efeitos espetaculares! Foram momentos agradáveis de muita diversão! (A.P.Q.S)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina infantil: sustentabilidade
18 de julho de 2015

A turma da Incorporadora RPF e seus amigos da UWC se juntaram com a galera da Casa da Amizade para refletir sobre a importância das nossas atitudes no dia a dia. Sempre falamos sobre como queremos mudar o mundo, mas tudo começa com o papel de bis que a gente esquece de jogar no lixo. Jogando trívia, estabelecendo objetivos e mudanças de hábitos, aprendemos juntos sobre como podemos ser melhores habitantes do mundo 🙂 Depois teve bolo para comemorar a inauguração do painel solar instalado no telhado da Casa da Amizade, construído com a participação de Ismael usando garrafas PET e embalagens Tetrapak a partir do conhecimento técnico da Obracil e motivação, inspiração e energia do AHA!! (L.B.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)
(Foto 10)
(Foto 11)
(Foto 12)
(Foto 13)

Oficina infantil: bolo
11 de julho de 2015

Nesta oficina o grupo foi dividido em 2 equipes: a do bolo de laranja e a do bolo de chocolate. A monitora ditou as 2 receitas para que todos pudessem anotar. Com uma chuvinha fina ficou inviabilizada a ideia original de bater as massas nas mesas externas; os participantes não se deram por achados e bateram o bolo na própria sala CEU. O bando perturbou um pouco D. Del na cozinha para acompanhar o processo de assar a massa, mas o fato é que o cheirinho bom encorajou todo mundo a comer o bolo fofinho quente, recém saído do forno. Tem gente que diz que bolo quente dá dor de barriga, mas não houve nenhuma reclamação – pelo contrário, varias repetições! (M.A.F.M.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)

Capacitação pedagógica 2015
10 de julho de 2015

A consultoria de coaching pedagógico Educare, através da psicóloga e pedagoga Daniela Monteiro, trabalhou hoje com a equipe de educadores da Casa da Amizade (Ana Paula, Gilnei, Gisele e Rafael) dando continuidade ao trabalho iniciado nos 2 dias de formação realizados em jan/2015. Foi inicialmente avaliado o andamento dos trabalhos preparatórios para a X Mostra Cultural. A novidade foi o tratamento dado à discussão de um tema bastante controverso: a resolução de conflitos. Foram várias as provocações de reflexão: Porque seguimos regras? Como lidar com os conflitos? Os conflitos são bons ou ruins? Usando o exemplo de um episódio recente ocorrido na Casa da Amizade, foi lido e discutido um artigo científico: “A construção da autonomia moral na escola: a intervenção nos conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores” da pedagoga Telma Vinha, professora da UNICAMP. (D.M.M.)

(Foto 1)
(Foto 2)

Inscrição para primeiro emprego
06 de julho de 2015

Em busca do primeiro emprego, alguns Jovens da Casa da Amizade participaram do recrutamento e cadastramento do Programa Jovem Aprendiz, com mediação da Claudia Raphael, coordenadora da CUFA (Central Única de Favelas) de Paraisópolis. Eles passaram por uma primeira entrevista simples e receberam orientação de como funciona o Jovem Aprendiz. Após a seletiva eles aguardam por vaga compatível com o perfil. (G.B.)

(Foto 1)

Oficina infantil: brincadeira de férias
04 de julho de 2015

O que será que as crianças gostam de fazer nas férias? O que muda no dia a dia? Quais as brincadeiras para se distrair nas férias com os amigos, irmãos, primos? E o que não gostam de fazer? Essa foi uma oficina muito divertida para levantar com as crianças as brincadeiras que as interessam nas férias, momento em que elas devem aproveitar para se divertir e deixar as obrigações da escola um pouco de lado. A oficina trouxe muitas surpresas, tanto para as crianças quanto para os voluntários. As crianças levantaram muitas brincadeiras gostosas, incluindo brincadeiras que alguns voluntários até então desconheciam. Já os voluntários levaram brincadeiras novas e contaram com a ajuda das crianças para prepará-las. O que ninguém contava era com a preferência de algumas crianças por estarem na aula durante as férias e de férias durante as aulas…. (?)! Ai a confusão estava lançada. Mas por fim, todos se divertiram com uma competição entre as mesas no jogo do Stop. (M.C., A.J.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)

Reunião de pais&mestres do reforço escolar
27 de junho de 2015

Nesta reunião foi ótimo testemunhar a presença e participação positiva das mães. A reunião foi bastante produtiva. Abordamos a rotina do reforço escolar com esclarecimentos gerais sobre as atividades, assiduidade e participação em outros eventos (oficinas, passeios, Mostra Cultural, aniversário da Casa da Amizade, etc.). Explicamos a rotina das atividades e passeios e entregamos as avaliações individuais de português e matemática para as mães. (A.P.Q.S.)

2ª festinha dos aniversariantes do trimestre de 2015
26 de junho de 2015

Foi uma enorme alegria e animação a segunda festa de aniversários de nossos alunos do reforço escolar e esporte da Casa da Amizade. Reunimos nesta data todos os alunos que fizeram aniversário no trimestre (abril, maio e junho de 2015). Ao lado de um bolo apetitoso, tivemos a alegria de cantar os parabéns para cada um deles. (A.P.Q.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina infantil: cubismo
20 de junho de 2015

A oficina sobre cubismo foi diferente pois a maioria das crianças nunca ouviram falar sobre isso antes. No entanto, parte delas falaram que tinha a ver com cubos, e realmente tinha, pois esse tipo de arte era usado antigamente. Um dos artistas que usou esse tipo de arte antes foi Pablo Picasso e o assunto é muito interessante; pesquisar e se aprofundar num assunto sobre o qual nunca ouvimos falar é sempre bom. Em adição, essa foi a primeira oficina que realizei: me senti segura ao começar e gostei muito. Espero fazer mais oficinas… rs! (A.F.G.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)

Passeio ao cinema para os finalistas do concurso logo MC 2015
20 de junho de 2015

Neste sábado Wagner e eu acompanhamos em passeio exclusivo os vencedores do concurso interno de logomarca para Mostra Cultural, realizado recentemente na Casa da Amizade. A premiação foi um incentivo à arte/cultura e trouxe inúmeros benefícios aos premiados e surpreendentemente a nós voluntários também. Primeiro almoçamos juntos no Shopping Eldorado e falamos bastante sobre cinema e artes. Os adolescentes estavam muito eufóricos e o filme que assistimos foi “Jurassic World” em 3D. Após a sessão constatamos como a tecnologia hoje traz a realidade nas telonas e que a sensação de realidade aumenta devido a caraterísticas que só o cinema pode trazer – entre elas o ambiente escuro, som estéreo e a imagem projetada em 3 dimensões. A magia do cinema atinge a todos de uma maneira muito estimulante; ver a cara de felicidade de todos ao sair da sessão é mais prazeroso ainda. Acompanhados de baldes de pipocas e muita animação, nos divertimos bastante durante toda tarde. Obrigado André, Adrielle, Mabel e Julia, pela incrível tarde que passamos juntos. (A.G.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

Festa Junina
13 de junho de 2015

O convite foi assim:

Uai, povim, ceis nun sabia?

Dia di sabadi nóis vai te arraiá prá cantá, dançá, cunversá e inté cumê qui nóis tumbem num samu di ferru, né mesmu Ná Paul?
Vamu até tê uma nuvidadi in ingreis: us povu vai dançá uma tar di musiqui cauntri.

Vosmicê num podi perder nada – teje prunto pur lá manimenis 9:00.

I vamu in frenti qui atrais vem genti…

Pois a festa no Arraiá da Casa da Amizade 2015 foi muito legal! Além de nossa quadrilha tradicional e apetitosas comidas típicas de festa junina, inovamos este ano através de encenações teatrais com sotaques nordestinos e figurinos específicos, além de uma belíssima apresentação da música country coreografada pelo professor Rafael. Com grande alegria, neste dia também foi feita a premiação para nossos alunos finalistas do concurso interno do Logotipo para a Mostra Cultural 2015. Cada finalista ganhou uma camiseta contendo seu próprio desenho estampado! Obrigada a nossa voluntária Beth, doadora das camisetas, pela originalidade da idéia. Foi um momento de muita alegria e animação para nossos convidados de honra! (A.P.Q.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)
(Foto 9)

Oficina infantil: festas populares
06 de junho de 2015

As crianças da Casa da Amizade já estão afiadas para responder tudo sobre Festas Populares no Brasil. E você, já leu sobre estas festas? Se não, converse com Lazaro, Duda, Denise, Mabel, Julia e Tainara. Eles participaram da oficina e sabem tudo sobre as festas populares no Brasil: Boi-Bumbá, Divino, Cavalhada e por aí vai… Podem assim te preparar para as diferentes festas de junho em todo o país, entre elas a nossa Festa Junina, que acontecerá no próximo sábado. (E.M.)

Casa da Amizade visita BOVESPA
03 de junho 2015

Acompanhado pelo Prof. Fernando um grupo de alunos que frequentam regularmente as aulas de Esportes de manhã na Casa da Amizade foi hoje visitar a quadra de futebol da BOVESPA, a convite daquela instituição. Rolou joguinho de futebol com o time da casa e depois uma parada estratégica na padaria para matar a fome dos valorosos atletas! (F.J.F.)

Concurso interno de logo para Mostra Cultural 2015
30 de maio de 2015

Foi um sucesso o julgamento, que contou com 5 membros do júri. Tivemos um número recorde de participantes no concurso deste ano – 51!. Diante da qualidade dos trabalhos o júri teve até dificuldade em selecionar os melhores. Além de Menção Honrosa para Julia, os finalistas foram:

1o lugar: Adrielli Fernandes G. da Silva (13 anos)

2o lugar: André Alves de Andrade (18 anos)

3o lugar: Mabel Yasmin Bezerra da Silva (12 anos)

A premiação dos finalistas acontecerá no dia da festa junina em 13/jun/15.

Em tempo: em 11/jun/15 recebemos a boa notícia de que, no concurso geral de Paraisopolis, para o qual cada instituição levava seus 3 melhores trabalhos, os desenhos de Adrielli e André ficaram classificados em 2º e 3º lugar geral! O desenho selecionado vencedor geral foi de Stefany, aluna do CCT Paraisopolis. (M.A.F.M.)

Oficina infantil: povos indígenas
23 de maio de 2015

(E.S.)

Passeio: exposição “Fantástico Corpo Humano”
21 de maio de 2015

Com um grupo de alunos do Esporte visitamos a Exposição do Fantástico Corpo Humano, que estava sendo realizada no Shopping Taboão. Os alunos aprenderam um pouco sobre como o corpo humano funciona e do que é constituído cada membro e órgão. Depois nos reunimos na praça de alimentação, comemos esfihas e refrigerantes no Habib’s e saboreamos sorvete do MacDonald’s. (G.B.)

Pró-Saber visita Casa da Amizade
18 de maio de 2015

Nesta tarde os alunos do Espaço Pró-Saber fizeram uma visita aos alunos da Casa da Amizade. Junto com o professor Luiz Felipe (professor da oficina de Jogos e Brincadeiras), os alunos do Pró ensinaram diversas brincadeiras para os alunos da CA, como Tubarão, Linda Pastora, Maré encheu, Corda simples e Corda dupla.

Ao final, uma roda de avaliação; com a aprovação dos dois grupos e promessas de retorno, encerramos o dia com um delicioso lanche. (L.A.)

Oficina infantil: abolição da escravatura
16 de maio de 2015

Sabemos que mesmo após a Lei Áurea, a injuria racial ainda é uma das maiores doenças da nossa sociedade. Por isso trabalhamos com nossas crianças a importância de respeitar o próximo. Foi superinteressante o nosso aquecimento, com discussões sobre como os escravos chegaram ao Brasil e o quanto eles foram importantes para o desenvolvimento do nosso País.
O ponto alto da atividade ficou por conta da brincadeira Escravos de Jó. (W.D.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

Passeio ao sítio PIMUSA – Dia das Mães
09 de maio de 2015

E foi com um belo sorriso e fortes abraços que Cleusa (dona do Sítio Pimusa) recebeu por mais um ano 43 mães da Casa da Amizade. Com essa bela recepção, as mães foram convidadas a tomarem um delicioso café da manhã. São Pedro também resolveu homenagear as mães e o presente foi um incrivel dia de sol com direito a piscina. Com um dia corrido, cheio de gincanas, bingo, churrasco e festa de aniversariantes, encerramos com uma bela homenagem feita com fotos de passeios anteriores ao som de Rick Renner com a música “Mãe”. Dona Mônica, que não pode comparecer por motivos muito justos, também enviou uma bela mensagem para essas guerreiras, o que fez com as mães se emocionassem. Esse ano o dia foi curto – não é que esquecemos o horário da volta e o retorno que era para ser as 15h30 acabou sendo às 16h30! Agradecimentos especiais a Beth e Madja que ajudaram com o churrasco, apurações do bingo e cuidaram das mães como cuidamos de nossas crianças, com muito amor e carinho. Valeu meninas!” (L.A.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)

Oficina infantil: cup cake
02 de maio de 2015

A oficina de cup cake foi muito legal, interessante e divertida. As crianças que estavam presentes se comportaram muito bem, fizeram tudo certo sem sujeira ou discussões, porem o material que foi pedido para a realização da oficina não chegou exatamente de acordo com o pedido (Ing.)

Oficina infantil: foguetes
25 de abril de 2015

Quem sabe conhece “baragandão”??? Barangandão é um brinquedo feito por crianças, também conhecido como foguetinho. A ideia da oficina começou com a atividade lúdica – fazer o barangandão. Lógico que antes de passar para atividade recreativa fizemos uma discussão em grupo sobre “foguete”, perguntando aos participantes: o que é um foguete? Por que ele é tão rápido? Como funciona a combustão da pólvora? Diante da pergunta “o que é gravidade?”, uma criança candidamente respondeu “é mulher gravida!”…rs. Foi um excelente pretexto para conversar sobre o ar quente que sobe e empurra o foguete para cima enquanto a força da gravidade puxa para baixo… Em seguida fizemos leitura de texto sobre a evolução dos foguetes espaciais e a chegada do primeiro homem à lua; fizemos discussão em grupo e depois cada um fez o seu “barangandão”, abusando da criatividade na hora de decorá-los. (M.F.F.)

(Foto 1)

Oficina infantil: torcida campeonato
18 de abril de 2015

Nesse sábado a movimentação na Casa da Amizade começou cedo… era a final do Campeonato de Futebol organizado pelos educadores Fernando e Gisele. Dado que nossa quadra tem dimensões não-convencionais, os alunos ajudaram os educadores a criar um conjunto de regras para os jogos; este trabalho fez parte de nossa preparação para a Mostra Cultural, cujo tema é “Paraisópolis, uma comunidade cidadã”. A oficina começou com a voluntária Fátima perguntando aos participantes quais as datas comemorativas da semana: Dia do Indio – 19/Abril, Tiradentes – 21/Abril, Descobrimento do Brasil – 22/Abril; apesar de todas essas datas tão importantes o grupo estava mesmo comemorando a Final do Campeonato de Futebol… Depois de uma animada discussão sobre o tema e leitura de um texto sobre a história do futebol, foram formados 4 grupos. Cada um deles preparou um cartaz para torcer na final do jogo que aconteceu logo após a oficina. Estavam todos super animados: os torcedores com o cartaz, os jogadores com a premiação e os professores e voluntários com o resultado. Foi uma boa concretização da final do campeonato, com discussão entre os participantes sobre as regras do campeonato, pois faltaram jogadores na final; a decisão foi fechar o Campeonato com a realização de jogo amistoso. (M.F.F.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)

Oficina infantil: malas
11 de abril de 2015

Nesta oficina conversamos com as crianças sobre viagens: quem gosta de viajar, quem já fez alguma viagem, para onde, com quem, etc. Discutindo quais as coisas essenciais para uma viagem mencionamos passagens (ônibus, trem, avião), gasolina, dinheiro, lanche, …. malas! Conversamos sobre coisas básicas como diferença entre mala e mochila e até sobre a origem da expressão “mala sem alça”. Falamos sobre o senso de coletividade na hora de colocar as malas no ônibus (bagageiro, corredor, etc). Num exercício de matemática trabalhamos a questão de limites de bagagem nos meios de transporte. Na parte final da oficina lançamos um desafio prático para as crianças: como criar uma mala com cabo de vassoura e lenços? Quebrando um pouco a cabeça a brincadeira levou todo mundo a montar uma trouxinha de caipira… (M.A.F.M.)

Casa da Amizade visita Pró-Saber
30 de março de 2015

(A.P.Q.S.)

1ª festinha dos aniversariantes do trimestre de 2015
27 de março de 2015

Neste dia comemoramos com muita alegria e animação nossos alunos do reforço escolar e também do esporte que fizeram aniversário no trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2015). A festinha foi linda; os alunos ficam com brilho no olhar em vivenciar esse momento agradável em suas vidas. (A.P.Q.S.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)

Oficina infantil: uma aventura LEGO
21 de março de 2015

Nossa oficina foi sobre o filme “Uma Aventura Lego”, um filme que ensina a importância de brincar, criar, ser criança! Usando a imaginação para construir um novo objeto com as peças LEGO, a criança está desenvolvendo auto-confiança e orgulho pelos próprios resultados. Como exercício de criação cada criança escreveu na lousa uma frase sobre um tema específico e depois fizeram os exercícios do livreto promocional do filme. O ponto alto foi quando a líder da oficina abriu uma caixa com várias peças LEGO e as crianças se divertiram tentando criar um objeto. Pelo interesse em estender a atividade ficou claro elas gostaram muito, mas quem mais gostou foi a voluntária Fátima, orgulhosa com a participação das crianças!! (M.F.F.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

Oficina infantil: economia de energia
14 de março de 2015

A experiência na oficina realizada com o tema “Economia de Energia” foi maravilhosa. Fomos todos contemplados com uma aula sobre os diferentes tipos de geração de energia (eólica, hidroelétrica, solar, etc) e como economizar. Cada participante trabalhou em um programa de economia de energia para sua família. E ainda quebramos a cabeça para saber quanto D. Ester iria pagar na sua conta de luz, já que ela passou a ter na sua casa uma economia mensal de 20%. Este tema consumiu energia de nossas crianças, mas consumiu energia boa: energia de matemática e de raciocínio! Vamos todos economizar energia? E lembrem-se das bandeiras verde, amarela e vermelha pois elas podem impactar na sua conta de luz. (E.M.)

Junto&Misturado: Oficina 3
07 de março de 2015

(M.H.A.)

Oficina infantil: bolinhas de isopor
07 de março de 2015

Nesta oficina cada aluno recebeu 100 bolinhas de isopor, caixinhas de papelão e um saquinho para guardar as bolinhas. A tarefa foi responder a um questionário com exercícios matemáticos que foram respondidos praticamente manuseando bolinhas e caixinhas com capacidade para dezenas e centena. (M.M.)

Passeio infantil para Bertioga
28 de fevereiro de 2015

A oficina iniciou com os jovens lendo uma tira da Mafalda sobre o mundo. Realizamos um bate-papo sobre o significado da Mafalda ter tantas tiras reclamando sobre o mundo. Assistimos ao vídeo chamado Man do Steve Cutts e depois conversamos sobre a situação atual da falta de água de São Paulo e de dicas e truques que aqueles jovens estavam fazendo em casa para economizar. Uma frase instigante levou o grupo à reflexão: “O mundo se comove mas quase ninguém se move”. Lição de casa: pensar mais porque o homem não se move frente aos problemas do mundo. (M.H.A.)

Em tempo: uma de nossas jovens, que também está fazendo curso de inglês na Graded School todas as tardes, levou o tema do filme para a aula de inglês da 2ª f seguinte, o que acabou ensejando uma discussão bacana… em inglês!

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)

Oficina infantil: onde é Bertioga?
21 de fevereiro de 2015

Sabem que Bertioga vem de Burioqui-oca, a casa dos macacos grandes? Conversamos nesta oficina sobre a chegada do primeiro grupo de portugueses em 1532, liderados por Martim Afonso de Sousa, Governador Geral do Brasil. Explicamos sobre a construção do Forte São João, localizado à beira do Canal de Bertioga e onde desembarcaremos no passeio do próximo sábado. A comparação numérica entre as populações de Paraisópolis e Bertioga forneceu o “gancho” para entender que “população flutuante” não é aquela que flutua na praia! rs…. Em Bertioga 50% das moradias são ocasionais, só usadas no verão! Abordamos também o conceito de plebiscito, que aconteceu na história bem recente de Bertioga e terminou por definir sua independência. A galera está animadíssima para o passeio! (M.A.F.M.)

Junto&Misturado: Oficina 2
21 de fevereiro de 2015

A oficina iniciou com os jovens lendo uma tira da Mafalda sobre o mundo. Realizamos um bate-papo sobre o significado da Mafalda ter tantas tiras reclamando sobre o mundo. Assistimos ao vídeo chamado Man do Steve Cutts e depois conversamos sobre a situação atual da falta de água de São Paulo e de dicas e truques que aqueles jovens estavam fazendo em casa para economizar. Uma frase instigante levou o grupo à reflexão: “O mundo se comove mas quase ninguém se move”. Lição de casa: pensar mais porque o homem não se move frente aos problemas do mundo. (M.H.A.)

Em tempo: uma de nossas jovens, que também está fazendo curso de inglês na Graded School todas as tardes, levou o tema do filme para a aula de inglês da 2ª f seguinte, o que acabou ensejando uma discussão bacana… Em inglês!

Luana concursada!
Fevereiro de 2015

Com enorme alegria recebemos a notícia de que nossa Luana Andrade foi aprovada em concurso público da Prefeitura Municipal de São Paulo como professora da Educação Fundamental I e Infantil. Luana frequenta a Casa da Amizade desde pequena junto com seus pais Maria da Gloria e Bigode, agora muito orgulhosos com a filhota batalhadora. Ela atuou aqui como educadora em 2007 e 2012, tendo assumido voluntariamente muitas vezes a liderança de oficinas, atividades com gestantes e passeios. Estamos cruzando os dedos para que Luana seja chamada a dar aulas em Paraisópolis, servindo também como referência de projeto de vida para as crianças da comunidade. (M.A.F.M.)

Oficina infantil: carnaval
14 de fevereiro de 2015

Sábado de carnaval tivemos uma oficina em que Monica, Fátima e Ana Paula contaram a história do Carnaval desde o tempo do Brasil Colônia até os dias de hoje; seguiram-se testes e joguinhos para a fixação das informações carnavalescas. Depois, ao som de música de carnaval, as crianças fizeram máscaras coloridas de EVA, com gliter e miçangas, que levaram para casa na intenção de curtir o Carnaval. (M.A.P.)

Jardim e Paisagismo
Fevereiro de 2015

Mesmo com nosso espaço limitado, conseguimos fazer pequenos canteiros e plantar algumas árvores e palmeiras para melhorar ainda mais a vivência da Casa da Amizade. Em todos os quatro cantos conseguimos colocar árvores para sombra, arbustos floridos e cheirosos, trepadeiras (com a dupla função de também tentar esconder nossos muros temporários de chapa metálica…) e forrações para não deixarmos a terra nua sujeita a ervas daninhas. Uma de nossas palmeiras levou o nome do Seu Terto, marido de D. Delvanice, nossa lancheira, que faleceu por ocasião da finalização do jardim. Outras arvores receberam nomes criados pelas crianças “titulares” de cada trecho do canteiro. Gostaríamos que as crianças valorizassem não só o aspecto estético do jardim, como também sua função de integração do homem com a natureza e se empenhassem em manter e acompanhar o desenvolvimento das plantas – um ótimo aprendizado lúdico da vida. (M.A.P.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)
(Foto 7)
(Foto 8)

Oficina infantil: água
07 de fevereiro de 2015

Hoje abordamos e aprendemos um pouco mais sobre um dos principais recursos básico para a nossa existência no planeta terra – a Água. Embora 71% do nosso planeja seja composto por água, apenas 3% dela é própria para consumo. Dividimos maneiras de como economizar no dia a dia para que não falte em um futuro breve. Aprendemos como fazer um filtro natural com garrafa pet e areia e pedra e ainda encenamos duas peças: uma com uma situação de desperdiço e outra com reaproveitamento da água. (W.D.)

(Foto 1)
(Foto 2)

Junto&Misturado: visita à exposição da Mafalda
07 de fevereiro de 2015

Acordamos cedo neste sábado para o passeio do grupo de 7 adolescentes até a exposição “O Mundo segundo Mafalda”. Fomos de ônibus até a estação de metrô Linha Amarela, paramos na estação República no centro de São Paulo e dali fomos caminhando até a Praça das Artes. No meio do caminho observamos os vendedores ambulantes africanos e os produtos que eles vendem; observamos também a arquitetura do centro de São Paulo. Chegando na exposição cada jovem foi para um canto dela apreciar sozinho as historinhas expostas e as intervenções artísticas. Depois da exposição da Mafalda, aproveitamos a oportunidade e demos uma passada na Galeria do Rock, por parecer ser aspiracional para duas jovens do grupo. Ao final, fizemos um lanche gostoso no Mc Donald’s para encerrar uma manhã de sábado maravilhosa. (M.H.A.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)
(Foto 6)

Junto&Misturado: Oficina 1
31 de janeiro de 2015

Nesta primeira oficina debatemos os 3 pilares do projeto, que consiste no estudo do eu (habilidades emocionais), estudo do mundo e estudo sobre a cultura. A atividade da primeira oficina foi ler e debater as teorias dos “BIG FIVE”, que trazem 5 áreas estudadas por psicólogos de habilidades emocionais. Após lerem os “big five” os jovens tiveram que elencar, de um a cinco, quais eram as áreas em que possuam mais domínios e quais em que tinham menos. O legal dessa atividade foi perceber que a maioria colocou estabilidade emocional como o ponto mais fraco em comparação com as outras habilidades. (M.H.A.)

Oficina infantil: criando histórias
17 de janeiro de 2015

(L.A.)

Planejamento 2015
10 de janeiro de 2015

Pela nona vez consecutiva iniciamos o ano com uma tarde intensiva em que nove voluntários se dedicaram ao retrospecto das atividades de 2014 e a consolidação de planos para 2015. Foram apresentadas alterações recentes de equipe, as estatísticas relativas ao volume de horas dedicadas por colaboradores e voluntarios, os indicadores das atividades de reforço escolar e gestantes, os passeios realizados, as atividades do grupo de adolescentes Junto&Misturado, as formas de integração comunitária praticadas em 2014 pela Casa da Amizade, os cursos/capacitações realizados, etc. Foi esclarecida a difícil decisão adotada a partir de jan/2015 de suspender a feira semanal depois de 19 anos de continuidade, tendo sido surpreendente a postura de apoio recebida do público antes atendido. Uma parte substancial das despesas próprias de 2014 foi dedicada às obras da área externa da CA: foram sumarizados os serviços realizados de drenagem, pavimentação, instalação de brinquedos no playground, etc. Foi apresentado o relatório financeiro de 2014; a previsão de receitas/despesas para 2015 está em andamento. A parte final da reunião foi dedicada ao histórico dos eventos de 2014 relativos à questão fundiária da Casa da Amizade (inclusive a própria falta de nome na Rua!) e os próximos desafios relacionados à formalização pela PMSP de um terreno definitivo para futura edificação da Casa da Amizade. (M.A.F.M.)

Planejamento pedagógico 2015
05-06 de janeiro de 2015

A consultoria de coaching pedagógico Educare, através da psicóloga e pedagoga Daniela Monteiro, trabalhou novamente este ano com os educadores durante 2 dias na Casa da Amizade. Na manhã do primeiro dia foi feita uma avaliação dos resultados da Mostra Cultural 2014 e um aprofundamento sobre o tema de 2015 com o apoio de textos relevantes (ECA, Cartilha dos Direitos Humanos, Constituição Federal e Estatuto do Idoso), com a participação de Ana Paula Santana, Fernando Ferreira, Rafael Rodrigues e Thais Prado. A provocação para a reflexão dos educadores foi a teleaula “Cidadania, o que eu tenho a ver com isso?”. O planejamento propriamente dito da MC por segmento (reforço, esportes, danças populares) foi feito no período da tarde, sendo que na parte final as voluntarias Maria Angela e Mônica tiveram oportunidade de se inteirar dos planos e apresentar alguns palpites. Foi selecionada a música “Pacato Cidadão” do Skank para a apresentação de dança/teatro no palco do CEU. O tema “Paraisópolis, uma comunidade cidadã” foi avaliado criticamente e o grupo decidiu acrescentar um ponto de interrogação ao final! No segundo dia Daniela trabalhou exclusivamente com Ana Paula na avaliação do trabalho do reforço 2014 e no planejamento das atividades do Reforço Escolar mês a mês através de um “road map”. Muito trabalho pela frente portanto mãos à obra, equipe! (D.M.M.)

(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
(Foto 4)
(Foto 5)

Deixe um comentário