Notícias de 2011

Festinha do último dia de aula do Reforço Escolar/Programa de Esportes
16 de dezembro de 2011

A brincadeira de amigo secreto foi inovada: trata-se agora do “amigo chocolate”, comemorando a interação desenvolvida entre as crianças e os educadores Ana Paula, Michelle, Criszane e Bruno. Clima de final de ano e de comemorar com bolo e mochilas de presente para todos. E para os 2 mais assíduos de cada turma, um belo par de tênis. (M.A.F.M.)

Passeio ao Pacaembu: Brasil x Chile (futebol feminino)
11 de dezembro de 2011

O dia foi muito marcante para o grupo de 45 pessoas que assistiu uma partida de futebol entre Brasil e Chile no Pacaembu. Não era só mais um jogo da seleção brasileira e sim um jogo da seleção feminina, com a presença da jogadora Marta (a melhor do mundo!).

E não parou por aí: terminou em goleada, 4×0 para o Brasil.

Entusiasmo enorme, muita concentração, apoio às jogadoras, ôlas… E não é que a Marta fez até tchauzinho depois de tantos gritos da torcida da Casa da Amizade? Alguns até conseguiram autógrafos das jogadoras no final do jogo. Como disse Silvana, uma das participantes do passeio que reuniu jovens e mães dos alunos do reforço escolar: “É muita emoção pro mesmo dia”. E foi mesmo…Definitivamente um dia muito especial, que ficará na memória de todos. (T.R.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Eleição da diretoria da União de Moradores e Comércio de Paraisópolis
11 de dezembro de 2011

A Casa da Amizade cedeu suas instalações como um dos locais de votação disponibilizado à população. Compareceram ali cerca de 50 eleitores e a eleição transcorreu tranquilamente. (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Retrospectiva 2011”
10 de dezembro de 2011

Mais um ano chegando ao final e nada melhor que relembrar os bons momentos que passamos no ano de 2011. Esse sábado fizemos com nossas crianças uma retrospectiva de todas as oficinas e trabalhos realizados com elas e suas famílias na Casa da Amizade. E para surpresas dos voluntários, nossas crianças têm boa memória. Lembrar das oficinas e passeios nos fez perceber como pode ser gratificante ceder ao menos um sábado de cada mês para estar juntos de nossas crianças e fazer com que elas tenham um dia de alegria em suas vidas.(L.A.)

Gincana na EMEI
03 de dezembro de 2011

O Conselho da EMEI Paraisopolis I gentilmente cedeu para a Casa da Amizade sua quadra para uma atividade lúdica de final de ano; nossos agradecimentos à Diretora Mary Abe, que lamentavelmente passará em 2012 a atuar em outra escola mais próxima de sua casa. A atividade organizada por Bruno e Michelle foi um jogo de futebol misto com alunos/alunas e educadores, seguido de uma animadíssima gincana: as duplas apostavam corrida e o ganhador, se capaz de responder a uma pergunta-desafio, ganhava o direito de jogar uma torta de marshmallow na cara do adversário! Parecia filme de pastelão, mas para nossa grande surpresa em geral o guloso adversário até curtia a derrota lambendo os beiços lambuzados de marshmallow (M.A.F.M.)

Passeio madrinhas do Esporte
26 de novembro de 2011

Pela segunda vez tenho o prazer de realizar o encontro dos meus alunos com suas respectivas “madrinhas”. A ideia surgiu assim: no período da tarde trabalho em um hospital e conversei com algumas pessoas para me ajudar com esse projeto. Os alunos trocaram cartas com as madrinhas desde o meio do ano até a data do encontro, que foi no dia 26/11/2011.

O encontro foi no Habib´s, onde os jovens brincaram, comeram, conversaram, ganharam presentes e também contaram com a presença ilustre do mágico William, que também trabalha comigo. Faço o meu trabalho com muito amor; meu principal objetivo é levar todos os dias para meus alunos a importância do estudo, a pratica de esportes e acima de tudo o respeito pelo próximo. Agradeço a todas as madrinhas que me ajudaram a proporcionar um momento feliz e agradável para essas jovens crianças. (M.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Reunião de Pais&Mestres 2o semestre
26 de novembro de 2011

A reunião contou com a presença das educadoras Ana Paula, Criszane e coordenadora Monica com mães (e um pai!) de 44 alunos do programa de reforço escolar. Ana Paula abordou a rotina tipica do reforço, a importância da pontualidade e assiduidade, a participação em oficinas, passeios e eventos como a Mostra Cutural. Na sequencia houve conversa individual com cada mãe sobre a ficha de desempenho de seu filho, incluindo índice de freqüência, conceitos de português e matemática e comentários gerais sobre a atitude e aproveitamento nas aulas de reforço. As mães ganharam também um vale-peru para retirada em dezembro na Casa da Amizade – nossos agradecimentos aos doadores que quiseram colaborar para uma mesa alegre no Natal das famílias da comunidade. (M.A.F.M.)

Confraternização dos voluntários e educadores
20 de novembro de 2011

O almoço de um domingo ensolarado contou com a presença de 22 pessoas da Casa da Amizade, entre voluntarios e educadores e suas famílias. (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Animais Zoo”
19 de novembro de 2011

Como complemento ao passeio ao Zoo na semana anterior, a oficina deste sábado, liderada por Pati e Wagner, trabalhou os diferentes grupos de animais que tivemos oportunidade de observar: mamíferos, repteis, etc (M.A.F.M.)

Passeio Zoológico
12 de novembro de 2011

(T.R.)

Jogos infantis
05 de novembro de 2011

Atividade calminha: jogos de tabuleiro entretiveram várias crianças e os educadores. (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Debate”
22 de outubro de 2011

Você gosta de funk? É contra ou favor? O que você acha das letras? Essas e outras perguntas nortearam um debate entre as crianças, que, nesse momento, ao participar da discussão, se transformaram em formadores de opinião.

Ouvir o que elas acham, pensam e sentem quando ouvem e dançam funk nas ruas ou em suas casas fez com que repensássemos o que possivelmente esteja por trás dessas letras. Apesar de toda a discussão, todos os presentes foram unânimes em apontar o ritmo do funk como contagiante e ótimo para dançar. (L.A.)

Jogos infantis
15 de outubro de 2011

Foi uma oportunidade para estrear vários dos jogos adquridos na recente visita que uma das educadoras fez à famosa Rua 25 de Março. (M.A.F.M.)

Oficina “Fabricação de Brinquedos”
08 de outubro de 2011

Na semana do Dia das Crianças aconteceu na Casa da Amizade uma oficina para fabricação de brinquedos. As crianças divertiram-se e exerceram a criatividade trabalhando com matérias recicláveis e também tinta e cartolina. Surpreendente a velocidade com que fizeram a coleta de garrafas PET; o material é farto no lixo do entorno… Fabricaram seus próprios brinquedos garantido diversão para o 12 de Outubro. Os “grandes” fizeram o bom e velho tabuleiro de damas para brincar e estimular a lógica; interessante ver como se interessaram pelo manuseio de réguas, caprichando para que as 64 casinhas do tabuleiro ficassem iguaizinhas. Os “médios” fizeram o famoso brinquedo do personagem do seriado infantil “Chaves” – o Bilboque – que aprimora habilidade motora das crianças (B.C.)

Oficina infantil “Chocolate”
02 de outubro de 2011

A oficina do Chocolate começou com uma discussão aberta sobre a origem do chocolate: de onde vem, do que é feito e como é o processo de fabricação. Para a surpresa de todos nós, muitas crianças já sabiam que o chocolate vem do cacau, fruto do cacaueiro.

Foi uma manhã cheia de atividades como figuras de bolos, sorvetes e biscoitos para colorir, interpretação de texto e uma gincana sobre alimentos e receitas que levam chocolate, com pontuação para quem não errasse nas palavras com “x “e “ch”. E quer maneira mais gostosa de terminar a manhã do que se lambuzar com um brigadeiro de colher? Hmmm… (A.J.)

Virada Esportiva
17 de setembro de 2011

Enquanto rolava a Virada Esportiva na cidade, inclusive no CEU Paraisopolis, a Casa da Amizade, sob liderança da professora de esportes Michelle, fez a sua parte: instalou 2 camas elásticas próximo à Casa e um brinquedão de futebol de sabão inflável na Quadra da Amizade. Alimentada com água e detergente, a espuma formada torna o jogo muito desafiante e divertido; os times de 3 jogadores tem muito trabalho para colocar a bola na rede e os tombos são inevitáveis e felizmente inofensivos. O pessoal pediu bis para 2012! (M.A.F.M.)

Passeio ao teatro (“Galinhas Aéreas”)
10 de setembro de 2011

36 crianças e os monitores da Casa da Amizade encheram um ônibus para este passeio ao Teatro União Cultural como parte Mostra de Espetáculos infantis Proac – nossos agradecimentos a Aninha pela ajuda. Ziquinha Frangola e Criselda Brown –nomes criativos para duas galinhas!– sonham em ter um ovo. Até o dia em que o desejo se transforma em realidade: um ovo botado por uma misteriosa galinha aparece e as duas ficam com a tarefa de cuidar do pintinho. O espetáculo envolveu dança, acrobacia e até um rap improvisado. O espetáculo dirigido por Carla Candiotto levanta uma grande dúvida: quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? (M.A.F.M.)

Sessão pipoca (cinema infantil)
03 de setembro de 2011

KungFu Panda foi o filme trazido por Thais e devidamente complementado com pipoca e suco. (M.A.F.M.)

VI Mostra Cultural de Paraisópolis
27 de agosto de 2011

Caminhar pelas trilhas de um caminho certo com objetivo de chegar a um mundo de oportunidades, tudo se torna possível quando uma comunidade está envolvida em busca de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Na VI Mostra Cultural de Paraisópolis foi abordado o tema “Pelos Caminhos da Leitura”. Para elaboração de nossos trabalhos internos tivemos como tema “A leitura faz a gente viajar”. No CEU Paraisopolis, em uma sala reservada à Casa da Amizade, foram apresentados vários trabalhos artísticos de nossas crianças e adolescentes. Na apresentação de palco, 44 crianças enunciaram diversas frases de incentivo à leitura, com referências a vários autores, recitaram o poema da Clarice Pacheco “Viajar pela leitura” e ainda cantaram a música da Xuxa “Leitura”. Um lanche no capricho, com Big Macs e batatas fritas para variar, encerraram a festa com chave de ouro. Agradecemos ao pessoal da Comissão Organizadora, que trabalhou muito para um evento de grande porte, envolvendo todas as instituições da comunidade. (A.P.Q.S)

Festa aniversário de 16 anos da Casa da Amizade (Burle Marx)
20 de agosto de 2011

Oficina “Fotografia”
13 de agosto de 2011

Véspera do dia dos pais. Você deve estar pensando que aconteceu alguma atividade referente a esse tema,certo? Errado! Nesse sábado, nossas crianças fizeram uma viagem no tempo.

Falamos da importância dos pintores antigos, sobre o tempo que gastavam fazendo um retrato das famílias reais e sobre como surgiram as maquinas fotográficas. Em seguida as crianças foram desafiadas a desenhar seus colegas em curto prazo de tempo (segundos!). Descobrimos alguns quase Leonardo da Vinci na Casa da Amizade… (L.A.)

Oficina infantil “Sustentabilidade”
06 de agosto de 2011

Os recém-selecionados bolsistas do Colégio do Mundo Unido, junto com os voluntários do projeto SEED (sigla em inglês para Compromisso Estudantil com o Desenvolvimento da Educação) realizaram hoje uma oficina sobre sustentabilidade. A Casa da Amizade nunca tinha visto um número tão grande de voluntários, com um total de 20 ajudantes. As crianças foram divididas por idades e cada grupo teve um foco diferente. Os mais novos (4 a 5 anos) trabalharam com o tema da reciclagem – aprendendo a sua importância e utilidade. As crianças do intermediário (6 a 8 anos) tiveram o foco em fontes de energia alternativa. Já as mais velhas (9 a 12 anos) ficaram com o tema “O que significa ser sustentável?”. (M.T.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Oficina “Bingo em inglês”
30 de julho de 2011

Cerca de 30 crianças participaram de um bingo em Inglês, atividade organizada por voluntários da Advisia Consultoria. As crianças foram primeiramente encorajadas a aprender algumas palavras do idioma, tais como nome de animais, frutas e números. Receberam então cartelas com a figura das palavras apresentadas para uma divertida rodada de bingo. que revelou um aprendizado muito bom do que foi proposto e atraiu a participação de todos. No final, os vários vencedores e participantes receberam prêmios para comemorar! (C.F.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina “Profissões”
27 de julho de 2011

A oficina de hoje foi sobre Profissões. Os jovens se motivaram com o tema que discutiu o valor das profissões na cadeia dos itens que consumimos, desde uma laranja até uma casa. Há diferentes pessoas com diferentes profissões trabalhando e contribuindo para que uma laranja, um tênis ou um sandwich do MacDonalds chegue a cada um de nós. Os jovens trabalharam com este desafio e chegaram a identificar mais de cem profissionaiscontribuindo para um unico item! Cada grupo fez sua apresentação – como todos trabalharam com todos itens, isto permitiu uma interação não só no próprio grupo mas também entre os grupos. O mesmo tema foi trabalhado com crianças menores que participaram de brincadeiras para identificar as profissões associadas. (E.M.)

Oficina infantil “Rio Amazonas”
16 de julho de 2011

Passeio Ibirapuera (grupo Esportes)
12 de julho de 2011

(M.S.)

Oficina infantil “História da escrita”
02 de julho de 2011

Logo após a reunião de pais aconteceu a oficina infantil liderada por Thais. (M.A.F.M.)

Reunião de Pais&Mestres 1o semestre
02 de julho de 2011

A reunião foi uma oportunidade interessante de contato entre as educadoras Ana Paula, Val e coordenadora Monica com mães dos alunos do programa de reforço escolar. Ana Paula abordou a rotina tipica do reforço, o cartaz de comportamento, a importância da pontualidade e assiduidade, a participação em oficinas, passeios e a preparação para a VI Mostra Cutural de Paraisopolis. As mães ganharam brinde e uma flor artesanal simbólica do vinculo com a Casa da Amizade. (M.A.F.M.)

Festa junina
18 de junho de 2011

Nessa festa a onda era o Jogo Junino! Para ganhar fichas, a serem trocadas por prêmios deliciosos no final do jogo, as crianças da Sala Céu fizeram lindas bandeirinhas decoradas, cada uma com uma palavra sobre o tema “festa junina”. Já as crianças da sala Amazônia escreveram frases nas bandeiras. Foram tantas as bandeirinhas que não houve quem não trocasse fichas por pipoca, suco, bala e pirulito! Tudo isso embalado pela quadrilha, que dançou muito bem a coreografia ensaiada pela professora Ana Paula. Uma caipirada da boa! (K.M.)

Oficina infantil “Bolo”
11 de junho de 2011

(E.B.)

Oficina infantil “Frases de caminhões”
04 de junho de 2011

(P.S.)

Oficina infantil “Regiões do Brasil”
21 de maio de 2011

(C.O.M.)

Oficina “Boas maneiras”
14 de maio de 2011

Por que vale a pena não economizar palavras mágicas como “por favor”, “com licença”, “obrigado”, “desculpe””? Na oficina deste sábado recordamos que tratar os que nos rodeiam com cortesia não é apenas “frescura” – é sensibilidade e respeito pela outra pessoa. A mistura de atividades lúdicas, jogos e até um vídeo da Turma da Mônica proporcionou a abordagem do tema de forma leve e divertida. No final, todos levaram para casa um saquinho de doces e uma cartola decorada que continha em seu interior as palavrinhas aprendidas na oficina – boa forma de compartilhar a lição com parentes e amigos. (T.R./D.C)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Passeio das mães a Santos
07 de maio de 2011

Para comemorar um dos dias mais importantes do calendario, 32 mães foram passar o dia na Praia do Zé Menino em Santos! Apesar do sol não ter marcado presença expressiva, as mães bateram uma bolinha na areia e depois se deliciaram com belo banho de mar. Durante o intervalo de uma bolinha e outra, as mães comeram com muito gosto sanduíches de hambúrguer e salada de frutas, alem de um bolinho com direito a parabéns para as aniversáriantes do mês. A volta para São Paulo foi de muita música e dança dentro do ônibus. (L.A.)

Oficina cinema infantil “Tô de Férias”
23 de abril de 2011

Oficina infantil “Jogos de tabuleiro”
16 de abril de 2011

É interessante constatar que as crianças mais assíduas das manhãs de sábado curtem a oportunidade de conviver com os voluntários e educadores de forma mais lúdica que a dinâmica das oficinas pedagógicas. (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Passeio ao Catavento Cultural”
09 de abril de 2011

Oficina infantil “Enchentes”
02 de abril de 2011

A oficina foi bem produtiva porque conseguimos conscientizar as crianças: entenderam que todos nós podemos contribuir para se evitar enchentes jogando lixo no lixo, reciclando materiais e reaproveitando objetos que não precisam ser descartados e que causam o acúmulo de lixo nas ruas. (V.S.)

Oficina infantil “Jogos de tabuleiro”
19 de março de 2011

Banco imobiliário é um jogo mais velho que minha avó e ainda gera bom interesse de crianças e jovens. (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Velhas”
12 de março de 2011

Oficina infantil “Carnaval”
05 de março de 2011

Nosso sábado foi animado por marchinhas de carnaval apresentadas pelos voluntários e músicas do repertório das nossas crianças. Depois de uma breve sondagem para descobrir o que as crianças já sabem sobre o carnaval e suas cantigas, criamos o bloco “Amor de carnaval”. Com a confecção de mascáras e fantásias e rostos pintados, nossas crianças apresentaram as marchinhas de carnaval criadas por elas. (L.A.)

Oficina infantil “Onomatopeias”
19 de fevereiro de 2011

Material escolar 2011
14 de fevereiro de 2011

Na semana de 14/fev/11 aconteceu a distribuição de material escolar para os alunos do reforço escolar (vide fotos na seção Atividades Atuais). (M.A.F.M.)

Oficina infantil “Folclore”
12 de fevereiro de 2011

Dando continuidade ao envolvimento na peça que assistimos na semana anterior “Quem tem medo de curupira”, nesta oficina liderada pela educadora Ana Paula foram trabalhadas algumas outras lendas do folclore, como Mula sem cabeça, Saci Pererê, Boitatá. (M.A.F.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Passeio ao teatro “Quem tem medo de curupira?”
05 de fevereiro de 2011

(T.R.)

Festival de futsal
29 de janeiro de 2011

Aconteceu hoje na Quadra da Amizade um “festival de futebol”. Tínhamos 12 times participando, dentre eles 2 times femininos. As atividades começaram as 8:30h e terminaram por volta das 15:00h; foi um show de bola. A arquibancada estava lotada, até mesmo com torcida organizada para o time feminino. Contamos com a presença do nosso novo coordenador de esporte Eduardo Barbosa, que nos ajudou apitando os jogos. No final do festival entregamos as medalhas e cortamos um bolo para despedida do nosso professor Antonio; foi uma bela forma de nos despedirmos, pois ele resolveu mudar-se para o litoral (Iguape) em busca de uma vida mais calma. Boa sorte, Antonio!!! (M.S.)

Oficina infantil “Geometria”
22 de janeiro de 2011

Nesta oficina apresentamos às crianças as formas geométricas. Vimos que elas conhecem bem o assunto e conhecem as formas que já foram trabalhadas nas salas de aula em algum momento de suas vidas. Dentre alguns desafios propostos, o que mais chamou a atenção das crianças foi o de encontrar dentro de uma rosácea 13 triângulos. Para surpresa dos voluntários, algumas de nossas crianças encontraram bem mais que 13 triângulos. (L.A.)

Oficina infantil “Férias”
15 de janeiro de 2011

A oficina sobre as férias começou com uma conversa sobre a rotina das crianças neste período. Todos gostam do período de férias, mas também sentem saudades da escola e dos colegas…

Foram listadas as atividades que eles tem feito. Mas o que mais poderiam fazer durante esse período? Como aproveitar ainda mais? Pensaram, pensaram e apresentaram suas idéias na forma de uma competição de mímica! Ir ao parque? Cozinhar com a mamãe? Visitar um amigo? Fazer um piquenique? Entre erros e acertos, todos se divertiram e aproveitaram as novas idéias para as férias! (K.M.)

Oficina infantil “Artesanato”
08 de janeiro de 2011

(T.R.)

Deixe um comentário