Notícias de 2010

Oficina “Natal 2010”
11 de dezembro de 2010

Conversamos sobre as origens das festas de Natal e algumas tradições. Conseguimos manter um clima tranquilo com 4 monitores e 28 crianças bastante concentradas em responder às questões da parte pedagógica e recortar enfeites de Natal. Laiane, de 9 anos, aluna do reforço que até há pouco não estava alfabetizada, conseguiu ler o texto e ficou muito orgulhosa de si. Comentário prévio da colega Iasmim diante da hesitação de Laiane em ler em publico: “Ler é que nem bicicleta: a gente cai, levanta, cai, levanta, e uma hora não cai mais; a gente tem que treinar!”. Bela reflexão para nós todos num final de ano. (T.R./M.M.)

Festinha do último dia de aula do Reforço Escolar/Programa de Jovens
10 de dezembro de 2010

Oficina “Coletivos”
04 de dezembro de 2010

Reunião de Pais&Mestres 2o semestre
27 de novembro de 2010

A reunião contou com a presença das educadoras de reforço e esportes: Ana Paula, Val, Michelle e Antonio, além da coordenadora Monica. Foi apresentado aos pais e mães dos alunos o novo professor Felipe. Ana Paula explicou sobre a rotina do reforço, as novidades do Programa de Jovens e o calendário para 2011. Na sequência houve conversa individual com cada mãe sobre a ficha de desempenho de seu filho, incluindo índice de frequência, conceitos de português e matemática e comentários gerais sobre a atitude e aproveitamento nas aulas de reforço. As mães ganharam também um vale-peru para retirada posterior na Casa da Amizade – nossos agradecimentos aos doadores que quiseram colaborar para uma mesa alegre no Natal das famílias da comunidade. (M.A.F.M.)

Passeio ao Museu do Futebol
20 de novembro de 2010

No final de semana em que acontece a Virada Esportiva, nada melhor do que visitar um museu que conta a história do esporte que faz mais sucesso no nosso país: o Museu do Futebol. Trinta e cinco jovens com idades entre 10 e 15 anos participaram do divertido passeio. Chegaram muito empolgados ao Estádio do Pacaembu e, por sorte, foi possível tomar lanche nas próprias arquibancadas, sentindo o visual do campo real. O Museu mistura emoção, história e diversão, reveladas através de uma sequência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte com a vida brasileira no século XX: vídeos, fotografias e muita interatividade. O ponto alto da visita foi a chegada à área dos jogos, com mesas de pebolim, quadra virtual e chute ao gol com goleiro também virtual. O placar registrou que alguns de nossos atletas chegaram a bater penalties a uma velocidade de 70 km/h! (T.R.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina “Futebol, uma paixão nacional”
13 de novembro de 2010

Com a perspectiva do passeio da semana seguinte, a oficina trabalhou com interpretação de texto sobre futebol. Na parte lúdica, cerca de vinte crianças construíram com EVA e cola quente um porta-lápis, enfeitando-o com distintivos de seus times preferidos. A calmaria surpreendente sugere que precisamos repetir este tipo de artesanato. (M.M.)

Teatro de bonecos “Poemas para brincar”
06 de novembro de 2010

A Cia das Graças, no âmbito do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, presenteou 110 pessoas da comunidade do Grotão nesta manhã de sábado com um espetáculo de bonecos de primeira categoria. Trata-se de uma peça ganhadora de vários prêmios importantes (Mambembe, APCA, etc). Na modesta varanda da Casa da Amizade, seus bonecos criativos brilharam no palco preto. O espetáculo é cativante, o texto do livro homônimo de José Paulo Paes é poético e os recursos visuais incríveis. Que voltem em 2011! (M.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina “Vento”
23 de outubro de 2010

O que é o vento? Como funciona uma biruta? Quais os diferentes tipos de vento? Tomando essas questões como base, as crianças foram encorajadas a explorar seus conhecimentos prévios sobre o tema “vento”, descobrindo por si próprios que o vento é o ar em movimento. Discutimos sobre o aparelho Biruta que mede o sentido de onde está vindo o vento e que é com a ajuda deste aparelho que os aviões decolam nos aeroportos. Tratamos também dos diferentes tipos de vento: brisa, vento fraco, vento forte e furacão – muitos ficaram impressionados com a velocidade do furacão. As crianças confeccionaram seu próprio catavento e tiveram tanto interesse nessa atividade que pediram bis. A oficina foi um sucesso! (A.P.Q.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Seminário: Usando Técnicas de Coaching no Desempenho do Papel do Educador e Voluntário
16 de outubro de 2010

O curso de 3 horas abordou como o papel do educador e voluntário pode contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com as quais interagimos na comunidade, a partir de uma discussão sobre nossos propósitos e valores. A capacitação possibilitou aos nossos educadores e voluntários conhecerem como a aplicação de técnicas de Coaching pode ajudá-los a despertar a essência dessas crianças e adolescentes, colocando-as em ação para alcançarem objetivos futuros. Nossos agradecimentos às consultoras em Recursos Humanos Cynthia Mastropascha e Sueli Leitão, que voluntariamente desenvolveram o tema junto com 10 participantes bastante interessados. Um lanche delicioso preparado pela Delvanice após o evento foi um toque de descontração. Aparentemente os participantes aproveitaram bastante! (A.P.Q.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Campeonato de esportes com ONG Capão Cidadão
09 de outubro de 2010

Neste sábado tivemos a honra de receber em nossa instituição um grupo de cerca de 30 jovens e 3 monitores do projeto “Capão Cidadão”, para a segunda rodada do campeonato iniciado em 31/07/10. Os jogos estavam inicialmente programados para serem realizados na quadra da EMEI Paraisópolis, mas devido ao mau tempo o evento foi transferido para as quadras cobertas da Escola Estadual Maria Zilda e do CEU PARAISÓPOLIS, cuja colaboração gostaríamos de agradecer. Foram 4 jogos e nossos atletas com muita alegria conseguiram a vitória em 3 deles. As meninas futebolistas mais uma vez deram um show de bola. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho realizado, que sem dúvida fortalece a parceria com o grupo do Capão Cidadão. (M.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina “Eleição”
02 de outubro de 2010

A oficina de hoje explorou o tema Eleições. O tema foi vivenciado na prática. As crianças construíram um Título de Eleitor, formaram “partidos políticos”, prepararam programas de governo, defenderam o programa e foram questionados pelos demais eleitores. Ao final foi feita uma eleição simulada acompanhada voto a voto por todos eles. As fotos mostram o sucesso da oficina – além da brincadeira, foi também uma oportunidade de aprendizagem e de prática de cidadania. Interessante foi observar que as crianças demonstraram durante toda a oficina a importância do respeito a “seus adversários políticos”. Só não teve segundo turno….(E.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Aniversariantes do trimestre
29 de setembro de 2010

As crianças que fizeram aniversário em julho, agosto e setembro tiveram a oportunidade de comemorar seus aniversários, com velinhas e um bolo delicicioso preparado por Evelyn. Cantamos para nossas crianças da manhã e da tarde “parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!!!” (A.P.Q.S.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina “Árvores II”
25 de setembro de 2010

Aproveitando a proximidade do dia da árvore (21/set) e o início da primavera (23/set), a proposta da oficina foi das crianças cuidarem das árvores frutíferas plantadas em 11/set/10. Antes, a atividade em sala: um jogo da memória que relacionava figuras às palavras ou pequenos textos que explicavam os cuidados com as plantinhas e a importância da árvore para o nosso planeta. Depois, todos correram para o terreno atrás da Quadra da Amizade e colocaram a mão na massa! Em torno das árvores ali plantadas retiramos o mato ao redor e colocamos terra com adubo e pedrinhas para sua proteção. Assim, esperamos que cresçam fortes e logo nos retribuam com sombra e quem sabe até com frutos apetitosos. (K.M.)

Oficina “Comida Saudável”
18 de setembro de 2010

A oficina deste sábado foi sobre comidas. Apresentamos o conceito de alimentação equilibrada para os grandes, ensinando quais nutrientes e vitaminas tem cada alimento e do que nosso corpo precisa para funcionar. Ficamos surpresos com o que as crianças já sabiam sobre as vitaminas do feijão e as diferentes frutas, inclusive aquelas que só encontramos no nordeste! A salada de fruta montada no final da oficina dos grandes contou com a participação de todos. Montamos uma linha de produção, cada mesa responsável por uma fruta e as crianças demostraram habilidade para prepará-las. (C.O.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)

Oficina “Árvores I”
11 de setembro de 2010

A data de 11 de setembro nos últimos anos só traz à lembrança a tragédia das Torres Gêmeas em NY. Na Casa da Amizade tratou-se de discutir sobre ecologia, o efeito estufa e uma espécie de antídoto ao alcance de nossas mãos: as árvores. O caça-palavras com o nome das arvores frutíferas foi considerado “moleza”. Com a liderança incansável de Wagner, que cavou buracos sob sol inclemente (valeu o bronzeado, colega!), as crianças plantaram 14 mudas de árvores frutiferas na encosta atrás da Quadra da Amizade. (M.M.)

(Foto 1)

Oficina “Dengue”
04 de setembro de 2010

A identificação recente de uma centena de casos de dengue em Paraisópolis trouxe à tona uma situação de risco epidemiologico. Isso levou a Casa da Amizade a promover uma oficina infantil em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de São Paulo. Nosso agradecimento às agentes visitantes, que apresentaram o assunto às crianças e desenvolveram algumas atividades lúdicas, além de uma visita de campo identificando focos próximos à Casa da Amizade. (M.A.F.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

V Mostra Cultural de Paraisópolis
28 de agosto de 2010

Os contos de fadas nos fazem imaginar um mundo de oportunidades e de possibilidades. Não podia ser diferente quando toda uma comunidade está envolvida em busca dos seus sonhos. Na V Mostra Cultural de Paraisópolis dividimos nossos sonhos e vivemos todos os sonhos inimagináveis. Descobrimos que quando queremos e deixamos ser guiados pelos nossos sonhos, tudo é possivel. Não imaginávamos nem nos nossos melhores sonhos que tudo seria tão perfeito como foi – até parece que Clarice Lispector escreveu o texto “O Sonho” para nossas crianças declamarem e a música “Espero a minha Vez”, da banda Nx Zero, foi composta exclusivamente para a apresentação no sábado. E para fechar com chave de ouro, a nossa turminha de percussão, comandada pelo Dinho – Barracão dos Sonhos – fez tão bonito no palco do CÉU Paraisópolis quanto a Beija-Flor na Sapucai… Nosso obrigado ao pessoal da Comissão Organizadora, que trabalhou muito para um evento de grande porte, envolvendo todas as escolas da comunidade e um publico de 9000 pessoas no Céu Paraisópolis (W.D.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Festa de aniversário de 15 anos da Casa da Amizade
21 de agosto de 2010

Um belo lindo dia de sol no Parque Burle Marx, 20 voluntários a postos e muitos sorrisos de 90 crianças e 30 familiares adultos do Paraisópolis. Cenário perfeito para a festa de “debutante” da Casa da Amizade. São 15 anos de garra, luta, amor e carinho com a comunidade do Grotão. O tempo passa tão rápido! Parece que foi ontem que tudo começou. (J.P.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)       
(Foto 7)       
(Foto 8)       
(Foto 9)       
(Foto 10)
(Foto 11)

Mostra Itinerante de Cinema na Quadra da Amizade
21 de agosto de 2010

O Grupo Articulador da Plataforma dos Centros Urbanos promoveu às 18:30h uma sessão de cinema na Quadra da Amizade, com a apresentação do filme “Vida Maria”. A plateia de 60 moradores das redondezas participou curiosa da iniciativa pioneira. O GA é formado em Paraisopolis pela Casa da Amizade, Bovespa, Skate Solidário, Programa Einstein na Comunidade e União de Moradores e tem o apoio da UNICEF, com CIEDS como parceiro técnico.(A.S.)

Oficina “Sonhos III”
14 de agosto de 2010

O que eu faria pra transformar o mundo em um lugar mais feliz? Refletindo sobre esta questão as crianças preparam mensagens que foram penduradas na “Arvore dos Sonhos”. Outros materiais como móbiles foram também preparados para compor a sala da Casa da Amizade na V Mostra Cultural de Paraisópolis. Os maiores prepararam com cartolina um “cubo dos sonhos” em que escreveram um sonho em cada face. Este desafio trouxe alguns sonhos curiosos: “quero acabar com os bandidos e com a policia” ; quero ser dona da Casa da Amizade”; “quero ter uma escola para deficientes” , “não tirar as pessoas das casas”. Sonhos que fizeram os voluntários ficar pensativos… (M.A.F.M.)

Oficina “Volta ao Mundo (UWC)”
07 de agosto de 2010

A diversidade étnica no Brasil, procedente da história de sua colonização, concede ao nosso país uma riquíssima cultura. Aqui africanos, europeus, indígenas e asiáticos deixaram sua marca e fizeram do Brasil um país de “várias cores”. Com o objetivo de ensinar um pouco mais sobre algumas etnias que conhecemos hoje, um grupo de jovens do Movimento UWC Brasil foi à Casa da Amizade no sábado 07/08/10 e desenvolveu atividades lúdicas e pedagógicas com as crianças de 4 aos 12 anos. Todos os grupos participaram de uma breve discussão sobre o tema como aquecimento. Com os pequenos, desenhos das diferentes etnias ressaltaram as semelhanças entre todos e, mais tarde, o foco foi no grupo indígena com a divertida produção de colares e cocares. O grupo médio montou como atividade lúdica um cartaz que juntava fotos de pessoas com as mais diferentes características, recortadas de revistas por eles mesmos. As crianças maiores vestiram a camisa do tema com a atividade final, onde cada mesa representava uma etnia diferente. Os participantes se fantasiaram, apresentaram um teatrinho e até roda de capoeira saiu! Ao final, os jovens da UWC saíram confiantes da missão cumprida: de suscitar nas crianças a compreensão das diferenças e semelhanças entre todos, despertando neles a consciência da diversidade étnica existente no mundo. (alunos UWC)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Passeio à ONG Capão Cidadão
31 de julho de 2010

Nossos alunos de esporte foram convidados a jogar com as crianças do PROJETO CAPÃO CIDADÃO, uma ONG localizada no Jardim Valquíria. Foram disputados 3 jogos, divididos por faixa etária: crianças de 7 a 10 anos, 11 a 15 anos e um time só de meninas, com idade entre 9 e 15 anos. Os jogos tiveram duração de 20 minutos (2 tempos de 10 minutos cada). Foi a primeira vez que o time feminino da Casa da Amizade jogou fora de casa e trouxe a vitória; ficaram merecidamente orgulhosas, confiantes e satisfeitas com o resultado, pois se dedicaram freqüentando as aulas e fazendo os exercícios. O passeio foi muito agradável, as crianças se uniram para torcerem uns pelos outros, com gritos de guerra para motivar os times. Na hora de ir embora as crianças estavam felizes por terem ganho todos os jogos, e os professores de Esportes Antonio e Michelle estavam orgulhosos pois é com muito carinho que fazem esse trabalho. Porém devemos lembrar que o mais importante foi o fato de termos participado do projeto e que vencer os jogos foi resultado da dedicação ao esporte. (M.S.)

Passeio ao Circo Spacial
24 de julho de 2010

Para o clima de férias calhou bem um passeio ao circo. Oito monitores acompanharam 79 rianças até a Zona Leste para o espetáculo. (M.S.)

Oficina “Pontos Cardeais”
17 de julho de 2010

Entender que Paraisópolis fica na Zona Sul foi o primeiro passo nesta oficina. Os monitores explicaram os conceitos de Norte, Sul, Leste e Oeste e compararam com as zonas da cidade de S. Paulo. Trabalho de campo foi feito na Quadra da Amizade: as crianças foram instigadas a pensar onde nasce o sol no Grotão e assim anotar num croquis em qual ponto cardeal fica localizada a casa de um dos participantes mais animados da oficina – Lucas. (M.A.F.M.)

Oficina “Sexualidade”
10 de julho de 2010

Bisando tema muito importante de 2009, realizamos na Casa da Amizade neste sábado uma oficina sobre Doenças Sexualmente Transmissiveis (DST´s). Dessa vez, com a ajuda do Dr.Jozélio Carvalho, do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, um grupo participativo de 25 mães e jovens puderam tirar todas as dúvidas sobre esse tema que é tão polêmico, mas tão pouco falado em suas casas com seus familiares. Ao final da oficina, houve distribuição de preservativos. Agradecemos a todos os envolvidos. (L.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Oficina “Copa dos Bichos”
03 de julho de 2010

O papo sobre Copa do Mundo foi inevitável nestes dias: os paises que participam, as regras sobre penalties, faltas/expulsões, cartão amarelo/vermelho, sistemática de eliminatórias, estrutura das chaves de times, posição do Brasil, numero de juizes e bandeirinhas. Mas o texto trabalhado nesta oficina tratou de uma Copa dos Bichos organizada por uma tal de FOFA (Federação Organizada de Futebol Animal!). Assim a atividade lúdica foi um jogo usando a estrutura de chaves para chegar à identificação do campeão. O enigma foi decifrado com muita competência pela galera. (M.A.F.M.)

Reunião de Pais&Mestres
26 de junho de 2010

Oficina “Festa Junina”
19 de junho de 2010

Oficina “Pré-Junina”
12 de junho de 2010

Oficina “Sonho II”
05 de junho de 2010

Quando crianças, sabemos ao certo o que queremos ser quando crescer: professora, jogador de futebol ou pop star. Embora essas opções pareçam ser definitivas, a cada dia sonhamos com algo diferente, e desejamos ser pessoas melhores. Na oficina do “Sonho” pudemos compartilhar um pouco dos nossos sonhos com nossos amigos e descobrir um pouco dos sonhos deles também. E nada melhor que sonharmos juntos e levar energia positiva para nossa seleção na Copa do Mundo de 2010. Descobrimos que todos nós temos um sonho comum: deixar um mundo melhor para nossos filhos. (W.D.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Evento esportivo do Grupo Articulador Plataforma dos Centros Urbanos UNICEF
22 de maio de 2010

O Grupo Articulador da Plataforma dos Centros Urbanos é formado em Paraisopolis pela Casa da Amizade, Bovespa, Skate Solidário, Programa Einstein na Comunidade e União de Moradores e tem o apoio da UNICEF, com CIEDS como parceiro técnico.O GA promoveu um evento esportivo de rua nesta tarde. Cerca de 190 pessoas participaram de atividades na rua recém-asfaltada (skate, frisbie, capoeira, rugby, desenho e brincadeiras), na Quadra da Amizade (futebol de salão, vôlei, basquete e tênis de mesa) e na sala Amazonia da Casa da Amizade (filme e contação de histórias). Bacana ver a animação do pessoal, que foi brindado com uma bela meteorologia. (A.P.Q.S)

Oficina “Sonho I”
15 de maio de 2010

Quais são os seus sonhos? O que você quer ser quando crescer? O que você quer fazer no futuro? Este assunto está intimamente ligado à Mostra Cultural da qual participaremos em agosto. Para iniciar a conversa sobre esse assunto, as 50 crianças participantes da oficina do dia 15 de maio conheceram a história de Lewis, um brilhante jovem inventor que embarca em uma viagem no tempo para encontrar a mãe que ele nunca havia conhecido. Numa deliciosa reviravolta, acaba descobrindo que seu destino está em suas mãos e que o lema “siga em frente” é a melhor forma de fazer parte da maravilhosa e peculiar “Família do Futuro”. Em um cinema improvisado, com direito a pipoca, suquinho e chocolate, as crianças assistiram atentamente ao filme e até bateram palmas no final. Então, siga em frente! E até a próxima aventura.(T.R.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Passeio ao teatro “Bark, um Latido Musical”
09 de maio de 2010

O que diabos passa pela cabeça de um cachorro, o que ele pensa ou sente sobre um monte de coisas? Comemorando o Dia das Mães, a caravana de hoje envolveu 2 onibus patrocinados pela LG com 80 pessoas para assistir a comédia musical “Bark”, no Teatro Frei Caneca. A produtora Ideias e Ideais generosamente convidou a galera da Casa da Amizade para assistir a recriação brasileira deste sucesso off-Broadway. A peça conta a história de um animado grupo de cachorros que se encontra pelas ruas do bairro e divide suas impressões sobre as atitudes dos seres humanos. Teve de tudo em matéria de estilos musicais e caracterização dos personagens: hip-hop do vira-lata, ópera da poddle, angústias do cachorro que não sabia latir, etc. Nosso sincero au-au de agradecimento ao produtor João e aos personagens caninos que nos presentearam com um espetáculo de encher os olhos. (M.A.F.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina “Cachorro”
08 de maio de 2010

Como aquecimento para a peça “Bark” o tema não poderia ser outro… Cães! Os médios discutiram as diferenças entre humanos e cachorros: pés vs patas, falar vs latir, farejar vs cheirar. A musica “Um Dia de Cão”, do CD Saltimbancos (Chico Buarque), já era conhecida da criançada através de oficina e passeio de 2009, mas é sempre um prazer ouvir e cantar de novo!

Os grandes trabalharam texto sobre cães de resgate e o treinamento que recebem para conseguir localizar e salvar pessoas sob escombros, como aqueles que acontecem no deslizamento de barracos nos morros atingidos por chuvas fortes. Os jovens curtiram desafios de “desembaralhar” as letras de uma palavra e teve até monitor que ficou na dúvida em algumas questões desafiadoras… (M.A.F.M.)

(Foto 1)

Lembrancinha para Mães
07 de maio de 2010

As crianças do reforço escolar da Casa da Amizade curtiram bastante preparar uma lembrancinha para cada mãe: sabonete enfeitado com decalque e recoberto de esmalte incolor. (M.A.F.M.)

Oficina “Trabalho”
01 de maio de 2010

Como já diziam os mais velhos: “O trabalho engrandece o homem”. Partindo dessa ideia, a oficina de 1o de maio teve como tema Profissões. O objetivo foi fazer com que nossos pequenos tenham um contato com as diversas profissões, além de fazer com que eles pensem sobre quais poderão as suas no futuro. Durante a oficina, foram abordadas diversas profissões: médicos, bombeiros, policiais, gari, domésticas, entre outras. Durante uma conversa sobre o que era trabalho para elas, uma de nossas crianças, com raciocínio claro e lógico, nos surpreendeu com a seguinte resposta “Estudar não é trabalho, porque a gente não ganha dinheiro”. Trabalhando com música e argila, as crianças tiveram a oportunidade de fazer esculturas que representassem as profissões que elas gostariam de exercer quando adultas. Vejam o que surgiu… (L.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Passeio das Mães a Santos
21 de abril de 2010

Que Tiradentes que nada! O feriado foi aproveitado para um programa especialmente dedicado às mães: por votação com expressiva maioria, venceu entre as mães a proposta de um passeio à praia para comemorar o Dia das Mães. Algumas das crianças, impedidas de participar, comentaram ciumentas: “puxa, mãe, hoje você está poderosa mesmo, né?”. Dia ensolarado premiou a caravana de 37 mulheres que se dirigiram de Paraisópolis a Santos em um ônibus só de luluzinhas. Gostaram bastante do Aquário, mas optaram por uma visita rápida para que sobrasse bastante tempo para o principal: banho de mar! Nossas mães sabem improvisar: na falta de um banheiro de graça para trocar de roupa,(R$2,00 reais a entrada no banheiro da praia!), elas se trocaram com cangas e toalhas protegendo os modelitos dos biquinis. Tirá-las dali na hora devida foi missão mais difícil do que tinha sido convencer seus filhos a sair no ano anterior… Algumas curtiam aquela imensidão de água salgada pela primeira vez na vida. O lanche no calçadão teve também bolo e sorvete para comemorar as 2 aniversariantes: Maria da Glória e Maria da Conceição, mães de alunos de nosso reforço escolar. Muito obrigada a Delvanice e Maria da Gloria que ajudaram na preparação do lanche, a nossa Professora do Reforço Escolar Ana Paula que ajudou com as compras e a Dona Nelza que sempre nos ajuda preparando seus deliciosos bolos. Valeu, Luana, a trabalheira da organização! (L.A./M.A.F.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
14 de abril de 2010

No inicio de 2010, contratamos uma empresa especializada que recomendou algumas adequações de nossas instalações para atendimento dos requisitos de segurança do Corpo de Bombeiros. Instalados os extintores, faixas e guarda/corpos a Casa da Amizade recebeu em 14/04/2010 o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo No 676977, com validade até 13/04/2013. (M.A.F.M.)

Oficina “Índio”
14 de abril de 2010

“Vamos brincar de índio, mas sem mocinho pra me pegar! Venha pra minha tribo, eu sou o cacique, você é meu par…”! Em comemoração ao Dia do índio, os voluntários da Casa da Amizade prepararam uma atividade sobre os costumes indígenas e propuseram para as crianças a construção de um cocar, arco e flecha. Para dar um tom colorido à oficina, as crianças foram pintadas como verdadeiros indiozinhos! (J.P./D.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina “Mentira”
10 de abril de 2010

Verdade? Mentira! Pequenas notícias de jornal com historinhas malucas foram a base para um exercício de Verdadeiro ou Falso que desafiou as crianças maiores: o Zé do Caixão que testa seu próprio enterro? Uma fábrica de moscas? Mais fácil foi descrever a maior e a pior mentira do repertório de cada criança. Os menos envergonhados tiveram coragem de ler em frente de toda a turma. Já para os menores, a clássica história de Pinóquio nunca sai de moda, sobretudo entre os menores – de verdade… (K.M.)

Oficina “Páscoa”
03 de abril de 2010

A “chata” da chuva inviabilizou a etapa do campeonato na Quadra da Amizade, mas não impediu que 66 crianças se interessassem pela oficina deste sábado. Trabalhando diferenças entre palavras começadas com C (coelho, coalho, corrida, etc), os médios fizeram também um lig-lig que seguia até números bem altos, ufa. Matemática foi o maior desafio da atividade dos grandes, que tiveram que resolver um problema envolvendo embrulhar ovos de Páscoa com uma quantidade otimizada de papel de embrulho. E ao final, ovinhos para adoçar a boca de quem batalha. (M.A.F.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Passeio à piscina Entreatos
20 de março de 2010

Um dia glorioso de sol recompensou as muitas semanas de preparativos da líder Beth e a boa vontade de quase 30 voluntários. Uma caravana de 82 crianças, distribuídas em 2 períodos e acompanhadas de monitores, fez a pé o percurso da Casa da Amizade até o Instituto Entreatos, que neste dia gentilmente cedeu sua belíssima mansão na R. Silveira Sampaio. Sob supervisão de professores de natação da Academia Kainágua e liderados pelo Prof. Ari foi possível brincar na água e boiar tranquilamente com os “espaguettis” quando a canseira chegava. O Prof. Francisco dasafiou as crianças numa sessão de ioga na sala de tatamis e acabou gerando uns malabarismos surpreendentes, até para quem nunca tinha experimentado antes… Os jogos de equipe na área externa foram um belo ponto final antes do lanche delicioso – bisamos um bolo de chocolate para nenhum chocólatra botar defeito! (E.M./M.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina “Trânsito”
13 de março de 2010

A oficina liderada por voluntários da LG abordou um tema preocupante nas grandes cidades – o trânsito – e que já chegou inclusive a Paraisópolis. O assunto veio particularmente à baila porque Leandro – um de nossos voluntários – sofreu um sério acidente ao andar calmamente na calçada e ser atropelado por um motorista bêbado. Por sorte, pudemos contar às crianças que Leandro já estava quase 100% recuperado e mandava muitas lembranças a todos. Pedimos às crianças para relatarem eventuais casos de atropelamento que conheciam – eram muitos. Conversamos sobre as providências para atravessar uma rua com segurança e sobre o fato de crianças funcionarem, em países desenvolvidos, como coordenadoras de travessia de pedestres. Constatamos que várias crianças não estavam familiarizadas com o termo “semáforo” mas sim com “farol” – “tia, minha mãe trabalha no farol entregando jornal!”. Trabalhamos com os sinais de trânsito e os comportamentos adequados e inadequados dos diferentes grupos: pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. (T.C.P./M.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina “Números”
06 de março de 2010

Se o assunto é diversão, nem é preciso insistir no convite: todo mundo está preparado para a brincadeira, ainda mais se for possivel aprender algo junto. Assim foi nossa última oficina com um super bate-papo sobre os números. Para que eles servem? De onde vem? Quem inventou? A simultaneidade com o bazar ajudou a exemplificar como os números são importantes. E para fechar com a prova dos noves, um divertidissímo jogo de bingo da tabuada de multitplicação com bexigas coloridas, valendo moletons da hora! (W.D.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina “Esporte”
20 de fevereiro de 2010

Tipos de esportes foram a tônica da oficina organizada pelos voluntários Amdocs. Os pequenos trabalharam com figuras esportivas e depois foram para a quadra exercitar coordenação motora em “chute a gol” – belos malabarismos!. Os médios se aqueceram com uma competição de quebra-cabeças de sílabas envolvendo os nomes dos esportes. A oficina dos grandes baseou-se na interpretação de um texto sobre as regras do jogo de queimada. Ambos os grupos foram na sequência exercitar queimada na prática na Quadra da Amizade, num jogo bem disputado que estreou o material esportivo doado pelos voluntários Amdocs. (M.L.J.D./M.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)

Oficina “Carnaval”
13 de fevereiro de 2010

Depois da parte pedagógica com temas relacionados a carnaval, as salas de aula se converteram por alguns instantes em galpão de escola de samba, com 90 crianças entretidas em confeccionar máscaras e costurar capas de carnaval. Os resultados foram “desfilados” na Quadra da Amizade ao som de um sambinha. E já que acabando a folia vem a volta às aulas, neste dia as crianças do reforço com assiduidade adequada ganharam dos voluntários Amdocs mochilas novas – “chique no úrtimo!” – recheadas de material escolar. A continuidade desta ação Amdocs desde 2003 é uma realização que consolida um vinculo importante para a Casa da Amizade (M.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)       
(Foto 7)

Oficina “Caderno Reciclado”
06 de fevereiro de 2010

Como podemos diminuir o lixo no mundo? Tentando responder a esta pergunta, os voluntários deste sábado trabalharam na oficina o conceito dos três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Procuramos fazer com as crianças uma reflexão sobre como lidamos com o nosso poder de consumo. Construímos um caderno criativo, com folhas sulfite reutilizadas. Praticamos leitura em voz alta e acabamos conversando até sobre uma palavra em latim que apareceu no texto: etc! Esta palavra funcionou como um lembrete sobre nossa capacidade de acumular coisas, e coisas, e coisas, ETC! (J.P./D.A.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Oficina “Relógio”
23 de janeiro de 2010

Alguém aí sabe que horas são? Por acaso você já se perguntou como nossos tatatataravós sabiam que horas eram? Antes da invenção do relógio, a sombra indicava que horas eram. Essa foi uma das curiosidades descoberta pelas crianças e por muitos voluntários nesta oficina. Comentamos também sobre a ampulheta como forma de medir o tempo e finalmente a eterna polemica: a invenção do relógio de pulso deve ser atribuída ao fabricante Patek Philippe ou ao brasileiro Santos Dumont? Para arrematar a oficina, criamos um relógio de sol, que aliás foi muito divertido. (W.D.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Reunião anual de planejamento (2010)
16 de janeiro de 2010

Reconhecendo que planejamento é um processo fundamental para uma ação eficaz em qualquer projeto, inclusive naqueles que envolvem voluntariado, 15 voluntários dedicaram quatro horas de imersão avaliando as ações de 2009: o que fizemos e não fizemos em comparação ao planejado, a destinação dos recursos e os resultados obtidos. A técnica de FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) mais uma vez serviu como pano de fundo para provocar as reflexões/discussões. Neste contexto discutimos os planos para 2010 e a atribuição de responsabilidades. Sobrou assim muita lição de casa para 2010! (M.M.)

Oficina “Ano Novo”
16 de janeiro de 2010

Saúde, paz, amor, alegria… Quais foram os pedidos que você fez para 2010? Que cor de roupa você usou na virada? E qual é a tradição do reveillon que você mais gosta? Em clima de ano novo, 19 voluntários conduziram a oficina em que 37 crianças foram convidadas a pensar sobre sonhos e desejos para 2010 e conheceram tradições de outros países. A maioria das crianças ouviu pela primeira vez sobre a famosa contagem regressiva que acontece em Nova Iorque, com uma grande maçã que desce no meio da multidão e explode meia noite em ponto, provocando uma chuva de balas, chocolates e doces para todos os lados. O ponto alto da manhã deste sábado foi a confecção do cartão de ano novo, que as crianças deveriam entregar para alguém especial, com os votos para 2010. (T.R.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)
(Foto 6)

Oficina “Chaves”
09 de janeiro de 2010

Para que serve uma chave? Como funciona uma chave? O que é uma fechadura? Tomando essas questões como base, as crianças foram encorajadas a explorar o ranhurado que constitui o segredo de uma chave. Discutimos os diversos significados da palavra. O mais óbvio, chave como instrumento para abrir portas e cadeados. Lembramos das chaves como ferramentas: chave de fenda, chave de boca, chave inglesa, chave Philips, chave de rodas, etc, que foram circuladas entre as crianças. Tratamos também de um assunto da moda: a chave do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo! Para os pequenos a diversão foi com desenhos do popular seriado Chaves. As equipes das crianças maiores participaram de um jogo, respondendo perguntas sobre significado de expressões idiomáticas que contem a palavra chave: fechar o ano com chave de ouro, segredo guardado a 7 chaves, eu tenho a chave do seu coração. Quando surgiu a pergunta sobre os 2 diferentes conceitos de chaveiro, alguns monitores confessaram que tiveram que consultar a Wikipedia para se lembrar que chaveiro é um objeto para juntar as chaves, mas também é o profissional que faz chaves! (A.P.Q.S./M.M.)

(Foto 1)       
(Foto 2)       
(Foto 3)       
(Foto 4)       
(Foto 5)

Deixe um comentário